De autoria do professor Carlos André Silva de Moura (amigo e parceiro nosso nos Estudos de Religião), Mário Ribeiro dos Santos e Sandra Simone Moraes de Araújo, publicado na Revista História Hoje, uma publicação da Associação Nacional de História – ANPUH, o artigo Exu faz presença na sala de aula: reflexões sobre as práticas religiosas afro-brasileiras no Ensino de História, ressalta a necessidade de abordagens que reconheçam a pluralidade, a diversidade e a absolescencia dos materiais didáticos no ensino de História.
O artigo tem o objetivo de refletir sobre as propostas para os debates em torno das religiões afro-brasileiras na formação de discentes da Licenciatura em História da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte. Na discussão, apresentou-se as limitações da elaboração dos componentes curriculares que insistem em abordagens eurocêntricas, generalizantes e com uma condução de diálogo de “mão única”. A partir dos debates da História Cultural e a sua relação com a Antropologia e a Pedagogia, destacou-se a necessidade de abordagens que reconheçam a pluralidade social dos eventos, com o objetivo de contribuir com a elaboração de linguagens para o Ensino de História, com a problematização dos materiais didáticos, a valorização das alteridades e do lugar social do outro.
Para conhecer o estudo publicado, acesse o artigo na íntegra em Revista História Hoje.