Não percam a programação do dia 19 do nosso encontro com a fotografia


Bio das participantes:
Simonetta Persichetti possui graduação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1979), mestrado em Comunicação e Artes pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1995) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), é Pós-Doutora pela Escola de Comunicação e Artes, USP (2017). É professora do programa de pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero na linha de pesquisa Jornalismo, Imagem e Entretenimento. Também é líder do grupo de pesquisa Comunicação Cultura e Visualidades, na mesma instituição. Tem 25 anos de experiência em diversas redações como, Editora Abril, IstoÉ, SBT, Nova Cultural. Desde 1996 é crítica de fotografia e colaboradora do Caderno2 do jornal Estado de S. Paulo e desde 2008 da revista Brasileiros. De 2003 a 2009 organizou a coleção Senac de Fotografia, como editora de texto e imagem. Ministra palestras sobre fotografia pelo Brasil. De 2009 a 2015 atuou como curadora de fotografia da Arte Plural Galeria, Recife. Publicou os livros Imagens da Fotografia Brasileira I, Imagens da Fotografia Brasileira II. Foi também autora de entrevistas e textos para o livro Encontros com a Fotografia.

Mônica Maia é sócia Diretora da DOC Galeria.
DOC Foto é um escritório para criação e produção de projetos ligados a fotografia e galeria especializada em imagem. A proposta é abrir o espaço para o fotojornalismo e os trabalhos documentais, imagens pensadas para contar histórias. A fotografia contemporânea também tem o seu lugar na DOC Galeria. O objetivo é inserir novos e experientes profissionais no mercado das artes. Compartilhamos estas experiências com conversas, cursos e workshops. A DOC produz a Mostra São Paulo de Fotografia, evento anual de ocupação do bairro da Vila Madalena, e faz a gestão da Galeria NIKON também situada na Vila.

Betty Malta é graduada em História pela Universidade Católica de Pernambuco e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. É Coordenadora Geral do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira – Cehibra, da Fundação Joaquim Nabuco. A partir de uma abordagem fundamentalmente voltada para a Memória, a Educação e a Cultura e com base na Ciência da Informação, tem desenvolvido projetos na Fundaj e em instituições parceiras, no âmbito da preservação de acervos documentais, em especial de coleções fotográficas, de exposições icono-documentais e publicações. Participa de comissões como a Comissão Permanente de Acervos da Fundaj e a Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais, do Conselho Nacional de Arquivos/CONARQ. É membro do segmento notório saber do CEPPC – Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural.

Fabiana Bruce é historiadora e antropóloga. Professora de história contemporânea e coordenadora do Laboratório de Imagem e História, LIH/UFRPE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.