A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 31 de Março de 2009 Ano 8

Professor Thales Castro assume Assessoria de Relações Internacionais da Unicap
Por André Amorim

O coordenador do curso de Ciências Econômicas, professor Thales Castro, está assumindo a recém-criada Assessoria de Relações Internacionais da Unicap, que prestará um assessoramento em relação as questões da área internacional de toda a Universidade, e, também, deve atuar junto com a Pró-reitoria Comunitária (Procom) no que diz respeito a convênios de intercâmbio. Seu objetivo é internacionalizar a Universidade e mostrar a comunidade acadêmica e sociedade que a Católica está credenciada para proporcionar uma experiência enriquecedora para seus alunos. O novo setor está vinculado ao gabinete do Reitor, Padre Pedro Rubens.

Entre os projetos que a nova assessoria pretende implementar estão à mobilidade de professores, a negociação de convênios com universidades americanas e canadenses e uma maior aproximação entre a Universidade e os consulados presentes na cidade do Recife. O primeiro projeto deverá envolver todos os cinco centros da Universidade, tanto na graduação como na pós-graduação, e consiste no envio de professores e pesquisadores da instituição para universidades, não apenas que façam parte da Associação de Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (AUSJAL), mas também universidades da Europa e Estados Unidos. Segundo o professor Thales Castro, uma maior aproximação com os consulados possibilitaria a realização de eventos acadêmicos, científicos e culturais. “Nós precisamos nos aproximar desses consulados, que são os braços políticos de seus respectivos estados em nossa cidade”. Um último projeto pretende aproximar a comunidade acadêmica da Católica com organismos internacionais como, por exemplo, a ONU, o Banco Mundial e a Unifem.

Sobre o Intercâmbio estudantil

O intercâmbio estudantil da Católica, como conta o professor Thales Castro, foi criado em 1996, pelo então Reitor da Unicap, Padre Theodoro Peters, com o objetivo de fomentar troca estudantil nacional e internacional. Segundo o professor, o intercâmbio já enviou cerca de 200 alunos e recebeu aproximadamente 50 alunos estrangeiros. O intercâmbio oferecido pela Unicap tem três áreas de atuação: intercâmbio de alunos, o Programa de Estudante Convênio de Graduação (Pec-G), que é vinculado ao Ministério das Relações Exteriores - Itamaraty - e o convênio estabelecido com o Ministério de Obras Públicas de Angola e intermediado pela construtora Queiroz Galvão.

Thales Castro faz parte do corpo docente da Unicap desde o ano 2000. Em 2006 ele assumiu a coordenação do Curso de Economia da Católica. O professor é formado em Relações Internacionais e em Economia pela Indiana University of Pennsylvania (IUP), com mestrado em Relações Internacionais também pela universidade americana e Doutorado em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Curso de Jornalismo da Católica se mobiliza pela exigência do diploma
Por Tiago Cisneiros

Os professores e estudantes do curso de Jornalismo da Católica vão se reunir, nesta quarta-feira (1º de abril), para acompanhar e debater o julgamento sobre a exigência do diploma para o exercício da profissão. O encontro acontecerá na sala 510 do bloco A da Universidade, a partir das 17h.

Segundo Ricardo Mello, professor da Católica e vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope), a ideia é aproveitar a realização do julgamento para incorporar estudantes e professores na tentativa de entender todo o processo e reforçar a luta pela exigência do diploma. Os presentes poderão acompanhar, ao vivo, via internet – pela TV Justiça -, a audiência sobre o tema, realizada no Superior Tribunal Federal (STF). No encontro, também, será debatida a proposta de revisão das diretrizes curriculares do curso de Jornalismo.

A vigília – como está sendo tratada a reunião – contará com a presença do presidente do Sinjope, Ayrton Maciel, e de Osvaldo Moraes e Graça Prado, representantes da Federação Nacional dos Jornalistas no estado. O professor Ricardo Mello destaca que o encontro está aberto para todos os interessados, mas se destina, sobretudo, aos estudantes e profissionais de comunicação. “O objetivo principal não é acompanhar a votação, mas, sim, debater sobre essa realidade da preparação e da própria atividade do jornalismo”, afirma.

