Filosofia cristã? O retorno de uma velha polêmica

Authors

  • Ivanaldo Oliveira Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2019.v19n2.p25-55

Keywords:

Filosofia. Cristianismo. Sociedade. Contemporâneo.

Abstract

O objetivo do presente estudo é refletir sobre o estado atual da filosofia cristã. Trata-se de uma velha polêmica, que remonta a Idade Média, e que volta a ser reinterpretada na sociedade contemporânea. Para atingir o objetivo o estudo foi dividido em três partes: 1. Conceito de filosofia cristã; 2. Síntese histórica do problema da existência da filosofia cristã; 3. A filosofia cristã na sociedade contemporânea. Por fim, a título de conclusão, afirma-se que, de forma mais ampla, discute-se a crise do secularismo e, com isso, o surgimento de um pós-secularismo, e, de forma mais específica, no campo filosófico existem intensos debates sobre um possível giro ético-ôntico-linguístico na filosofia contemporânea e, por conseguinte, o retorno, com novas bases metodológicas, dos problemas clássicos da filosofia.  A filosofia cristã pode e deve contribuir com todo esse intenso movimento de ideias. Uma contribuição que vai desde a retomada dos problemas clássicos até culminar na reflexão sobre os dilemas éticos do homem contemporâneo.    

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Ivanaldo Oliveira Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
    Filósofo, pós-doutorado em estudos da linguagem pela USP, pós-doutorado em linguística pela PUC-SP, doutor em estudos da linguagem pela UFRN, professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

References

AGUIAR, Odílio Alves. Philosophia ancilla theologiae? (a propósito da encíclica Fides et Ratio do papa João Paulo II). In: Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 29, n.1/2, 1998, p.133-144.

ALONSO, Gabriel. Para una (posible) filosofia Cristiana. In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 26, julio-septiembre, 2004, p. 57-67.

ARAUJO, Luiz Bernardo Leite. Razão pública e pós-secularismo: apontamentos para o debate. In: Ethic@, UFSC, v. 8, p. 155-173, 2009.

ARTIGAS, Mariano. El diálogo ciencia-fe en la Encíclica «Fides et ratio». In: Anuario Filosófico, 32, 1999, p. 611-639.

BERGER, Peter [et al]. The desecularization of the world. Resurgent religion and world politics. Grand Rapids: Eerdmans, 1999.

BÍBLIA. Versão Jerusalém. 2 ed. São Paulo: Paulinas, 1985.

BOEHNER, Philotheus; GILSON, Etienne. História da filosofia cristã. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

BORGHESI, Massimo. Cristianismo y filosofia: entre modernidad y posmodernidad. In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 20, julio-septiembre 1999, p. 311-324.

CAVALCANTE, Raïssa. O retorno do sagrado. São Paulo: Cultrix, 2000.

CHAGAS, Francisco Aluziê Barbosa. A relação entre fé e razão em João Paulo II: uma análise a partir da encíclica Fides et Ratio. In: Pensar, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, 2013, p. 59-73.

CHENU, Bruno; NEUSCH, Marcel (Coord). Deus no século XXI. Lisboa: Instituto Piaget, 2004.

DE BONI, Luis Alberto. As Condenações de 1277: os limites do diálogo entre a Filosofia e a Teologia. In: DE BONI, Luis Alberto (Org.) Lógica e Linguagem na Idade Média. Porto Alegre: Edipucrs, 1995, p. 127-144.

DIAS, Carlos. En un (pos)milenio cristiano. In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 21, enero-marzo, 1999, p. 5-12.

FERREIRA, José Manuel dos Santos. O diálogo entre ciência, razão e fé no pensamento de João Paulo II. In: Interacções, n. 3, p. 102-121, 2006.

GÁRCIA LÓPES, Jesus. Elementos de filosofia y cristianismo. Pamplona: Eunsa Ediciones, 1992.

GIL FILHO, Sylvio Fausto. Fides et Ratio: notas para uma crítica ao discurso religioso. In: VIII Encontro Regional de História - Paraná: História e Historiografia, Curitiba, 2002.

GILBERT, Paul. Introdução à teologia medieval. São Paulo: Loyola, 1999.

