Bioética e o Compromisso com o Ambiente Natural
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2016.v1n3.p04-15Resumo
Questões ecológicas e éticas são recorrentes nos debates dos últimos tempos. Ambas refletem a crise civilizacional que enfrentamos nos dias de hoje. O aumento da consciência e preocupação às questões ambientais resultou em discussões políticas internacionais e acordos globais. No atual modelo econômico a natureza recebe o “título” de recurso natural, servindo apenas para alimentar o sistema e satisfazer a demanda, desconsiderando a sua resiliência, sua habilidade de regeneração e sua capacidade produtora de substância de valor econômico. O capitalismo se faz predominante, e com o advento da globalização a moeda, o capital, foi imbuído de ainda mais força no controle sobre a ordem social, regendo a vida das pessoas, aumentando a desigualdade social, originando, posteriormente, as lutas de classes, que persistem nos dias atuais. Ele peca ao desconsiderar os processos ambientais dentro do processo econômico e a globalização atenua o pensamento capitalista da concentração das riquezas e o desconhecimento da outridade. Nossa espécie evoluiu e se libertou das amarras impostas pelas condições ambientais, e involuiu ao passo que desenvolveu um pensamento de posse sobre a natureza e se excluindo dos processos naturais. Torna-se de grande valia, portanto, uma reflexão quanto à bioética e o meio ambiente, a forma como “pensamos a natureza”, a consciência da outridade, e o resultado do pensamento contemporâneo sobre estes fatores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.