A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Assecom

Recife, 12 de Março de 2009 Ano 8

Alunos de Arquitetura e Urbanismo visitam canteiro de obras
Por André Amorim

Nesta quinta-feira (12), alunos do 3º período do curso de Arquitetura e Urbanismo visitaram o canteiro de obras de um edifício em construção no bairro do Poço da Panela. Os alunos, divididos em dois grupos - o primeiro esteve na obra às 8h e o segundo às 10h - puderam observar como funciona, na prática, a parte teórica estudada em sala de aula. A aula prática integrada, realizada durante todos os semestres com alunos do 3º período, contou com a presença do diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), José Orlando, e dos professores Ângelo Just, Silvio Romero, Joaquim Oliveira, Isabela Trindade e Paula Maciel.

Na visita guiada pelos professores Joaquim Oliveira e Ângelo Just, os alunos tiveram a oportunidade de observar as várias etapas da construção de um prédio. Dentro do conteúdo visto em sala de aula, os professores falaram, entre outras coisas, sobre o projeto e sua execução, solos, materiais de construção e logística na construção.

O professor Joaquim Oliveira destacou a importância da realização dessa visita para que os alunos possam analisar, ao mesmo tempo, o conteúdo visto separadamente em sala de aula. “Essa aula é muito interessante porque integra vários professores desse período, de várias disciplinas diferentes, que, normalmente, em sala de aula, são vistas separadamente, mas que no fundo existe uma integração nos projetos, na construção”, disse.

Mariana Caldas, aluna de Arquitetura e Urbanismo, fala sobre a vantagem de uma aula no canteiro de obras. “Aqui nós estamos vendo como realmente são as coisas. Lá - na sala de aula - é a parte mais teórica, enquanto aqui a gente vê como as coisas são feitas. Fica mais fácil de aprender o assunto”.

Semana do Estudante de Administração ensina “Como elaborar um Plano de Negócios”
Por Jaime Mitchell

A I Semana do Estudante de Administração, em seu ciclo de minicursos oferecidos em parceria com o Sebrae, mostrou como os futuros profissionais podem elaborar um Plano de Negócios. A instrutora do Sebrae Antonieta Bezerra, também coordenadora do grupo Gestão Associação, vinculado ao Sebrae, explicou para que serve fazer um Plano de Negócios. “Definir o objetivo do projeto, identificar o potencial das vendas, definir o tipo de cliente, dimensionar os recursos, conhecer e avaliar fornecedores e concorrentes”, disse Antonieta. Depois de elaborado o plano, a pessoa deve se questionar se vale a pena abrir, manter ou ampliar o negócio. O minicurso aconteceu na sala 703, do bloco G.

Antonieta explicou cada passo para fazer o Plano. Ela os apresentou da seguinte maneira: Sumário Executivo, Apresentação da Empresa, Plano de Marketing, Plano Operacional, Plano Financeiro e Documentação de Apoio.

O Sumário Executivo deve ser uma síntese de todo o Plano de Negócios. Ele deve ser escrito de forma objetiva e conter tudo que se quer dizer. A partir do sumário, o investidor vai decidir se lê o resto do plano ou não. “Pessoas que analisam projetos sabem dizer se aquilo (descrito) vale a pena ou não, se está bem estruturado, até por conta das experiências que eles têm”, falou Antonieta. O Sumário Executivo tem que responder a cinco perguntas básicas: qual negócio vai ser desenvolvido? Como vai conhecer a concorrência? Qual o perfil da sua equipe? Qual o volume de negócio que se espera ter em um espaço de tempo de um ano? Quanto será necessário para implementar o negócio?

“Por que você está abrindo esse negócio? Se ele já existe como vem funcionando?”, questionou a instrutora. Essas perguntas devem ser respondidas na Apresentação da Empresa. Todos os dados do empreendimento devem ser informados. Um ponto relevante para ser salientado nessa parte é: se a empresa é nova, por que decidiu criá-la?