GILSON, Etienne. A filosofia da Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ITURRIOZ, Luis Ángel. Autonomía de la razón. In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 26, julio-septiembre, 2004, p. 98-112.

JOÃO PAULO II, Papa. Fides et Ratio. Carta Encíclica sobre as relações entre a fé e razão. Porto Alegre: Edipucrs, 1999.

KEPEL, Gilles. A revanche de Deus. São Paulo: Siciliano, 1991.

LABORDA, Alfonso Pérez. ¿Habrá Dios en el siglo XXI? In: LÓPEZ, Santiago Pérez; CARO, José Manuel Sánchez (Coord.). Ser cristiano en el siglo XXI: reflexiones sobre el cristianismo que viene. 2001, p. 103-112.

LABORDA, Alfonso Pérez. Hablar de dios un filósofo? Sí, claro. In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 21, enero-marzo, 1999, p. 40-59.

LABORDA, Alfonso Pérez. Una filosofia cristiana. In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 26, julio-septiembre, 2004, p. 123-132.

LIMA VAZ, Henrique Claudio. Metafísica e fé cristã: uma leitura da Fides et Ratio. In: Síntese, Revista de Filosofia, Belo Horizonte, n. 86, 1999, p. 293-305.

MARTELLI, Stefano. A religião na sociedade pós-moderna: entre secularização e dessecularização. São Paulo: Paulinas, 1995.

MOROS, Enrique R. La Filosofía Analítica y la Encíclica Fides et Ratio. In: Anuario Filosófico, 32, 1999, p. 697-724.

NÉDONCELLE, Maurice. Existe uma filosofia cristã? São Paulo: Flamboyant, 1958.

PALACIOS, Juan Miguel. Puede la filosofia ser Cristiana? In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 20, julio-septiembre, 1999, p. 286-298.

PENZO, Giorgio; GIBELLINI, Rosino (Orgs.). Deus na filosofia do século XX. São Paulo: Loyola, 1998.

PERINE, Marcelo. Reflexões a partir da encíclica Fides et Ratio. In: Síntese, Revista de Filosofia, Belo Horizonte, n. 85, 1999, p. 149-164.

PIERUCCI, Antonio. Reencantamento e dessecularização: a propósito do autoengano em sociologia da religião. In: Novos Estudos, 49, p. 99-117, 1997.

ROJAS, Eugenio Yáñez. El filósofo cristiano a la luz del pensamento de Maritain. In: Notes et Documents, Roma, Nouvelle Série, n. 35/38, septembre 2016 – décembre 2017, p. 9-14.

ROSITO, Vincenzo. Pós-secularismo, as novas formas do sagrado. In: Revista do Instituto Humanas Unisinos, On-Line, Edição 524, junho, 2016.

SALES, Antonio Patativa. A filosofia/teologia moral de Santo Agostinho: dos antecedentes gregos à apropriação e interiorização do elemento cristão e sua recepção no Brasil colonial (1500-1808). Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Teologia. Instituto Ecumênico de Pós-Graduação. Escola Superior de Teologia. São Leopoldo, 2010.

SALES, Antonio Patativa. De como se chegou ao conceito de Philosophia Christiana. In: Theophilos, Revista de Filosofia e Teologia, Canoas, v. 6/7, n. 1, 2007, p. 49-63.

SANJUÁN, Victor M. Tirado. La fenomenología: uma posible filosofia cristiana? In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 26, julio-septiembre, 2004, p. 43-56.

SILVA, Gilvan Ventura. Cristianismo e helenismo na Antiguidade Tardia: uma abordagem à luz dos mosaicos de Antioquia. In: Diálogos Mediterrâneos, n. 5, novembro, 2013, p. 64-80.

Published

2019-09-26

How to Cite

SANTOS, Ivanaldo Oliveira. Filosofia cristã? O retorno de uma velha polêmica. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 19, n. 2, p. 25–55, 2019. DOI: 10.25247/P1982-999X.2019.v19n2.p25-55. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1261.. Acesso em: 17 jul. 2024.

Similar Articles

1-10 of 271

You may also start an advanced similarity search for this article.