Se as Paredes Falassem: Política, Som, Alteridade

Autores

  • Alberto Simonetti Universidade de Perugia

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2023.v23n1.p09-26

Palavras-chave:

Barreiras, Musicologia, Filosofia político-crítica, Discriminação, Identidade, Contemporaneidade

Resumo

Este artigo relaciona o tema filosófico do muro e barreiras com a musicalidade. Em várias épocas, a música teve um significado político progressista, enquanto o mundo contemporâneo expressa sua natureza regressiva em formas musicais comerciais e marketing sonoro. As formas fechadas e obsessivas do universo tecnológico parecem ser universos de liberdade expressiva enquanto, pelo contrário, a linguagem das formas harmónicas empobreceu-se e caracteriza-se muitas vezes por ritmos repetitivos com fortes repercussões identitárias. Por esta razão, o presente ensaio analisa o tema do muro referindo-se à música como forma expressiva e artística nascida para a comunidade e em si aberta. Muitas vezes hoje, porém, a música é usada para estratégias de marketing ou como veículo para supremacia racial, discriminação, xenofobia. Partindo da análise de expressões idiomáticas comuns como “se as paredes falassem” ou “as paredes também tivessem ouvidos”, este artigo centra-se na diferença entre a música utilizada como democracia/espaço aberto e como instrumento de regressão identitária forte e fechada.

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Biografia do Autor

  • Alberto Simonetti, Universidade de Perugia

    PhD Philosophy and Human Sciences. Postdoc Fellowship in Philosophy and Anthropology. He studied in Perugia, Florence and Urbino. Among his publications: Follia e politica, deComporre, 2014; L’insavio, Morlacchi 2016; La filosofia di Proust, Mimesis 2018; Il penultimo del pensiero, Mimesis 2019, La talea della terra, Morlacchi 2022. He is the author of numerous articles, as well as contributions in collective volumes on various topics published in numerous philosophical and human science journals

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Publicado

2023-02-10

Como Citar

SIMONETTI, Alberto. Se as Paredes Falassem: Política, Som, Alteridade. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 23, n. 1, p. 09–26, 2023. DOI: 10.25247/P1982-999X.2023.v23n1.p09-26. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2257.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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