A FILOSOFIA DE NIETZSCHE NO MOVIMENTO GERMANISTA DO RECIFE E DO RIO DE JANEIRO NO FINAL DO SÉC. XIX E INÍCIO DO XX
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2017.v1n2.p13-30Resumo
O pensamento crítico brasileiro ainda desconhece a repercussão que alcançou a filosofia de Nietzsche na produção escrita de autores do movimento germanista, formado por intelectuais atuantes no Recife e no Rio de Janeiro do final do século XIX e início do XX. Nesse sentido, no que concerne a recepção inicial da filosofia de Nietzsche no Brasil, contamos examinar a sua presença na produção escrita de pelo menos três autores do movimento germanista, quais sejam, Tobias Barreto, Sílvio Romero, Farias Brito e, indiretamente, João Ribeiro. Para tanto, iremos analisar a maneira pela qual eles tomaram contato com a filosofia de Nietzsche, procurando identificar suas fontes sobre ele, bem como as interpretações que deixaram a seu respeito em suas produções escritas, como livros, artigos ou ensaios.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-12-15
Edição
Seção
Artigos
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.
Como Citar
DIAS, Geraldo. A FILOSOFIA DE NIETZSCHE NO MOVIMENTO GERMANISTA DO RECIFE E DO RIO DE JANEIRO NO FINAL DO SÉC. XIX E INÍCIO DO XX. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 17, n. 2, p. 13–30, 2017. DOI: 10.25247/P1982-999X.2017.v1n2.p13-30. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1088.. Acesso em: 23 dez. 2024.