No próximo dia 23 de novembro, às 16h, aqui pela Internet, vai acontecer um encontro para lançamento do livro “Desafios dos fundamentalismos”. Ele entra na série “Espiritualidades, transdisciplinaridade e diálogo”, que vem recolhendo a produção acadêmica do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, com sede na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Este volume traz os textos recolhidos para o III Seminário do Grupo de Pesquisa “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade Religiosa e Diálogo”, marcado para acontecer na UNICAP em abril de 2020, e que foi adiado por conta da pandemia. A coletânea, pois, pretende subsidiar os debates desse evento, que ficou para o próximo ano, almejando contextualizar uma onda de religiosidade reacionária, buscando aprofundar o seu significado e apontar pistas para a sua terapeutização, desde um princípio teórico pluralista e dialogal.
As edições anteriores do Seminário investigaram práticas de diálogo inter-religioso emergentes no Brasil, discernindo uma mística transreligiosa para o nosso tempo de transformações culturais e entre-lugares espirituais. Esses Seminários do Grupo (do qual o Observatório da UNICAP faz parte, junto com grupos que pesquisam diálogo inter-religioso na PUC-Minas e na UFJF), cadastrado no Diretório do CNPQ e que mantém GT nos congressos da SOTER e da ANPTECRE, buscam abrir horizontes de compreensão da diversidade religiosa e sedimentar conceitos para a promoção da coexistência espiritual.
Devido à interface sociopolítica do tema previsto para o III Seminário, estabeleceu-se uma parceria com grupos que estão trabalhando a questão na Católica de Pernambuco e, especialmente, com o Observatório de Justiça Socioambiental dos Jesuítas, que articula Fóruns Inter-religiosos com Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas das Universidades inacianas, acreditando que o diálogo inter-religioso e intercultural é chamado a criar ambiência mística de compromisso, entre e para além das tradições de fé, com a frente ecumênica e ecológica do cuidado com a Casa Comum.
O livro, pois, articula três conjuntos de textos: o primeiro corresponde às palestras previstas, sobre Princípio Pluralista e Fundamentalismo Religioso, por Cláudio Ribeiro, com Reações e Debate de Roberlei Panasiewicz e Gilbraz Aragão; sobre Diálogo Inter-religioso e Espiritualidade Transreligiosa, por Marcelo Barros; e sobre Justiça Socioambiental e Diálogo Espiritual, por Ivo Follmann. O segundo grupo de textos corresponde às comunicações previstas para o Seminário, em Mesas de Partilhas de Casos: de Pesquisas, aprofundando alicerces conceituais e lógicos para um Princípio Pluralista na compreensão do mundo religioso; e de Experiências, tirando lições de práticas exitosas e traumáticas na promoção do respeito à diversidade cultural e religiosa. Por fim, o terceiro grupo corresponde às resenhas dos livros cujos lançamentos foram articulados para o evento.
Curiosidade. O conceito de elaboração da capa do livro foi inspirado em padrões de comportamento do público ao realizar buscas, pesquisas sobre a temática em buscadores como o Google.
A partir do seu lançamento, o livro virtual estará disponível por aqui para a comunidade acadêmica e os militantes do diálogo inter-religioso.
Publicado originalmente em Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife