REVISTAS
Revista de Teologia e Ciências da Religião
Nossa Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP, ISSN online 2237-907X, que existe desde 2002, quis ampliar os seus horizontes de diálogo com a comunidade acadêmica e passou para uma versão completamente on-line. Nessa nova fase, a revista é de acesso totalmente livre e tem um processo de avaliação dos textos por pares (duplo cego), na tentativa de propor um debate científico amplo, crítico e interdisciplinar com pesquisadores-doutores de várias áreas do saber que se debruçam sobre a religião e as religiosidades nas suas múltiplas dimensões. A Revista passou a ser conceituada como B2 no Qualis da área de Filosofia/Teologia, e publica, anualmente (semestralmente a partir de 2016), artigos, traduções e resenhas, sem privilégio de escola ou perspectiva interpretativa, incluindo hermenêuticas (teológicas) a partir de dentro como também de fora (científicas) das religiões. Leia mais…
Paralellus
A Paralellus (Revista de Estudos de Religião da Unicap), – ISSN 2178-8162, criada em 2010, inicialmente articulada pelos estudantes, a partir de 2012, seu trabalho tomou forma e relevância liderado por um grupo de pesquisadores do fenômeno religioso – para intercâmbio acadêmico com outros programas, que foi alçada à qualificação B3 no Qualis da área, pelo seu bom desempenho nos últimos anos. Paralellus, até 2015, foi uma publicação atualizada semestralmente na plataforma da UNICAP no Open Journal Systems, com política de acesso livre e processo de avaliação por pares duplo-cego. A revista ganhou asas e publica, a partir de 2016, com periodicidade quadrimestral (jan.-abr.; mai.-ago.; set.-dez.), textos inéditos de discentes, docentes e pesquisadores dos diversos Programas de Pós-graduação em Ciências da Religião e áreas afins na forma inter (trans) disciplinar. Seu objetivo é divulgar a produção do conhecimento sobre o fenômeno religioso e estudos de religião. Leia mais
LIVROS E e-BOOKS
Coleção Loyola/Unicap
O ROSTO PLURAL DA FÉ – Da ambiguidade religiosa ao discernimento do crer
Autor: Pedro Rubens F. de Oliveira
“[…] no presente volume, encontramos o estudo do fenômeno e uma análise crítica de quatro figuras principais do contexto religioso do Brasil – o catolicismo popular, as comunidades eclesiais de base, a renovação carismática católica e o movimento pentecostal. […] Embora sejam fenômenos bastante estudados, a tratação guarda originalidade […]”. (J. B. Libanio, Apresentação da edição brasileira).
É possível adquirir o livro através do site da Loyola Visite o site >> Livrarias Loyola e Fasa livros (na livraria da Unicap).
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO ÉTICO-POLÍTICO DE SANTO AGOSTINHO
Autor: Marcos Roberto Nunes Costa
“Dois amores, pois, fundaram “duas Cidades”, a saber: o amor próprio, levado ao desprezo a Deus, engendrou a Cidade terrena o amor a Deus, levado ao desprezo de si próprio, a celestial. Gloria-se, a primeira, em si mesma, e a segunda, em Deus, porque aquela busca a glória dos homens e tem, essa, por máxima, glória a Deus, testemunha de sua consciência. Aquela fica ensoberbecida em sua glória e essa diz a seu Deus: “Sois minha glória e quem me exalta a cabeça”. (Santo Agostinho, De civitate Dei, XIV, 29). Visite o site da Loyola >>
LEMBRA-TE DO FUTURO – A teologia de António Vieira à luz da “História do futuro”
Autora: Maria Abrão
ligioso na internet, produzido artigos científicos e pesquisas, que orientam iniciações científicas, mestrados e doutorados, e publicado livros, dando início à construção de instrumental teórico adequado. Este livro pretende contribuir para a compreensão desse fenômeno e oferecer subsídios teóricos e metodológicos para firmar definitivamente essa subárea de pesquisa no espectro atual das Ciências da Religião no Brasil. Veja disponibilidade em: Edições Loyola.
