EDUCAÇÃO E DOMESTICAÇÃO: UMA LEITURA SLOTERDIJKIANA DE NIETZSCHE
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2017.v1n2.p118-126Resumo
Pretendemos analisar a pertinência da interpretação de Peter Sloterdijk acerca de uma passagem de Assim falou Zaratustra (parte III – da virtude que apequena), na qual seria enunciada a tese do humano como criador de seres humanos mediante processos de domesticação, tornando visíveis remotas dinâmicas domesticadoras nos bastidores do engendramento civilizacional. Discutimos, introdutoriamente, até que ponto as reflexões de Nietzsche ofertam um suporte à noção sloterdijkiana de antropotécnica, dentro do quadro crítico que toma como alvo o humanismo na condição de pressuposto fundante, e a educação escolar como principal instituição viabilizadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.