DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO A IEMANJÁ: SINCRETISMO, DEVOÇÃO EAMOR FRATERNAL NO SEIORELIGIOSO PERNAMBUCANO
Palavras-chave:
Devoção, Sincretismo religioso, Proteção, PreconceitoResumo
Nossa Senhora da Conceição, mãe de Deus e dos homens, está inserida cultural e religiosamente não apenas em Pernambuco, mas em todo o Brasil desde a chegada dos colonizadores. Através do sincretismo religioso surge também a devoção à Iemanjá, mãe dos orixás, dos peixes e dos homens, referenciada como a grande mãe
africana no país. Atrelado a isso, este trabalho visa analisar tradições católicas e afro-brasileiras, como a Nossa Senhora da Conceição e Iemanjá, e suas relações fraternais com a população pernambucana. Compreendendo o sincretismo como um processo que envolve a junção de diferentes tradições, crenças e práticas, o presente
trabalho busca compreender a vinculação das figuras mencionadas e seus devotos, especificamente no mês de dezembro, quando ocorrem a popular Festa do Morro e os festejos para Iemanjá, resultados desse sincretismo. Para isso, utilizaremos como base metodológica artigos, dissertações e experiências relatadas em revistas e jornais que mencionam a relação do devoto com a figura enaltecida, seja a Imaculada ou a Soberana das águas. Considerando, por fim, que Conceição e Iemanjá possuem uma ligação com a sociedade que vão além das celebrações populares conjuntas, tendo em vista o sentimento de fraternidade que abraça o fiel, protegendo-o das
adversidades encontradas cotidianamente.
Downloads
Referências
BRITO, João Gabriel da Silva. Folkcomunicação e a festa do morro no Jornal do Commercio: o Morro da Conceição e sua pluralidade na cultura pernambucana para o desenvolvimento local. Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2016.
GOMES, Juliana. Milhares de fiéis sobem o Morro da Conceição para homenagear a padroeira afetiva do Recife. Disponível em: https://www.folhape.com.br/noticias/milhares-de-fieis-sobem-o-morro-da-conceicao-para-homenagear-a/249721/. Acesso em: 14 out. 2023.
MENDONÇA, J. H. A festa de Nossa Senhora da Conceição no morro de Casa Amarela. Ciência & Trópico, [S. l.], v. 14, n. 2, Recife, 2011.
PEDROSO, Ana Caroline de Oliveira. Igreja Católica e as práticas da religiosidade popular: territorialidades religiosas na Festa de Nossa Senhora da Conceição, Recife/PE. Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
PERILLO SEIXAS, L. M. MARIA E IEMANJÁ: DUAS FACES – UM ARQUÉTIPO. Último Andar, [S. l.], n. 31, p. 112–125, São Paulo, 2018.
PRANDI, Reginaldo. Religião e Sincretismo em Jorge Amado. In: SCHWARCZ, Lilia Mortitz; GOLDSTEIN, Ilana Seltzer (orgs.). O Universo de Jorge Amado. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. Páginas 46-61.
ROMÃO, T. L. C. SINCRETISMO RELIGIOSO COMO ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA TRANSNACIONAL E TRANSLACIONAL: DIVINDADES AFRICANAS E SANTOS CATÓLICOS EM TRADUÇÃO. Trabalhos em Linguística Aplicada, [S. l.], 2018. Páginas 353–381.
SOBREIRA, Vinicius. De Nossa Senhora da Conceição a Iemanjá, Pernambuco tem dia dedicado à fé. Disponível em: https://www.brasildefatope.com.br/2018/12/07/de-nossa-senhora-da-conceicao-a-iemanja-pernambuco-tem-dia-dedicado-a-fe. Acesso em: 23 out. 2023.
VALENTE, Waldemar. Sincretismo religioso afro-brasileiro. São Paulo: Companhia Editora Nacional, Brasiliana, 1955.
VIDAL, Victor Matheus do Carmo. Victor Matheus do Carmo Vidal: depoimento [out. 2023]. Entrevistador: Luan Keyvson Tomaz do Nascimento. Recife: 2023. 2 arquivos .mp4 (3 min). A entrevista ocorreu através do app de mensagens WhatsApp. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1QiIlc-UH7ozThsfM0W5tk11QuMLhBKCK?usp=drive_link. Acesso em: 25 out. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luan Keyvson Tomaz do Nascimento (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam neste Colóquio concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Colóquio do Grupo de Pesquisa RID o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste Colóquio (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial neste Colóquio.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).