A dor e o sofrimento em Hegel: os não-verbetes da Enciclopédia [Pain and suffering according to Hegel: the encyclopedia non-notes]
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2012.v1n1.p199-233Resumo
O presente artigo procura apresentar a compreensão da dor e do sofrimento segundo a perspectiva fi losófi ca de G.W.F. Hegel. Para tanto foram tomados os volumes correspondentes ao seu texto ‘Enciclopédia das Ciências Filosóficas’ nos quais o autor em questão também traça considerações a respeito da dor e do sofrimento. Foram identificadas as referências de Hegel no texto original em alemão às quais correspondem as indicações no texto utilizado da tradução portuguesa. A análise apresentada seguiu a ordem dos parágrafos conforme a menção feita a um e outro termo. Evidencia-se em Hegel que a dor e o sofrimento têm seu signifi cado na determinação historicamente posta pelo homem racional na medida em que este, pela sua racionalidade, constrói-se pelas relações estabelecidas. Dor e sofrimento não têm sentido em si mesmos, mas somente através das relações que eles criam e que também os cria. Desse modo, nem a dor nem o sofrimento possuem todo o significado possível na manifestação empírica nem na interpretação teórica. É na totalidade da racionalidade que reúne tanto a empiria quanto a teoria que o sentido de vida na dor e no sofrimento podem ser contemplados no humano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.