Projeto de extensão – “Gênero e Direitos Humanos na Escola”

Fomentar discussões sobre gênero e direitos humanos nas escolas, em especial as públicas, se faz necessário não apenas por mera abordagem temática, mas para contribuir com o autoconhecimento e conhecimento do outro, no intuito de procurar a redução dos índices de desigualdade. Além disso, viabiliza um espaço para uma democratização do conhecimento e assistência para os questionamentos das realidades em que tais estudantes estão inseridas/os.

Visto que esse debate já está sendo abordado constantemente no contexto social, gerando diversas dúvidas e, pelo menos até então, a dinâmica escolar não cede espaço para que a pauta seja abordada adequadamente por docentes, a proposta deste projeto é procurar contribuir para construção de um espaço escolar mais democrático, abordando a agenda de pautas relacionadas aos estudos de gênero e direitos humanos.

O foco principal deste projeto, é propor atividades em escolas da Rede Pública de Ensino do Estado de Pernambuco, fornecendo ferramentas e momentos para a reflexão sobre os estudos de gênero e dos direitos humanos, com estudantes do Ensino Médio. O projeto será desenvolvido por discentes do Curso de História, sob a coordenação professor Walter Amaral.