A exigência do diploma e a revisão das diretrizes curriculares, aliás, têm sido assuntos importantes nas aulas de Ricardo Mello. “Os alunos da disciplina Comunicação e Cidadania estão envolvidos, diretamente, com o encontro desta quarta-feira e com todo o processo do julgamento. A turma de Pesquisa em Comunicação está aplicando um questionário, elaborado em sala de aula, sobre o nível da informação, a campanha do diploma e a questão do currículo”, explica o professor.

A coordenadora do curso de Jornalismo da Católica, Paula Reis, enfatiza que a formação universitária do profissional é fundamental para qualificar a comunicação pública. “O jornalista é responsável por selecionar os fatos de maior importância e interesse público. A universidade, como um espaço de discussão pública, faz com que ele tenha mais preparação para fazer esse trabalho, atendendo a importantes critérios técnicos e éticos”, argumenta.

A polêmica sobre a necessidade do diploma para o exercício do jornalismo nasceu em 2001, em São Paulo. A exigência foi suspensa através de uma sentença da juíza Carla Rister, da 16ª Vara Cível da Justiça Federal, atendendo a pedido do Ministério Público Estadual. Nesta quarta-feira, após passar por diversas instâncias jurídicas, o caso vai ser, definitivamente, julgado, a partir das 14h, em sessão do Supremo Tribunal Federal. A audiência vai ser transmitida, ao vivo, pela TV Justiça e pela Rádio Justiça.

Mais informações sobre a exigência do diploma podem ser encontradas nos sites:

- http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=105518

- http://www.jornalistas-pe.org.br/noticias_.asp?noticia=670

- http://www.fenaj.org.br/diploma.php

- http://www.fenaj.org.br/diploma/interesse.htm

- http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=531DAC001

Editora da TV Brasil faz palestra na católica
Por Rebeca Kramer 

“O nosso país tem sede de informação”, afirmou a jornalista Cida Rezende, convidada pelo curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco para falar um pouco sobre a sua vida, sobre a necessidade da informação com credibilidade e também sobre a função das TVs abertas na produção de programas em que a qualidade supere a quantidade. A palestra, que aconteceu às 19h desta segunda-feira (30), na sala 510 do bloco A, contou com a mediação da coordenadora do curso de Jornalismo, a professora Paula Reis, e com a participação de outros professores de Jornalismo.  

De acordo com Cida, que é editora da TV Brasil, o nosso país ainda não vive numa democracia plena, mas estaríamos passando por um processo de redemocratização, porque a pessoa ainda não tem acesso à informação. “A democracia só será devidamente consolidada quando todas as pessoas, indistintamente, reunirem-se, debaterem, esquecerem possíveis hierarquias sociais e dialogarem com os mesmos direitos para que se atinja um processo de igualdade social”, ressaltou a jornalista. E complementou: “É necessário também que prestemos mais atenção naqueles em quem votamos, porque estará neles o futuro de nosso país”.

Segundo a professora de Jornalismo Stella Maris Saldanha, uma das apresentadoras do programa Opinião Pernambuco, da TV Universitária (TVU), a UFPE tem vários projetos que necessitam de alimentação de verba e os recursos são poucos. “Apesar de toda essa dificuldade financeira, o que implica diretamente na falta de recursos tecnológicos, a TVU é uma televisão pública que visa aos interesses sociais e possibilita uma pluralidade na abordagem da notícia”, destacou Stella.

De acordo com a estudante de Jornalismo Marília Simas (18), a necessidade que os veículos de comunicação têm de conseguirem o furo primeiro que seus concorrentes é muito grande e, com isso, aumentam as chances de a qualidade dos programas caírem devido aos erros de apuração. “Já vi, li ou escutei matérias com conteúdo falho por causa dessa sede de transmitir primeiro. Por isso, sempre busco contrapor as informações que me interessam com vários meios, para chegar a conclusão se aquilo é realmente válido ou não”, destacou a estudante.   

