RECEPÇÃO, CRÍTICA E APROPRIAÇÃO DA METAFÍSICA NA CIÊNCIA DA LÓGICA DE HEGEL
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2014.v1n2.p219-234Resumen
É quase um lugar comum na Hegel-Forschung a pressuposição de que a Ciência da Lógica, doravante apenas CL, ocupa na economia do hegelianismo o lugar que na tradição filosófica fora destinado a Metafísica. A Ciência da Lógica seria assim o coração e núcleo de força de todo o sistema, e esta a ela em alguma medida sempre lhe faria referência. Todavia, tal pressuposição ensejou nos destinos da recepção, apropriação e compreensão da Ciência da Lógica e da sua relação com a metafísica a possibilidade de duas vias de leituras: (i) uma primeira via de leitura, permitiria a conclusão acerca do fim da metafísica e a abertura para os contextos pós-metafísicos e uma segunda (ii) que promove, numa inversio, uma leitura metafísica da CL, negando a ruptura da CL com a tradição metafísica e apontando suas linhas de continuidades, especificamente na ideia hegeliana de que a CL apresenta a autoexplicitação da substância enquanto sujeito. A tese que se defenderá no presente texto é de que Hegel elaborou uma inédita transformação do conceito de metafísica, assumindo seus pressupostos tal como desenvolvidos na tradição filosófica de ser a metafísica uma doutrina dos primeiros princípios, uma teoria do Ser, uma teodicéia e mesmo, como para Kant, uma teoria do conhecimento. Hegel apresenta a Ciência da Lógica como a resposta hegeliana a este nova exigência acerca do discurso metafísico. Espera-se, ao termo, contribuir para um melhor esclarecimento deste que é um dos temas centrais do hegelianismo, a relação entre lógica e metafísica e a recepção e crítica da metafísica tradicional em Hegel.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato para cualquier propósito, incluso comercialmente.
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
- La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada , brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios . Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.
Avisos:
No tiene que cumplir con la licencia para elementos del materiale en el dominio público o cuando su uso esté permitido por una excepción o limitación aplicable.
No se dan garantías. La licencia podría no darle todos los permisos que necesita para el uso que tenga previsto. Por ejemplo, otros derechos como publicidad, privacidad, o derechos morales pueden limitar la forma en que utilice el material.













