IRANDÉ ANTUNES E O ENSINO DE PORTUGUÊS: CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES
Palavras-chave:
Concepção de língua, Ensino de Português, Irandé AntunesResumo
O presente trabalho aborda o ensino de Português baseado na ampliação e desenvolvimento das competências comunicativo-interacionais dos alunos, a partir das obras da educadora brasileira Irandé Antunes. Os livros abordados, como Língua, texto e ensino e Aula de Português: encontro e interação, sustentam uma abordagem educacional que prioriza o desenvolvimento global dos estudantes. Objetiva-se, com isso, discutir e levantar reflexões sobre as contribuições de Antunes para o ensino de Língua Portuguesa. Como metodologia, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, amparada pelos estudos das obras de Antunes (2003, 2009, 2014), além de publicações de outros teóricos, como Marcuschi (2008) que contribuem para o entendimento dos estudos de Antunes. Assim sendo, estas reflexões visam, portanto, auxiliar o professor de português a refletir e adquirir um novo olhar para a língua e, consequentemente, o seu ensino.
Referências
ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ANTUNES, Irandé. Gramática Contextualizada: limpando o “pó das ideias simples”. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
MARCUSCHI, L.A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Cortez, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DANIELLE BARBOSA DA SILVA (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.