Os limites da razão em Immanuel Kant
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n1.p79-95Palavras-chave:
Kant, faculdades da razão, ciênciasResumo
Propomos neste artigo mostrar como Immanuel Kant - com base no projeto iluminista - se lança ao exame dos extremos limites da razão, com o fito de evidenciar também os limites próprios e domínio da Metafísica. Para Kant, a Metafísica clássica não pôde ser considerada uma ciência rigorosa, como a matemática ou a ciência pura da natureza (a física), por faltar um tratamento prévio acerca dos poderes e limites da razão. Este problema impõe a esta faculdade, fundamentalmente, a tarefa de esclarecer o problema da natureza e produção de suas proposições universais, necessárias e objetivas, constitutivas em específico dos princípios transcendentais das ciências. Nesta tentativa, alçada pela razão, entrevemos a ‘ousadia’ do projeto de um saber autônomo.
Downloads
Referências
KANT, I. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Tradução: Antônio Pinto de Carvalho. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1964. (Cotejamos a mesma paginação da Akademie-Ausgabe).
KANT, I. Fondements de la Metaphysique des Moeurs. Traduction: V. Delbos revue et anoteé par F. Alquié, avec introduction de F. Alquié, Biblioteque de la Pléiade. Paris: Editions Gallimard, 1985. (Cotejamos a mesma paginação da Akademie-Ausgabe).
KANT, I. Fondements de la Metaphysique des Moeurs. Traduction: V. Delbos, revue par A. Philonenko, troisème tirage. Paris: Libraire Philosophique J. Vrin, 1992. (cotejamos a mesma paginação da Akademie-Ausgabe).
KANT, I. Crítica da Razão Pura. Tradução: Manuela P. dos Santos e Alexandre Fradique Morujão, com introdução e notas de A. Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 1994 (1).
KANT, I. Crítica da Razão Prática. Tradução: A. Mourão. Lisboa: Edições 70, 1994 (2).
KANT, I. Prolegómenos à Toda Metafísica Futura. Tradução: A. Mourão. Lisboa: Edições 70, 1987.
KANT, I. Response a la Question: Qu’est-ce que Lumières?. Traduction: Heinz Wismann. Paris: Biblioteque de la Pléiade, Editions Gallimard, 1985.
CASSIRER, E. Kant, vida y doctrina. Traducción: W. Roges, Breviários. México: Fondo de Cultura Económica, 1993.
CHATELÊT, F. Uma história da razão. Entrevistas com Émile Noël. Tradução: Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
DELBOS, V. “Introduction”, a I. Kant; In: Fondements de la metaphysique des moeurs. Paris: Libraire Delagrave, 1950.
HEIMSOETH, H. La metafísica moderna. Traduccion: J. Gaos, Madrid, Manuales de la filosofia de ocidente, 1949.
HÖFFE, O. Introduction a la philosophie pratique de Kant. Traduction: F. Rüegg, Suisse, Editions Castella, 1985.
ROSENFIELD, D. Ética e Metafísica - 1ª Parte. Revista Analytica, v.1, n. 2, Rio de Janeiro, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Márcio Adriano dos Santos Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.