O MEC está lançando uma plataforma de Recursos Educacionais Digitais, de modo que já podemos encontrar algo sobre religiões por lá. O primeiro volume de nosso e-book, no entanto, “Espiritualidades, transdisciplinaridade e diálogo” foi um dos primeiros selecionados para aparecer aí. A expectativa é boa, pois estamos na finalização do segundo volume da coleção.
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Há 2 anos, mais precisamente, em 2015, o Observatório Transdisciplinar das Religiões publicou um e-book, “Espiritualidades, transdisciplinaridade e diálogo (vol. I)”, coordenado pelo prof. Gilbraz Aragão e por mim, Mariano Vicente, fruto de pesquisas dos integrantes do Grupo de Pesquisa Espiritualidades, Pluralidade e Diálogo, no qual se desenvolvem estudos sobre o diálogo entre as religiões, analisando eventos e documentos sob um enfoque transdisciplinar e plurimetodológico, acadêmico e não proselitista. Especial destaque é dado à pesquisa dos processos de educação inter ou trans-religiosa em nossa cultura pluralista, envolvendo também o ensino religioso: as aulas de cultura religiosa têm sido oferecidas muito mais como testemunho de crenças pessoais do que como reflexão sobre uma experiência multifacetada de conhecimento, cujos valores humanos precisam ser conscientizados criticamente nas escolas. No enfrentamento político-pedagógico desse desafio, os estudos dos sistemas simbólicos têm trazido grande aporte teórico para o esclarecimento das linguagens do imaginário religioso, sua contextualização e interpretação.
O e-book “Espiritualidades, transdisciplinaridade e diálogo (vol. I)”, organizado por Gilbraz Aragão e Mariano Vicente, apresenta textos de qualidade no campo das ciências da religião, de estudantes e professores do grupo de pesquisa “Religiões, identidades e diálogos” da UNICAP. O livro está organizado em três partes com recortes temáticos bem delineados, a saber: “Fenômenos religiosos tradicionais”, “Novas configurações da espiritualidades” e “Educação e diálogo espirituais”. Além de apresentar uma densa introdução e uma conclusão que oferece ao/a leitor/a uma visão panorâmica dos conteúdos e a relevância deles para o debate científico da atualidade a partir de textos que tratam de uma teologia e de uma espiritualidade transreligiosa, cada vez mais presentes em nosso contexto e cada vez mais desafiadoras para as análises científicas.
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