Teologia Negra

A Teologia Negra surgiu entre cristãos ecumênicos que lutavam pela igualdade dos negros nos Estados Unidos, à época do pastor Martin Luther King Jr. Ela combate a forte tendência europeizante e de embranquecimento na teologia, defendendo que é preciso uma espiritualidade integrada aos corpos, aos corpos negros violentados e mortos nas periferias.

Negros e negras são a maior parte dos encarcerados e assassinados, dos trabalhadores com menores salários e com menos acesso a direitos básicos como a educação. A Teologia Negra não fala de uma segregação invertida, mas busca encarar o racismo e as violências decorrentes dele, combater omissão, indiferença e até a conivência de muitos cristãos.

Ronilso Pacheco é estudioso e militante desse movimento, é pastor, teólogo pela PUC-Rio, recém-aprovado no mestrado em teologia do Union Theological Seminary (Nova Iorque), autor de “Ocupar, resistir, subverter: igreja e teologia em tempos de violência, racismo e opressão”. Ele também é articulista em diferentes veículos e portais de comunicação.

Nos dias 21 e 22 de Novembro, das 17 às 21 horas, na sala 603 do Bloco G4 da UNICAP, Ronilso estará oferecendo um curso aberto de Introdução à Teologia Negra, que abordará os temas: O que é Teologia Negra; os seus principais teólogos e teólogas; convergência e particularidades contextuais da Teologia Negra nos Estados Unidos, África, América Latina e Caribe; Teologia Negra feminista (Afro-indígena/ Womanist Teology); pensar uma Teologia Negra brasileira; diálogos com o decolonialismo e a afrocentricidade.

O curso tem o apoio de diversos grupos envolvidos com a causa: Movimento Negro Evangélico, Tearfund, Visão Mundial, Movimento PE de Paz, Instituto Solidare, Igreja Batista Imperial, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena – Neabi/Unicap, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião/Unicap, Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife. Maiores informações sobre o evento pelo e-mail ppgcrunicap@gmail.com ou pelo telefone (81) 2119-4022.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.