Segundo Antonieta, a primeira coisa que deve ser feita é estudar o mercado que se quer atingir. “Toda empresa tem função social. A empresa está a serviço de outros. Tudo que ela faz é para outros, então você tem que saber quem são essas pessoas e o que querem”, afirmou a instrutora. Desse ponto, a pessoa começa a traçar seu Plano de Marketing. As etapas para montar o Plano são: descrever os principais produtos, identificar o cliente, estudar esse cliente, estudar os concorrentes e os fornecedores, elaborar estratégias promocionais e de comercialização.

O Plano Operacional vai abordar os itens de funcionamento do negócio. Desde localização ao processo de produção. O layout ou arranjo físico influencia na decisão do cliente de entrar em uma loja. É importante, também, analisar a capacidade produtiva da empresa, saber que tipos de pessoas a empresa precisa, que perfil é exigido para cada cargo.

Todas as demonstrações financeiras devem estar inclusas no Plano Financeiro. Deve ser apresentado mostrando a estimativa do investimento total, estimativa do faturamento mensal dos custos fixos e variáveis, balanço patrimonial, análise do ponto de equilíbrio e de indicadores financeiros do negócio, previsão dos recebimentos e pagamentos. O Plano Financeiro deve ter ainda um demonstrativo de resultados.

Como anexos no Plano de Negócios podem vir documentações de apoio. Como exemplos, Antonieta citou contratos de aluguel, orçamentos das máquinas, equipamentos, artigos de jornais e revistas sobre o ramo e fotos dos principais produtos.

Depois de pronto, o Plano de Negócios deve ser avaliado. Antonieta reforçou que a pessoa deve se fazer à pergunta: vale a pena abrir, manter ou ampliar meu negócio?

Bolsa de Valores foi tema de palestra na I Semana do Estudante de Administração
Por André Amorim

Foi realizada, na sala 102 do bloco G, a palestra “Jovens vão à Bolsa de Valores”. No último dia da I Semana do Estudante de Administração, Jorge Teixeira e Sandro Borba, funcionários da corretora Up Investimentos, mostraram o funcionamento e as formas de se investir na bolsa de valores, os serviços oferecidos por uma corretora de investimentos e falaram, também, sobre o jovem investidor.

Jorge Teixeira fala da importância do controle dos gastos pessoais. Uma boa maneira de controlar os gastos, diz o palestrante, é anotar todos os gastos pessoais numa planilha.Para os que têm dificuldade de poupar dinheiro, Teixeira recomenda que a pessoa guarde, no mínimo, dez por cento do salário e, a partir de então, procure aumentar esse percentual.

Utilizando comparações reais de aplicações em fundo de previdências, poupança e ações, os palestrantes mostraram as vantagens de quem aplica o capital em ações.

Católica recebe 3o Encontro de Cordelistas e Poetas
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco recebeu, na tarde desta quinta-feira (12), o 3o Encontro de Cordelistas e Poetas. O evento, realizado no auditório G2 da Unicap, é uma iniciativa do grupo AcordaBrasil e da Associação Pernambucana dos Estudantes de Direito (Aped).

O encontro homenageou o falecido poeta Erickson Luna, ex-aluno dos cursos de Direito e Jornalismo da Católica. Os artistas participantes do evento foram Chico Pedrosa, Aldo Lins, Fabíola Oliveira, Jaílson Marroquim, Valmir Jordão, Macro Júnior, Sérgio Leandro, Thelma Regina, Maurício Santos, José Roberto do Nascimento, Bel Salviano, Dodô Félix, Eraldo José, Fátima Almeida, Geraldo Valério, Jeremias Vicente, Julianne Maciel e Karoline Maciel.

O poeta Aldo Lins iniciou a série de declamações, com os poemas “Estatística” – baseado na violência exposta na mídia – e “Bandeira da Aurora” – em homenagem à conhecida rua do Recife.

Em seguida, foi exibido um vídeo sobre pobreza e exclusão social. Foram apresentadas imagens da miséria nas ruas do Brasil e dados sobre a realidade social brasileira.

Tarcísio Bispo apresentou os poemas “O pequeno gigante das ruas”, que se refere aos catadores de lixo urbanos, e “Atadura Infernal do Extremo Oriente”, que aborda a guerra e a violência no Oriente Médio. Em seguida, Jaílson Marroquim homenageou a cidade de Olinda e recitou os poemas “Africácea”, “Água fresca”, “Haiti”, “Movimento Nagô” e “Pequeno comentário sobre o terceiro mundo”.

