A tradução literal da palavra fotografia é escrita com luz, e disso todo mundo tá cansado de saber. E quando você realmente pode escrever com ela? Mais do que isso, fazer pinturas das mais diversas? Aqui em Pernambuco, a técnica do lightpainting (pintura com luz) está rendendo pano para muita pesquisa e projetos para um fotógrafo recifense.
O dono da bola é Felipe Ferreira, autor do projeto Light PE Painting, um relato sobre como desenvolver as práticas dessa vertente da fotografia, em seus vários aspectos. Felipe é formado em Publicidade e Propaganda, mas sempre atuou no ramo da fotografia. Ele contou aos alunos do primeiro módulo do curso de fotografia, durante a aula de Processos Fotográficos e Anatomia, ministrada pela professora e coordenadora do curso, Renata Victor, como desenvolveu o seu estilo e como começou a fotografar com esse princípio.
O fotógrafo mostrou que qualquer fonte de luz pode servir de suporte para fazer a pintura com a luz, desde lanternas, lâmpadas de diferentes formas e cores até pintura corporal. Felipe mostrou que a técnica é bastante difundida no mundo, e que existe uma página chamada Light Painting World Alliance, que concentra os trabalhos desses fotógrafos internacionais.
O trabalho de Felipe Ferreira está disponível online. É só clicar aqui e conhecer o site do projeto e aqui o perfil do instagram.
Fotos e texto: Augusto Cataldi