Coleção Mosaico religioso – Faces do Sagrado
Uma coletânea dos estudos dos nossos mestres e mestrandos, convocada por edital público (veja aqui) e avaliada por uma comissão editorial. Desta feita, a obra reúne reflexões em torno do tema Religião e História, com os capítulos “Do Jesus de Nazaré ao Cristo da Fé: Humanidade e Divindade à Luz da Bíblia e da História”; “A Estrutura Social, Política e Religiosa do Antigo Império Iorubá, como Modelo Original no Processo da Hierarquização das Casas de Culto das Religiões Afro-Brasileiras”; “O Jornalismo Religioso no Século XIX e a Construção de uma Identidade Católica”; “Presbiterianos x Assembleianos: Embates em Pernambuco no Início do século XX”; “As Filhas de Maria entram na Liça: a Boa Imprensa e Revista Maria (Recife, 1913-1922)”; “São Severino dos Ramos: da Devoção ao Santuário”; e “O Apoio dos Batistas ao Regime de 64 através do Jornal ‘O Batista’”. O livro traz também, em uma segunda parte, sobre a temática Religião e Contemporaneidade, os seguintes capítulos “A Fé na Experiência Humana”; “O Estado da Questão: a Relação Corpo-Alma em Quatro Versões”; “A Wicca no Brasil: Desenvolvimento e Crescimento”; “Possessas e Bruxas: sobre o Exorcismo de Mulheres na Catedral da Fé; “Elementos para uma Espiritualidade Transreligiosa”; “Dos Templos aos Estádios: o Pluralismo Religioso nas Partidas de Futebol”; “O Processo de Construção da Identidade e Mobilidade Religiosa nos Adolescentes e Jovens”; e “Juventude, Identidade e Vivência Religiosa”. Baixe grátis por aqui um aplicativo de leitura de livro eletrônico. Compre o eBook “Faces do sagrado 2” ou veja uma amostra grátis por aqui.
Espiritualidades, Transdisciplinaridade e Diálogo – (vol. 1)
Organizadores: Gilbraz Aragão e Mariano Vicente. Edição do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife.
Em suas quase duzentas páginas, a publicação partilha o trabalho do Grupo de Estudos do professor Gilbraz, apresentando os seguintes capítulos: Do transdisciplinar ao transreligioso, Fenômenos religiosos tradicionais (Pelas mãos das rezadeiras, Espiritualidade do caminho, Xamanismo no Brasil), Novas configurações da espiritualidade (Cristianismo e espiritualidade pós-metafísica, A expansão da Wicca, Mensagens da internet e novas vias espirituais, Religiosidade e novos mercados), Educação e diálogos espirituais (Diálogo inter-religioso nas escolas pernambucanas, Dançando com os orixás na escola pública, Ensino religioso e cultura audiovisual). Na conclusão, o livro apresenta ainda: Uma teologia transreligiosa e libertadora, Fé cristã e espiritualidade transreligiosa. O último texto é do conhecido monge Marcelo Barros, que voltou ao Recife e tem colaborado com o Grupo, após anos de assessoria às pastorais populares e trabalho pela unidade das tradições espirituais. Leia ou baixe o e-book integralmente clicando no item.
Lideranças Protestantes no Brasil: ensaios biográficos
Organizadores: Ester F. Vilas-Bôas do Nascimento, Newton D. de Andrade Cabral e José Roberto de Souza. Editora UFPE. Prefacio de Drance Elias da Silva.
Essas lideranças, mesmo situadas em épocas diferentes, tiveram consciência dos diversos processos históricos de caráter eminentemente secularizantes: Renascimento, Reforma Protestante, Iluminismo, Revolução industrial, Urbanização crescente, Ascensão das ciências exatas, biológicas e humanas, Emancipação da educação do poder eclesiástico e sua virtual socialização para o conjunto da população, Separação da Igreja do Estado, Laicização da cultura e dos valores. Acesse o e-book clicando na imagem da capa ou por esta publicação.
DISSERTAÇÕES E TESES
Dissertações de mestrado
Para acessar e conhecer as Dissertações, basta clicar no título ou na imagem ao lado.