O poeta Chico Pedrosa subiu ao palco e levou o público ao êxtase. Depois de arrancar risos e aplausos com os poemas “Arrancador de Botija” e “O erro da vendedora”, foi, praticamente, obrigado a continuar sua apresentação. Atendendo aos pedidos do público, ele fechou o recital com a obra “O vendedor de Berimbau”.

Sérgio Leandro iniciou sua apresentação com um elogio à organização do evento. “Para nós, escritores, é muito importante ter um espaço para mostrar nosso trabalho. Espero que, um dia, a literatura possa vender tanto quanto CDs de brega e funk”,  declarou. Em seguida, recitou “Canção para Lisboa” e “Baruch” (‘bendito’, em hebraico), além de um poema em homenagem ao Recife, que completou, nesta quinta-feira, 472 anos de fundação.

José Roberto do Nascimento apoiou-se no seu último livro “Ato final”. Apresentou os poemas “Acorda, Brasil” e “Afro-irmão” – este último, em referência à raça negra e à marcante miscigenação no país.

 

 

“Não sou poetisa; apenas, uma aprendiz”, afirmou Bel Salvino, assim que subiu ao palco do auditório. Ela apresentou poemas sobre a triste realidade no sertão e nas cidades brasileiras e as semelhanças entre a vida no interior (de onde veio) e no bairro de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes. Além disso, falou sobre o seu trabalho de divulgação, pela internet (no site de relacionamentos Orkut), da obra de diversos artistas e poetas da região Nordeste.

As surpresas do encontro foram as irmãs Julianne e Karoline Maciel, que apresentaram poemas de autoria de diversos artistas, como José Laurentino e Chico Pedrosa. Julianne, de seis anos, recitou “Compromisso com o belo”, “No dia da poesia” e “Eu quero ser”. Karoline, de oito anos, declamou “A diferença entre nós”, “História de Caçador” e “A briga na procissão”.

O público do 3o Encontro de Cordelistas e Poetas foi composto, sobretudo, por estudantes do Colégio Liceu Nóbrega, administrado pela Universidade Católica de Pernambuco. A organização do evento justificou o convite: “Nosso objetivo é dissolver a barreira entre universitários e alunos secundaristas, através desses belos instrumentos, que são a literatura de cordel e a poesia”.

Durante o evento, foram expostos os livros “Hai Kaindo na real e outros poemas”, de Valmir Jordão, “Panorama Nordestino”, de José Roberto do Nascimento, e “Ato final”, de Jaílson Marroquim.

Pós-graduação em Direito Matrimonial Canônico será retomada no início de julho
Por Tiago Cisneiros

No dia 6 de julho, a Universidade Católica de Pernambuco dará início ao segundo módulo da pós-graduação em Direito e Processo Matrimonial Canônico. O curso surgiu a partir de uma solicitação da CNBB NE2 (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste 2) e do Tribunal Eclesiástico.

A pós-graduação em Direito e Processo Matrimonial Canônico é uma experiência inédita no Nordeste brasileiro. O curso, iniciado em 5 de janeiro de 2009, tem duração total de oito semanas (três no primeiro módulo, três no segundo e duas no terceiro). As aulas acontecem nos períodos da manhã e da noite, no bloco G4 da Unicap, e são ministradas por docentes da Universidade e por professores convidados do Rio de Janeiro.

O coordenador do curso, Ubiratan de Couto Maurício, destaca que o objetivo da pós-graduação é aprofundar a reflexão teológica, quanto ao matrimônio e às demandas matrimoniais. Ele ressalta, também, que a iniciativa não se destina, somente, a padres: “Dos 37 alunos da turma, a maioria é leiga. Temos muitos advogados, professores, servidores públicos e, até, fisioterapeutas”.Ainda sobre os estudantes, ele revela: “Ficamos surpresos ao ver muitas pessoas vindo de outros estados. Existem alunos de Mato Grosso, do Ceará, da Paraíba, do Maranhão e de Alagoas”. Conta, inclusive, que os bispos e arcebispos presentes à aula inaugural do curso se impressionaram com a representação de tantas localidades.

