A Fronteiras – Revista de Teologia da Unicap tem como finalidade divulgar a reflexão no campo da Teologia, com qualidade científica reconhecida, estando aberta ao diálogo ecumênico e inter-religioso, bem como a outros campos do saber científico. Nossa missão é ser um espaço de reflexão teológica atual a partir de temas contextualizados em diálogo aberto com outras áreas do saber, culturas e perspectivas.
E nesse momento, encontra-se com chamada aberta para o número Medellin: memórias e perspectivas
jul./dez. 2018 – v. 1, n. 2, Submissão até 30 de setembro de 2018.
A Igreja Católica comemora, em 2018, os 50 anos da segunda Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, realizado na cidade de Medellín, Colômbia, de 24 de agosto a 6 de setembro de 1968. Esse evento, considerado como um dos maiores eventos eclesiais católicos do Continente no século XX, foi um marco histórico para a Igreja. Significou um esforço de ampliar o Concílio Vaticano II (1962 a 1965) na América Latina, recolhendo e assumindo as intuições e orientações conciliares como fontes e metas de um projeto eclesial que, desde então, foi sendo assumido pelas Igrejas locais de diversos países. Medellín é, portanto, grande inspiração de sentido e de rumos para as Igrejas do continente e para a Igreja universal.
Fonteiras é a nova revista do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
O título remete a perspectiva dialogal de D. Helder Camara, que, desde a Igreja das Fronteiras, em Recife, estabelecia vínculos com pessoas e movimentos do mundo inteiro.
Essa práxis do Dom era fundamentada em sua experiência que vinha de uma compreensão própria das Sagradas Escrituras, testemunhada a partir princípios evangélicos.
Inspirados pela teologia prática de D. Helder, a Revista quer ser um espaço de reflexão teológica atual a partir de temas contextualizados em diálogo aberto com outras áreas do saber, culturas e perspectivas.
Para saber mais sobre o foco, submissões, diretrizes e políticas de nosso Periódico, clique em Fronteiras