Na opinião de Renata de Oliveira (31) e Lyonel de Arruda (23), ambos estudantes de Jornalismo, as informações que são veiculadas obedecem ao que se chama linha editorial, e vão visar sempre às vontades e o interesse de grandes empresas. “A informação não é passada tal qual como ela é, pois, existe uma manipulação e uma modelação da mensagem até ela chegar ao destinatário”, relataram os estudantes.  

O que é uma TV pública?

A televisão pública tem por objetivo oferecer ao público maiores ofertas de conteúdos, priorizando a informação, a cultura, as artes, a ciência e ser uma formadora de opinião. Para Cida, a exemplo da TV Brasil, TV pública onde ela trabalha, a grande importância é o espaço de criação que ela propõe. “Sua intenção é, propriamente, fazer diferente das televisões comerciais e talvez por isso sintam tanta dificuldade em manter-se no ar. A TV Universitária, por exemplo, faz um grande sacrifício para conseguir enviar uma matéria em nível nacional”, comentou Cida.

Sobre Cida...

Cida Rezende tem um currículo muito extenso. Exerceu os cargos de jornalista, assessora e foi até promotora de eventos. Formou-se em Jornalismo em 1992 pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Trabalhou em 1993 na Câmara dos Deputados em Brasília, de 1993 a 1992 na afiliada da TV Globo de Montes Claros-MG, entre 1993 e 1994 no SBT de Brasília, de 1995 a 2000 atuou na Agência Reuters de Brasília, de 1994 a 2000 trabalhou na Rede Globo de Televisão de Brasília, em 1996 trabalhou no Ministério das Relações Exteriores, de 2006 a 2008 trabalhou como assessora na câmara dos deputados e, desde 2008, atua na produção e na edição do TV Brasil de Brasília.

Católica vai realizar 1ª Mostra Internacional de Cinema Documentário
Por André Amorim

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá de 2 até 5 de junho a 1ª Mostra Internacional de Cinema Documentário (MiradasDoc). Serão exibidos documentários com o intuito de compreender e observar os processos sociais que se fazem presente em todo o planeta.

Além da exibição de documentários, a mostra realizará o Primeiro Concurso UnicapDoc para Desenvolvimento de Roteiros de Documentário em Vídeo. A frase “Sertão. O senhor sabe: sertão é onde manda quem é o mais forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado”, de Guimarães Rosa, retirada da obra Grande Sertão: Veredas, será o tema do concurso. As produções inscritas devem propor uma reflexão sobre o tema, levando em consideração as questões sociais a que nossa sociedade está subjugada.

A 1ª Mostra Internacional de Cinema (MiradasDoc) oferecerá, ainda, palestras e oficinas de roteiro, produção de documentário e crítica cinematográfica. Outras informações através do site www.unicap.br/eventos/mostra

Instituto Oceanário de Pernambuco abre vagas para educadores ambientais
Por André Amorim

O Instituto de Pesquisas e Preservação Ambiental Oceanário Pernambuco, dando continuidade ao Projeto de Pesquisa e Monitoramento de Tubarões na Costa do Estado de Pernambuco (Protuba), abre inscrições para os interessados em atuar como educadores ambientais nas praias da Região Metropolitana do Recife.

O projeto, realizado em parceria com o Departamento de Pesca e Agricultura (DEPAq), seleciona estudantes que estejam cursando até o 5º período dos cursos de Engenharia de Pesca, Biologia, Ciências Ambientais, Oceanografia e Ciências Sociais. Os estudantes selecionados vão ser capacitados para explicar as regras de convivência em áreas em que esses animais estão presentes, desfazer a imagem negativa que o animal possui, além de mostrar a importância dos mesmos para o equilíbrio do ecossistema marinho.