Segundo Ubiratan, a pós-graduação é útil a todos os funcionários de Pastorais da Família, e aos que buscam um emprego no Tribunal Eclesiástico. “No Tribunal, mais de 90% dos casos são relacionados a demandas matrimoniais, ou seja, a assuntos como a validade dos casamentos. Para trabalhar lá, a pessoa precisa ter mestrado ou doutorado em Direito Canônico. Nossa intenção é gerar uma preparação para os interessados”, explicou.

O jornal “O Estado de São Paulo” destacou a pós-graduação em Direito e Processo Matrimonial Canônico da Unicap, na edição de 10 de janeiro de 2009. O curso foi abordado na nota “O que Deus uniu...”, presente na coluna “Direto da Fonte”, assinada por Sonia Racy, no Caderno 2 do jornal.

O professor Ubiratan de Couto Maurício tem esperanças de que o assunto possa motivar a criação de novos cursos. “Se essa pós-graduação der certo, é possível que, em alguns anos, tenhamos um mestrado sobre o tema”, declarou.

Empreendedorismo feminino é tema de palestra na Semana do Estudante de Administração
Por Rebeca Kramer 

A I Semana dos Estudantes de Administração da Unicap continuou na noite desta quarta-feira (11) com o curso de ‘Desenvolvimento de equipes’ na sala 703 do bloco G, ministrado pela psicóloga e pedagoga Nina Rosa. O curso, que vai até esta sexta-feira (13), tem buscado expor o conceito de equipe, a importância das diferenças no processo de complementaridade e a percepção de como as partes relacionam-se na formação do todo. Além do curso, aconteceu o minicurso ‘Liderança eficaz’, na sala 102 do bloco G, ministrado pela psicóloga Leda Soares, e a palestra ‘Empreendedorismo feminino’, na sala 404 também do bloco G, ministrada pela veterinária pós-graduada em gestão de cooperativa, Patrícia de Miranda Pereira.  

De acordo com Leda Soares, a um líder é necessário saber ouvir, ter empatia, saber fazer parcerias, saber agir sob pressão, não rebater, precisa ter a capacidade de lidar com o outro, valorizar a equipe, escutar os subordinados, ter humildade, confiança no processo de troca e ter metas. “Também é muito importante a pessoa investir no relacionamento pessoal dela. Afinal, às vezes as competências técnicas não são suficientes porque a pessoa precisa aprender a ser mais tolerante e saber servir. Todos podem ser líderes, basta terem uma motivação interna”, afirmou Leda. E complementou:  Jesus Cristo foi um grande líder porque veio para servir. Os pais passam respeito aos filhos, confiança e ensinamentos, por isso conseguem influenciá-los.

De acordo com o estudioso James Hunter, liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas. Isso envolve foco na tarefa e no relacionamento. Liderança é executar, portanto, as tarefas enquanto se constroem relacionamentos. E com essas definições de liderança, “você se considera um bom líder?”. Essa foi a pergunta que levou, em sua maioria, alunos de Administração a refletirem sobre suas atitudes e decisões.

De acordo com a aluna de Administração Lysa Menezes, 21 anos, um dos fatores que a impedem de ser uma boa líder é a falta de confiança no que faz. Para o aluno de Fisioterapia Rafael Gomes, 19 anos, a sua dificuldade em se comunicar é o grande empecilho no objetivo de ser um bom líder: “Não é que me faltem ideias, mas sou muito tímido e isso me prejudica um pouco”, comentou Rafael. “Não tenho certeza de que minhas opiniões realmente influenciem as outras pessoas, mas busco ser sempre a mais coerente possível em minhas opiniões, além de ouvir sempre o grupo”, afirmou Maria das Graças, 52 anos, estudante de Ciências Contábeis. Segundo o aluno de Fisioterapia Jefferson Nunes, 21 anos, a fim de não entrar em conflito com pessoas de personalidade forte, abdica de um possível papel de líder da equipe: “Eu gosto de liderar, mas não me sinto muito empenhado ao perceber que já existe alguém à frente de tudo”, explicou.  

