O artigo “Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife: uma experiência de pluralismo e diálogo” de autoria do doutorando em Ciências da Religião Mailson Fernandes Cabral de Souza foi publicado no Dossiê: Diversidade religiosa e Cultural da Revista Caderno Teológico (v5, n1, p76-85) e traz uma reflexão crítica sobre a trajetória transdisciplinar e pluralista das ações promovidas pelo observatório.
Espaço de extensão acadêmica, o Observatório tem como objetivo analisar de forma transdisciplinar, plurimetodológica e não confessional, o fenômeno religioso em suas diferentes interfaces. A organização de grupos de estudo, Fóruns e Congressos também fazem parte da agenda. Mais recentemente, o Observatório tem colaborado para a construção do Museu Parque das Religiões de Pernambuco.
Diante da pluralidade de religiões, a análise do diálogo inter-religioso permite uma visão transdisciplinar a partir de uma atitude transcultural e transreligiosa. Os pontos que o autor traz em seu argumento, fortalece o conceito da complexidade, de compreender a natureza e a humanidade em todas as suas dimensões e expressões. E isso tudo deve acontecer através do diálogo desprovido de conflitos e extremismos. Nas próprias palavras do autor: “o princípio pluralista aparece como linha condutora das reflexões sobre a diversidade religiosa e sobre aspectos do pluralismo metodológico e antropológico, uma vez que eles estão interconectados”.
Por fim, o artigo traz uma lista da produção do Observatório, com livros que retratam desde o papel das mulheres e homens em 500 anos de história, passando pela espiritualidade afro-pernambucana, indo pela diversidade religiosa e direitos humanos, fé e vida de bondade, tecnologias e religião e internet e espiritualidade.
O artigo pode ser acessado no seguinte endereço: https://periodicos.pucpr.br/index.php/cadernoteologico/article/view/27060
Para conhecer as atividades do Observatório, o link é o: https://www1.unicap.br/observatorio2