Os interessados devem ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados. As inscrições podem ser feitas no Instituto Oceanário de Pernambuco, que fica no prédio da Pró-reitoria de Atividades de Extensão (PRAE), na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O horário de atendimento é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Os interessados devem levar currículo com foto digitalizada e o comprovante de vínculo com a universidade.  

Grupo Hegel promove seminário sobre Karl Marx

O Grupo Hegel/Unicap realiza, nesta quarta-feira (1º) e quinta-feira (2), o seminário “Por que Marx”, ministrado pelo Prof. Dr. Roberto Martins. O evento vai acontecer no auditório do bloco B, primeiro andar, sala 110, das 14h às 17h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na sala 005, no térreo do bloco B, das 14h às 18h, ao custo de R$ 15,00.

Roberto Martins, sociólogo por formação, foi professor e pesquisador da Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco durante 26 anos. Hoje, colabora quinzenalmente para a página de Opinião do Diario de Pernambuco.

Outras informações pelo telefone 2119-4230.

Madrigal da Católica vai realizar recital preparativo para a Semana Santa
Por Tiago Cisneiros

O Madrigal Marlos Nobre da Universidade Católica de Pernambuco vai apresentar o recital preparativo da Semana Santa, no dia 6 de abril, às 20h, na capela da Unicap. Na ocasião, serão interpretadas as obras “Missas Brevis”, de J. Haydn; e “Réquiem”, de Gabriel Fauré.

Atualmente, o Madrigal Marlos Nobre é composto por sete tenores, seis sopranos, sete baixos e sete mezzo-sopranos, além do pianista Alisson Ribeiro Queiroz. A regência do grupo é de Lindbergh Pires. Na ocasião, o Pró-reitor Comunitário da Católica, Padre Miguel Martins, vai realizar um discurso introdutório ao “Réquiem” de Gabriel Fauré. “A intenção é estabelecer uma ponte entre a música (‘réquiem’ é um canto composto, especialmente, para os mortos) e a morte de Jesus Cristo”, explicou o regente Lindbergh Pires.

ONU concederá bolsas de estudo para curso na área de Orçamento Sensível ao Gênero
Por Tiago Cisneiros

O Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) concederá até oito bolsas de estudo parciais – uma delas para o Brasil - para o curso virtual (Diplomado Superior) em “Orçamentos Públicos Pró-equidade de Gênero contra a Pobreza na América Latina e Caribe”. A iniciativa, voltada para representantes de governos, entidades da sociedade civil, professores e demais portadores de diplomas de licenciatura, faz parte do Programa Regional de Orçamentos Sensíveis ao Gênero.

As oito bolsas parciais (de 80% do valor do curso) vão ser destinadas a residentes dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Equador, Honduras, Peru, Uruguai e Venezuela. Os candidatos devem estar vinculados a instituições que trabalhem ou apóiem a temática de “Orçamentos Sensíveis ao Gênero”. Terão prioridade as pessoas ligadas às áreas de planejamento e/ou orçamento de entidades governamentais.

Aos selecionados, é exigido:

  • Cumprir com as atividades do curso e permanecer neste até a sua conclusão.
  • Assistir e participar das atividades vinculadas ao tema “gênero e economia” às quais seja convidada pelo Programa Regional de Orçamentos Sensíveis ao Gênero.
  • Manter o vínculo de trabalho com a instituição que apóia a temática de “Orçamentos Sensíveis ao Gênero”, por, no mínimo, seis meses.
  • Desenvolver o seu projeto de investigação (conclusão de curso) sobre um tema de interesse para a instituição em que trabalha.