Já na palestra sobre ‘Empreendedorismo feminino’, Patrícia buscou justificar o processo do empreendedorismo por meio da vontade de ser independente, de não precisar se subordinar a alguém menos inteligente ou menos criativo que você e da possibilidade de ganhar muito dinheiro. Empreender significa transformar sonhos em realidade a partir de um capital intelectual e de força de vontade. Portanto, são características de um comportamento empreendedor: persistência, comprometimento, busca pela informação, planejamento, persuasão e rede de contatos, riscos calculados, imaginação, visão de oportunidades, independência e autoconfiança.

Assim, da mesma maneira que o homem, a mulher também está inserida nesse contexto de empreendedorismo, especialmente devido a mudanças tecnológicas, à globalização e à geração de novas oportunidades no mercado de trabalho.  E, de maneira geral, as mulheres ainda têm algumas características em comum: afetividade maior, sensibilidade aguçada, alto astral, maior organização, é mais receptiva e uma excelente ouvinte: “As mulheres empreendedoras são aquelas que buscam uma maior realização pessoal naquilo que fazem, diferentemente dos homens de maneira geral e que o incentivo de casa é muito importante nessa empreitada feminina”, comentou a empreendedora.

Católica vai sediar I Encontro de Estudantes do Prouni
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco vai receber, nos dias 14 e 15 de março, o 1o Encontro de Estudantes do Prouni – Programa Universidade para Todos. A iniciativa é do Diretório Central dos Estudantes da Unicap, do Diretório Central dos Estudantes da Faculdade Vale do Ipojuca e do Conselho Estadual de Entidades Gerais da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP).

A abertura do evento acontecerá no auditório G1 da Católica, às 10h do dia 14, com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad e representantes da União Nacional dos Estudantes, da União Estadual dos Estudantes e da Reitoria da Unicap. Todos os momentos serão realizados no auditório G1 da Universidade. Confira a programação do 1o Encontro dos Estudantes do Prouni:

Dia 14/03

  • 10h: Abertura
  • 12h: Almoço
  • 14h: Grupos de Trabalho sobre Educação
  • 19h: Atividade cultural com o Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE.

Dia 15/03

  • 10h: Debate “Conjuntura Educacional em Pernambuco”

Com a presença de representantes da UNE, UEP, Universidade de Pernambuco, Assembleia Legislativa de Pernambuco e da Secretaria de Ciências e Tecnologia do Estado.

  • 12h: Plenária Final

Inscrições para grupos artísticos vão até sexta-feira
Por Lílith Perboire

Os interessados em fazer parte dos grupos artísticos da Católica já podem se inscrever na CAC, sala 002, térreo do bloco B, e aguardarem a convocação para o teste de aptidão. As inscrições começaram no dia 2 de fevereiro e irão até esta sexta-feira (13).

O MPB-Unicap, que foi criado em 1983, tem como grande objetivo interpretar o melhor da música popular brasileira. Nesses 26 anos de trajetória o grupo revelou inúmeros cantores, músicos e compositores no cenário da música popular pernambucana, como André Rio, Riva Lê Boss, Marcílio Bab, dentre outros. Em seus shows o MPB homenageia grandes compositores e intérpretes brasileiros.

Já o grupo de dança Flor de Mandacaru trabalha, exclusivamente, com danças populares da nossa região e pretende divulgar e contribuir para a preservação das nossas raízes culturais. Os ritmos apresentados pelo Mandacaru são pastoril, xaxado, xote, forró, coco, ciranda, caboclinhos, maracatu, bumba-meu-boi e claro, o frevo.

O grupo Wave –Unicap surgiu há sete anos para resgatar a apreciação pela música instrumental de boa qualidade. Tem o intuito de levar ao público o valor da música instrumental, seja brasileira, preferencialmente, internacional, popular e até erudita, num jeito moderno e descontraído de interpretação.

Tem, ainda, o grupo de Capoeira criado há 26 anos. Mesclando arte, filosofia, luta e dança, o Grupo de Capoeira da Unicap é hoje o mais antigo em funcionamento no estado de Pernambuco.

