ENTRE A SÚPLICA E O DECRETO
PERSPECTIVAS PENTECOSTAIS E NEOPENTECOSTAIS SOBRE A ORAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2025.v16n39.p525-543Schlagwörter:
Oração, Teologia, Fenomenologia, Confissão Positiva, Pentecostalismo, Neopentecostalismo, Soberania Divina, Fé Carismática.Abstract
Este artigo examina a oração como fenômeno teológico, fenomenológico e linguístico na tradição cristã, articulando três eixos interpretativos: a teologia bíblica da oração de Brandt e Bicket, os ensinamentos de Jesus nos Evangelhos e a doutrina da confissão positiva de Kenneth E. Hagin. O estudo reconhece a rica pluralidade do pentecostalismo e neopentecostalismo, sublinhando que a compreensão da oração e da “confissão” transcende a sistematização de Hagin, com abordagens que enfatizam a soberania divina (Gordon Fee) ou a adoração experiencial (Hillsong). A análise inicial desdobra a oração como prática universal e estrutura simbólica, com seus elementos constitutivos. Contudo, pondera que a “perda de sentido” da adoração em alguns círculos neopentecostais é contrabalanceada por vertentes que mantêm a adoração como uma experiência intensa e transformadora. Em seguida, o artigo discute as orientações de Jesus sobre a oração como relação filial. Ao confrontar o modelo devocional clássico com as instruções de Hagin sobre a “linguagem de poder” e a infalibilidade dos “sete passos”, o texto introduz contrapontos. Outras vertentes pentecostais (Cecil M. Robeck Jr.) enfatizam a dependência da soberania divina, enquanto a fé é vista (Walter Hollenweger) como não anuladora do sofrimento. A rigidez da “recusa à dúvida” de Hagin é nuançada pela ideia de que a incerteza pode aprofundar a fé (Amos Yong). A investigação conclui que, apesar da busca comum pelo Mistério, a alegada “convergência” entre as perspectivas é complexa e revela tensões teológicas e fenomenológicas significativas sobre soberania divina, agência humana, sofrimento e a natureza da “resposta” à oração, enriquecendo o entendimento da fé carismática contemporânea.
Downloads
Literaturhinweise
AGOSTINHO, Santo. Confissões. Trad. Maria Luiza Jardim Amarante. Petrópolis: Vozes, 1999. Livro X, cap. 27.
AQUINO, Tomás de. Suma Teológica. Parte III, Suplemento, Questão 1, Artigo 1. Trad. Luiz João Baraúna. São Paulo: Loyola, 2001.
BÍBLIA. Bíblia de Jerusalém. Antigo e Novo Testamento. Tradução de vários autores. École Biblique de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2016.
BRANDT, Robert. L.; BICKET, Zenas. J. Teologia Bíblica da Oração: o espirito nos ajuda a orar. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
BROWN, Francis; DRIVER, S. R.; BRIGGS, Charles A. The Brown-Driver-Briggs Hebrew and English Lexicon. Peabody: Hendrickson, 1997.
CROATTO, José Severino. As linguagens da experiência religiosa: uma introdução à fenomenologia da religião. São Paulo: Paulinas, 2010.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
ELIAS, Norbert. A linguagem religiosa: ensaio sobre o discurso sagrado. Lisboa: Edições 70, 2005.
HAGIN. Kenneth Erwin. A oração que prevalece para a paz: 26 lições sobre fé. Traduzido por Gordon Chown. Rio de Janeiro: Graça Editorial, 2005.
HEILER, Friedrich. Prayer: A Study in the History and Psychology of Religion. Oxford: Oxford University Press, 1932.
KRISTENSEN, William B. The meaning of religion: lectures in the phenomenology of religion. The Hague: Martinus Nijhoff, 1960.
MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
MCGRATH, Alíster. Heresia: uma história em defesa da fé. Trad. José Carlos Siqueira. São Paulo: Hagnos, 2014.
MOLTMANN, Jürgen. O Espírito da vida: uma pneumatologia cristã. São Leopoldo: Sinodal; São Paulo: Paulinas, 2002.
PIERATT, Allan B. O evangelho da prosperidade: análise e resposta. Trad. Robinson Malkomes. São Paulo: Vida Nova, 1993.
TILLICH, Paul. Systematic Theology. Chicago: University of Chicago Press, 1952.
TILLICH, Paul. Teologia sistemática. Três volumes em um. Traduzido por Gétulio Bertelli. São Leopoldo: Sinodal. São Paulo: Paulinas, 2005.
SILVA, Luiz Felipe. Etimologia e espiritualidade: o sentido das palavras na experiência religiosa. São Paulo: Paulus, 2012.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2025 Edjaelson Pedro da Silva, Mary Katherine Araujo de Souza

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).
