Os interessados nas bolsas de estudo devem:

  • Fazer a pré-inscrição para o curso, até o dia 2 de abril, de acordo com as seguintes instruções da FLACSO-México (Faculdade Latinoamericana de Ciencias Sociales):
  • Enviar, até o dia 2 de abril, para o e-mail postulaciones_becas@unifempaisesandinos.org (com cópia para unifem.paises.andinos@unifem.org e nataly.queiroz@unifem.org):
  • Carta de apresentação, na qual devem ser expostos os motivos pelos quais está interessado no curso e a forma como os seus conhecimentos pessoais seriam úteis na instituição em que trabalha.
  • Fotocópia da pré-inscrição realizada para o curso (item 1)
  • Carta da instituição para a qual trabalha, na qual deve ser apresentado o seu apoio à candidatura, assim como o seu interesse na formação do candidato na temática de orçamentos sensíveis ao gênero.
  • Curriculum vitae.

O resultado da seleção das bolsas de estudo será divulgado até o dia 18 de abril de 2009. O curso “Orçamentos Públicos Pró-equidade de Gênero contra a Pobreza na América Latina e Caribe” acontecerá entre 27 de abril e 27 de novembro de 2009.

Mais informações

Sobre o curso: flerida@flasco.edu.mx

Sobre a concessão de bolsas: postulaciones_becas@unifempaisesandinos.org ; unifem.paises.andinos@unifem.org ou nataly.queiroz@unifem.org

Ciências Biológicas vai promover minicursos em abril e maio
Por André Amorim

O curso de Ciências Biológicas, em parceria com o Conselho de Estudantes de Ciências Biológicas da Unicap, irá oferecer minicursos nos meses de abril e maio. As aulas serão realizadas por professores convidados da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Veja a programação:

Temática: Gestão Ambiental e Avaliação de Impacto ambiental

Palestrante: Profa. Dra. Jandira Leal - UFPE

Vagas: 60

Dias: 15 e 16 de abril

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 18h às 22h

Temática: Biotecnologia Industrial

Palestrante: Prof. Dr. Marcos Morais - UFPE

Vagas: 60

Dias: 27 e 28 de abril

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 14h às 18h

Temática: Bioempreendedorismo

Palestrante: Prof. Dr. João Assis - UFPE

Vagas: 60

Dias: 12 e 13 de maio

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 18h às 22h

Temática: Clonagem Gênica e Uso de Células - Tronco na Medicina Regenerativa

Palestrante: Prof. Dr. Humberto Pereira - UFPE

Vagas: 60

Dias: 28 e 29 de maio

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 14h às 18h

As inscrições custam R$ 20,00 e podem ser feitas com a representante do Conselho dos Estudantes de Ciências Biológicas, Bruna Cabral, à tarde, na sala 510 do bloco B. Outras informações com os professores Aluízio Bezerra e Bereneuza Brasileiro, ou com a coordenação do curso de Ciências Biológicas pelo fone 2119-4197.

Pastoral e CCS vão promover excursão para a Paixão de Cristo
Por Tiago Cisneiros

A Pastoral e o Centro de Ciências Sociais (CCS) da Católica vão promover uma excursão para Nova Jerusalém, onde acontecerá o espetáculo da Paixão de Cristo. A viagem será realizada no dia 6 de abril, com saída do campus da Universidade, às 11h. O grupo almoçará na feira de Caruaru e voltará ao Recife após a apresentação.

Os interessados podem se inscrever na Pastoral, localizada no térreo do bloco A (sala 014), mediante o pagamento de R$ 35. A Irmã Rosário, pastoralista da Católica, explicou que a viagem não será, apenas, um passeio. “A ideia é fornecer a verdadeira visão, o verdadeiro significado da Páscoa aos alunos”, disse.

A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém será encenada de 3 a 11 de abril

Mais informações

Excursão:

CCS - (81) 2119 4173 e Pastoral - (81) 2119 4238.

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

Site: http://www.novajerusalem.com.br/2009/index.php

Encontro Regional dos Estudantes de Administração acontece em Teresina
Por André Amorim

Teresina, capital do estado do Piauí, será a sede do 13º Encontro Regional dos Estudantes de Administração (Eread), que acontece nos dias 18, 19 e 20 de abril. Os diretórios acadêmicos das Universidades Católica e Federal (UFPE) pretendem levar, neste ano, 50 alunos das duas instituições. Estudantes da Fcap/UPE também participarão do encontro.