Em 2003, o grupo passou a ministrar aulas aos portadores de deficiência mental e síndrome de down, que integram o Departamento de Educação da Unicap.

Serviço: A ficha de inscrição estará disponível na sala 002, térreo do bloco B (CAC) de segunda a sexta das 8h às 21h30.

Aliança Francesa promove palestra sobre Claude Lévi-Strauss

Com informações da Assessoria de Comunicação da Aliança Francesa

O olhar sobre as relações entre a França e o Brasil é o ponto de partida do ciclo de Cafés Culturel de 2009. O primeiro encontro, que ocorrerá nesta sexta-feira (13) a partir das 19h, tratará do vínculo do antropólogo Claude Lévi-Strauss com a cultura brasileira. O evento terá como palestrantes dois professores, Antonio Motta e Renato Athias, da Universidade Federal de Pernambuco, sendo o último ex-aluno do estruturalista francês.

O Café Culturel inaugural discutirá questões ligadas ao percurso intelectual e as contribuições do antropólogo, passando desde estruturalismo à inserção do pensamento ameríndio na civilização ocidental. Lévi-Strauss, que completou 100 anos em novembro, teve uma relação estreita com o Brasil, já que na década de 30 veio ao país para participar de uma Missão Francesa que ajudou na criação da Universidade de São Paulo. É autor de livros fundamentais para as Ciências Sociais, como Antropologia Estrutural e As Estruturas Elementares do Parentesco. Sobre o Brasil, escreveu Saudades do Brasil e Tristes Trópicos.

Antonio Motta e Renato Athias integram o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE. O primeiro falará sobre as relações culturais entre França e Brasil, o caso da Missão Francesa de Lévi-Strauss e o legado do pensador para os estudos antropológicos. Já Athias, vai enfatizar as noções de reciprocidade e troca no estruturalismo buscando colocar no centro do debate a Cultura. Segundo ele, a ideia é trazer para o debate, a partir de exemplos e da narrativa de Lévi-Strauss, questões ligadas à compreensão da cultura e o seu vínculo na interpretação dos fatos sociais e na construção da abordagem estruturalista na antropologia.

Este ano, em função do Ano da França no Brasil, o Café Culturel da Aliança Francesa do Recife celebra as relações entre os dois países. A cada mês serão apresentados e debatidos temas que envolvem essas nações, promovendo a discussão em vários campos do conhecimento, como o antropológico, o filosófico, o jurídico e o artístico, por exemplo. Neste sentido, os encontros possibilitarão lançar um olhar contemporâneo e singular sobre a cultura e a ciência franco-brasileira, promovendo assim uma atualização no debate das ideias.

Ao final do ciclo, que se encerrará em novembro, será publicado um livro que reunirá os textos do ciclo. O diretor da Aliança Francesa do Recife, Jean-Victor Martin, e a Assessora de Comunicação da AF, Raquel do Monte, são responsáveis pela curadoria do projeto.

Serviço:

Café Culturel sobre Claude Lévi-Strauss

Sexta-feira, dia 13 de março, às 19h.

Auditório da Aliança Francesa do Recife (Rua Amaro Bezerra, 466, Derby)

Evento gratuito, aberto ao público e em português

Informações: 3222.0918

Cineclube Revezes exibe musical com Johnny Depp e Iggy  Pop
Por Tiago Cisneiros

O Cineclube Revezes vai exibir, na próxima quarta-feira (18), o musical “Cry-Baby”, dirigido por John Waters. No elenco do filme, estão o ator Johnny Depp e o cantor Iggy Pop. A sessão acontece às 19h, na sala 510 do bloco A da Universidade.

O editor e produtor do "Programa de Cinema" (Estação TV), Bernardo Queiroz, vai debater sobre o filme após a exibição.

Mais informações podem ser obtidas no site www.cinerevezes.blogspot.com ou pelo e-mail cinerevezes@hotmail.com .

