HERANÇAS E SINCRETISMOS NA IMAGINÁRIASACRA BRASILEIRA: OS ORATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS
Palavras-chave:
Arte sacra, Imaginária, OratóriosResumo
Os oratórios domésticos têm uma longa tradição no Brasil, tendo raízes no período colonial. Eles desempenharam um papel significativo na vida religiosa das famílias brasileiras, oferecendo um espaço dedicado à oração, devoção e contemplação dentro de seus lares. Além de promover a espiritualidade, esses oratórios ajudaram a preservar e difundir a fé católica no país. No Brasil existem diversas tipologias de oratórios, podendo ser de manufatura erudita ou manufatura popular. É neste contexto que temos os oratórios afro-brasileiros. Dotados de um rico simbolismo e elementos que não são encontrados de manufatura erudita, os oratórios afro-brasileiros apresentam um processo de aculturação e sincretismo que reflete o período colonial brasileiro. Os oratórios afro-brasileiros são objetos de emolduramento de memória e expressam a realidade de um grupo social (SOUZA, 2013, p. 82). Como posto por Eduardo Etzel, o negro aculturou-se, mas também resistia tenazmente nessa falsa aculturação. A presente comunicação pretende, a partir de uma revisão bibliográfica, investigar os oratórios afro-brasileiros como ferramenta de ressignificação de símbolos religiosos e sobrevivência e resistência da fé de matriz africana a partir da mesclagem dos elementos visuais vindos da cultura africana aos do catolicismo brasileiro bem como, pretende-se explicitar os elementos artísticos e iconográficos que os diferenciam e os destacam dos demais.
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Referências
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