Além de workshops, cases, grupos de discussão, palestras e apresentação de trabalhos científicos, o encontro terá momentos de descontração com apresentações culturais, cine Eread e trilha na natureza.

Estão sendo oferecidos dois pacotes de viagem: o primeiro custa R$ 300,00 e inclui hospedagem em alojamento, transporte, inscrição e três refeições. O outro custa R$ 410,00 e inclui hospedagem em hotel, transporte, inscrição e uma refeição. Para outras informações entrar em contato com o presidente do D.A. de Administração da Unicap, Ricardo Verçoza, pelos telefones 9642-4173 ou 8782-3099.

Encontro de Psicanálise discute amor e desejo feminino
Por Tiago Cisneiros

O Fórum de Psicanálise do Campo Lacaniano do Recife e a Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano realizam, nos dias 24 e 25 de abril, o seminário “Amor, desejo e gozo no feminino”, ministrado pela psicanalista Elisabeth da Rocha Miranda. O evento acontece no Hotel Best Western Manibu, localizado na Avenida Conselheiro Aguiar, bairro de Boa Viagem.

Confira a programação do seminário:

Dia 24:

- “A Formação do Analista” – das 19h30 às 21h30. – Entrada franca

Dia 25:

- “Por que não há relação sexual? Posição masculina/posição feminina” – das 9h às 10h30.

- “O gozo feminino” – das 11h às 12h30.

- “Os dizeres do amor – o amor como suplência” – das 14h30 às 16h.

- “A clínica” – das 16h30 às 18h.

No dia 24, a participação no evento é gratuita. Para o dia 25, as inscrições custam R$ 60,00 para profissionais e R$ 30,00 para estudantes.

Serviço

Informações:

(81) 9114 3874 – Lúcia Carneiro Leão

(81) 9172 4224 – Yáskara Maia

Hotel Best Western Manibu

- Endereço: Av. Conselheiro Aguiar, 919, Boa Viagem - Recife/PE

- Fone: (81) 3084 2810.

Museu de Arqueologia abre as portas para a 7ª Semana Nacional de Museus
Por André Amorim

De 17 a 23 de maio, será realizada a 7ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus e Turismo”. Em virtude da realização desse evento, o Museu de Arqueologia da Católica estará aberto, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, entre os dias 18 e 22 de maio. Na ocasião, além do museu aberto ao público, serão montadas, no térreo do bloco A, as exposições “Megafauna”, “Cerâmica” e “Evolução do Homem”.

Ainda durante a semana, o projeto “Arqueologia para Crianças” realizará as oficinas de Escavação - de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h ou das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 9h às 11h; Cerâmica e Argila - segunda e quarta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 15h às 17h; Pinturas Rupestres - de segunda a quinta, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira das 15h às 17h; e Hábitos Alimentares da Pré-história – terça e quinta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Cada oficina oferece 15 vagas por turno. As inscrições custam R$ 5,00 e podem ser feitas pelo telefone 2119-4192.

Professora da Católica ministra curso de avaliação psicológica
Por Tiago Cisneiros

A professora do curso de Psicologia da Católica Ana Lúcia Francisco vai ministrar o curso “Modalidades de Avaliação Psicológica: objetivos, instrumentos e elaboração de documentos”. A iniciativa é do projeto Lumiar e acontece nos dias 3 e 4 de abril, no Marante Plaza Hotel.

Na sexta-feira (3), o curso será realizado das 18h às 22h; no sábado (4), das 8h às 12h e das 14h às 18h. As vagas são limitadas (40) e as inscrições podem ser feitas na sede do projeto Lumiar (Rua do Sossego, 206 – Boa Vista – Recife/PE).

