A fundamentação da tolerância nos séculos XVII e XVIII: Locke, Bayle e Romilly [The foundation concerning the tolerance in the XVIIth and XVIIIth centuries: Locke, Bayle and Romilly]
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2012.v1n2.p37-66Resumo
Este trabalho propõe mostrar a variedade dos argumentos que a filosofia dos séculos XVII e XVIII implantou, em torno da fundamentação de tolerância religiosa. Tomando como exemplos a Epistola de Tolerantia, de John Locke, o Commentaire philosophique de Pierre Bayle e o artigo Tolérance de Jean-Edme Romilly (incluído no volume XVI da Enciclopédia de Diderot e D’Alembert), que examina as principais tradições visíveis neles e identifica alguns dos problemas enfrentados pelos três autores – problemas resultantes da mesma variedade de fontes que os alimentam. Finalmente, observa- se que as armadilhas filosóficas não prejudicaram o êxito do empreendimento político que esses autores defenderam e que esses fatos sugerem a necessidade de se terem em conta elementos retóricos não sempre considerados pela história da filosofia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.