No último dia 06 de agosto, foram lançados na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o CD “Memórias Sonoras” e o filme etnográfico “O Corte dos Arames”, ambos são fruto do projeto Memórias Indigenistas no Nordeste. [Veja mais no site da Cátedra Dom Hélder Câmarahttp://www.unicap.br/
O evento, que ocorreu no turno da noite, contou com a participação de dezenas de pessoas, entre as quais integrantes de Conselho Indigenista Missionário (Cimi/NE), professores e estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade de Pernambuco (UPE), estudantes da pós-graduação em Ciência Política da Unicap e outras tantas interessadas na temática.
A partir de parceria com o VI Encontro de Museus Indígenas em Pernambuco, que está ocorrendo nesta semana no Museu do Estado de Pernambuco e no auditório da Biblioteca Central da UFPE, contou igualmente com os participantes de tal evento, entre eles indígenas das etnias Kapinawá (PE), Tremembé (CE), Tikuna (AM), Ka’apor e Canela Rankokamecrá (MA), bem como professoras que atuam na temática da universidade Sorbenne (Paris III), do Museus Paraense Emilio Goeldi/MCTI e do Museu do Quai Branly (Paris).
[para mais informações sobre o encontro de museus acesse: http://www.cultura.pe.gov.br/
A atividade foi iniciada com um ritual puxado pelos indígenas presentes. No momento seguinte integrantes do projeto fizeram uma apresentação do projeto e das publicações, bem como do site, para então fazer a exibição do filme que foi seguido de um debate.
A partir das próximas semanas o CD e o filme poderão ser acessados no site do projeto: https://memoriaindigenista.