Serviço

Mais informações:

Fones: (81) 3075 5659 / (81) 9929 7003 / (81) 8732 3357 / (81) 9212 1269

E-mail: projetolumiar@yahoo.com.br

Endereços:

Sede do projeto Lumiar: Rua do Sossego, 206 – Boa Vista – Recife/PE

Marante Plaza Hotel: Av. Boa Viagem, 1070 – 1º. Jardim – Boa Viagem – Recife/PE

Inscrições para MBA em Planejamento e Gestão de Eventos vão até 3 de abril
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco realizará, a partir do dia 27 de abril, o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. A pós-graduação tem sido bastante procurada por profissionais de turismo, relações públicas e administração.

Os interessados no curso podem se inscrever até o dia 3 de abril. O formulário de inscrição está disponível no site www.unicap.br, e deve ser entregue no Espaço Executivo da Unicap, junto aos seguintes documentos:

  • Original e cópia do diploma
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Originais e cópias do documento de identidade e do CPF
  • Curriculum vitae
  • Uma fotografia ¾ recente

Estão sendo oferecidas 40 vagas para o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. O processo de seleção levará em conta o diploma e o histórico escolar. Se necessária, será realizada uma entrevista individual com o candidato. O resultado será divulgado até o dia 8 de abril.

A matrícula para os candidatos aprovados acontecerá entre os dias 13 a 17 de abril, no Espaço Executivo da Unicap, onde o curso será oferecido. As aulas serão ministradas de segunda-feira à quinta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. A carga horária total é de 360 horas/aula, distribuídas em 17 disciplinas. Ao término do MBA, os alunos deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O investimento é de 18 parcelas de R$ 420,00.

O MBA em Planejamento e Gestão de Eventos é coordenado pela professora Verônica Brayner, docente dos cursos de Comunicação Social e das pós-graduações em Jornalismo Cultural e Estudos Cinematográficos, além de coordenadora do curso de Relações Públicas. “Esse curso se diferencia da especialização, porque se dirige a pessoas que estão no mercado e voltam à universidade, a fim de aprimorar as suas habilidades profissionais. O MBA pretende aprimorar as técnicas de planejamento e administração de eventos, nos mais diversos segmentos”, esclarece.

Sobre o mercado de trabalho, Verônica é otimista: “Este segmento de mercado está, absolutamente, aquecido. O Recife, por exemplo, tem uma tradição muito grande de eventos culturais, religiosos e científicos”. E justifica: “Nós, da academia, sentimos a necessidade de um aprimoramento desses profissionais, quanto ao planejamento e à administração de eventos, à criação de mercados e oportunidades de empreendedorismo e à observância de tendências. Esse é o propósito do curso”.

Serviço

Espaço Executivo da Unicap – Rua Almeida Cunha, 245 – 3o. Andar – Sala 303 – Boa Vista – Recife/PE

Horário de atendimento: das 9 às 13h e das 14h às 17h.

Mais informações:

Telefones: (81) 2119 4344 e (81) 2119 4243.

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Site: www.unicap.br

Programa Universidade não tem idade está com inscrições abertas
Por Lílith Perboire

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o programa Universidade não tem idade. Serão oferecidos 28 cursos para aquelas pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar novos conhecimentos e/ou obter capacitação em áreas específicas. As aulas serão ministradas entre abril e junho. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br ou na Pró-Reitoria Comunitária, localizada na sala 003 no térreo do bloco B. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.O valor dos cursos varia de R$ 50 a R$ 175. Mais informações pelo fone 2119.4146. Confira abaixo a relação dos cursos:

Direitos Humanos: um panorama internacional
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: Jayme Benvenuto Lima Júnior
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Do gênero violência à violência de gênero: um estudo sobre a violência contra a mulher
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Vanessa Pedroso e Marília Montenegro Pessoa de Melo
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Da curiosidade à pesquisa: dicas metodológicas
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professora: Karina Nogueira Vasconcelos
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

“Honra teu pai e tua mãe”: Direitos Fundamentais do Idoso
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Direito a alimentos: Garantias Constitucionais
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 18/05/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Sexualidade no amadureSer
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 50,00
Professora: Maria do Amparo Rocha Caridade
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 824 - bloco B   

