EDUCAÇÃO E DOMESTICAÇÃO: UMA LEITURA SLOTERDIJKIANA DE NIETZSCHE

Autores

  • José Antônio Feitosa Apolinário

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2017.v1n2.p118-126

Resumo

Pretendemos analisar a pertinência da interpretação de Peter Sloterdijk acerca de uma passagem de Assim falou Zaratustra (parte III – da virtude que apequena), na qual seria enunciada a tese do humano como criador de seres humanos mediante processos de domesticação, tornando visíveis remotas dinâmicas domesticadoras nos bastidores do engendramento civilizacional. Discutimos, introdutoriamente, até que ponto as reflexões de Nietzsche ofertam um suporte à noção sloterdijkiana de antropotécnica, dentro do quadro crítico que toma como alvo o humanismo na condição de pressuposto fundante, e a educação escolar como principal instituição viabilizadora. 

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Publicado

2017-12-15

Como Citar

APOLINÁRIO, José Antônio Feitosa. EDUCAÇÃO E DOMESTICAÇÃO: UMA LEITURA SLOTERDIJKIANA DE NIETZSCHE. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 17, n. 2, p. 118–126, 2017. DOI: 10.25247/P1982-999X.2017.v1n2.p118-126. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1093.. Acesso em: 23 dez. 2024.