A Análise de Discurso é um importante instrumento de pesquisa que vem sendo cada vez mais adotado pelos pesquisadores nos estudos de religião. Um exemplo disso é, quando cujo foco recai sobre a análise crítica dos vários tipos de discurso religioso, tais como: testemunho pessoal de adeptos das religiões; religião na mídia; hermenêutica e filosofia da linguagem; textos bíblicos; discurso em textos canônicos das religiões etc.
O fato é que acabou de “sair do forno” o mais novo livro de Análise do Discurso: Pêcheux e Foucault: caminhos cruzados na Análise do Discurso, organizado por Dalexon Sérgio da Silva e Francisco Vieira da Silva. Para quem tem interesse pelo estudo do discurso a partir das contribuições teóricas dos trabalhos de Pêcheux e de Foucault,
esse livro é uma ótima leitura sobre o assunto.
“Tive a honra de contribuir juntamente com o prof. Gilbraz Aragão escrevendo o capítulo Se não cabe ao Estado definir um conceito de religião, o que é um crime de intolerância religiosa? Nele, analisamos os discursos que irrompem por meio do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa (CNRDR), no intuito de averiguar as controvérsias e as polêmicas que emperram a promoção da liberdade e da diversidade religiosa no Brasil. Defendemos que a diversidade religiosa pode representar um gesto de leitura para a compreensão dos embates ideológicos que se realizam em torno da relação entre religião e política no espaço público brasileiro”, afirma o egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Mailson Fernandes Cabral de Souza, que defendeu sua dissertação de mestrado no dia 27 de março último, com o tema Religião e espaço público: o discurso político do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa.
Já para o professor Gilbraz Aragão, grande incentivador nosso e de demais colegas e amigos dos estudos de religião, “maior alegria de um professor, ir sendo superado pelos bons estudantes, há, há! Viva Mailson Cabral!”
Para quem quiser fazer o download do livro, basta clicar no link do título a seguir.
Pêcheux e Foucault: caminhos cruzados na Análise do Discurso
Boa leitura!