Espiritualidade e saúde: a contribuição da fé para o bem-estar físico e psíquico
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 70,00
Professor: Moab Duarte Acioli
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 17h às 20h
Sala: 824 - bloco B

Ativando a memória: você se lembra?
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Mauricéa Tabosa e Márcia Crócia
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h30 às 12h
Sala: 710 - bloco B

Drogas: quando o beco encontra uma saída
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 130,00
Professora: Irinéa Nunes Almeida Gonçalves Catarino
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 09h às 12h
Sala: 824 - bloco B

Quem não se comunica se complica
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 85,00
Professora: Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 17h às 18h30
Sala: 711 - bloco B

No stress: técnicas de massagens terapêuticas
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 105,00
Professor: Francisca Maria Alves Mota
Início do curso: 18/04/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: 501 - bloco G4

Xadrez para iniciantes
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 95,00
Professor: Vicente Francisco de Sousa Neto
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 003 - bloco D

Introdução à Microinformática
Vagas*: 20
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 125,00
Professora: Gilka Barbosa
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 103 - bloco G

Construindo um banco de dados pessoal com ACCESS
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 165,00
Professor: Eduardo Carneiro Campelo Júnior
Início do curso: 01/04/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: Laboratório 03 do CTI

Produza o seu próprio combustível: o Biodiesel a partir do óleo de fritura
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 90,00
Professores: Valdemir Alexandre e Maria Helena P. Gazineu
Início do curso: 25/05/2009
Horário: 14h50 às 18h20
Sala: 702 - bloco D

Cinema e espiritualidade: a imagem nossa de cada dia
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 130,00
Professor: Padre Hugo Ara
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 15h às 18h
Sala: 510 - bloco A

(Re)visitando o centro: veja o Recife com outros olhos
Vagas*: 40
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 100,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 14h às 18h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Viajando na melhor idade
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 60,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Relações Humanas: a alma do negócio
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 100,00
Professora: Marinalva da Silva
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Como aplicar bem seu dinheiro
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 75,00
Professor: Egenilton Rodolfo de Farias
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 13h às 17h
Sala: Laboratório 03 do CTI

Do Jesus de Nazaré ao Cristo da Fé
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: João Luiz Correia Júnior
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 18h30 às 20h10
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

Sacramentos: sinais de vida e de esperança
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: Luiz Alencar Libório
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 16h às 17h40
Sala: Espaço Loyola – térreo do Bloco B

Igreja: da construção de pedra à comunidade viva
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: José Artur Tavares de Brito
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 14h às 15h40
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

Nascimento do Cristianismo: Introdução ao Novo Testamento
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: Cláudio Vianney Malzoni
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 20h20 às 22h
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

No princípio era o mito: a dimensão simbólica da vida
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 80,00
Professora: Martha Solange Perrusi
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B

Ética e Bioética: desafios atuais
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 80,00
Professores: Karl Heinz Efken e Ermano Rodrigues do Nascimento
Início do curso: 01/04/2009
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B

Católica vai sediar 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito
Por André Amorim

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a Universidade Católica irá sediar o 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito (ERED). O evento, articulado pelo D.A., com o tema “A luta pela efetivação dos direitos humanos no Nordeste”, faz parte do calendário oficial de comemoração dos 50 anos do curso de Direito da Unicap.

Além de facilitar a integração entre os futuros bacharéis, outro intuito do encontro, que deve contar com, segundo estimativa da organização, 500 estudantes dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, é a troca de conhecimento sobre a realidade jurídica de cada estado. Para Carla Varea Guareschi, presidente do D.A. de Direito, a realização desse encontro na Universidade é motivo de comemoração. “Esse é um encontro construído pelos estudantes e para os estudantes”, ela enfatiza.

Outras informações no site do D.A. de Direito: www.dafesc-unicap.com


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Jaime Mitchell, Manuela Ramos, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Maria Eduarda de Albuquerque, José Vianney Alencastro (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
MARÇO




ABRIL









MAIO



 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000