Livro de professor da Católica conta parte da história recente da Igreja no Nordeste
Por Jaime Mitchell

“Rilke (um dos mais importantes poetas de língua alemã do século XX) nos ensinou que a obra de arte é fruto de uma necessidade, de um desejo profundo, sem a qual a nossa vida não teria sentido. Eis aqui, leitor, uma obra necessária”. Este é o fim do prefácio do livro “Onde está o povo, aí está a Igreja?”, do professor Newton Darwin de Andrade Cabral. Escrito pela professora Sylvana Brandão (UFPE), o prefácio aborda a função do historiador e o sentido da História, e a partir deles, compartilhando suas respostas, discorre sobre preocupações que ela percebe presentes no professor Newton que, em sua obra, pesquisa e relata uma parte da história da Igreja Católica no Nordeste.

“Onde está o povo, aí está a Igreja?” tem como subtítulo “História e memórias do Seminário Regional do Nordeste II, do Instituto de Teologia do Recife e do Departamento de Pesquisa e Assessoria” e analisa o contexto civil e eclesial a partir dos quais essas instituições foram criadas, como funcionavam e o fim de cada uma delas. Após o Concílio Vaticano II, realizado pela Igreja Católica entre 1962 e 1965, um novo modelo de igreja foi desenvolvido a partir de sua definição como Povo de Deus.

Com o ideal de formar o povo de Deus foram fundadas, em Pernambuco, as três instituições, embora a primeira delas tivesse abrangência mais ampla, uma vez que se destinava às dioceses existentes no Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco e em Alagoas – o Regional Nordeste II, da CNBB. “O Seminário Regional do Nordeste II (SERENE II), o Instituto de Teologia do Recife (ITER) e o Departamento de Pesquisa e Assessoria (DEPA) formavam agentes que atuariam nos movimentos e pastorais da Igreja Católica, com uma atuação que incidia, também, na sociedade civil”, explica o professor Newton.

Dessas instituições participaram diversos segmentos, pois elas formavam conjuntamente pessoas para os ministérios eclesiais, inclusive para os não-ordenados, assim, não atingia apenas seminaristas. As três existiram paralelamente, tendo sido o SERENE II o primeiro a iniciar suas atividades, em 1965, funcionando em Camaragibe, no prédio que hoje abriga a Faculdade de Odontologia, da UPE.

Em sintonia com os novos tempos e após numerosas discussões e troca de correspondência com Roma (que enviou um representante seu para discutir a questão com os bispos interessados), os seminaristas deixaram o prédio construído para abrigar 450 estudantes, e foram morar, em pequenos grupos, em casas de bairros populares, o que ensejou a existência de um centro de estudos, necessidade que conduziu à criação do ITER, em 1968. Para atender pedidos de candidatos ao sacerdócio que desejavam estudar Teologia sem abandonar seus ambientes de atuação, foi criado o DEPA, que funcionou de 1977 a 1990 e atingiu outros grupos, notadamente o das religiosas.

Na marcha da história, a Igreja foi retomando alguns aspectos do modelo anterior ao do Concílio Vaticano II – o de Trento – o que conduziu à inviabilidade daquelas instituições que acabaram sendo fechadas a partir de decreto do Vaticano, em 1989. Por estarem próximas ao povo, a ordem de fechamento repercutiu e provocou manifestações, tais como vigílias e passeatas. A imprensa brasileira noticiou o fato. Após o fechamento do SERENE II e do ITER, o DEPA, que já dava sinais de exaustão, funcionou por apenas mais um ano.

O professor Newton Cabral realizou suas pesquisas em documentos dos arquivos das instituições, sobretudo nos do ITER e do SERENE II, que foram transferidos para João Pessoa, quando lá foi reaberto um seminário destinado a absorver parte dos seminaristas que nele continuariam seus estudos. Além disso, entrevistou 41 pessoas envolvidas com as instituições, tendo, para tanto, realizado viagens pelo interior de Pernambuco, para o Estado da Paraíba e para as cidades de Natal, Belo Horizonte e Brasília. O livro é fruto da sua Tese de Doutorado em História, pela Universidade Federal de Pernambuco. Para ele, transformar a tese em livro ajuda a “dar conhecimento ao grande público sobre o assunto”. A obra conta com um índice onomástico no qual são encontrados os nomes das pessoas citadas e as páginas nas quais elas aparecem.  

Esse é o primeiro livro do professor Newton Cabral que tem artigos em revistas, participou da organização de livros e publicou capítulos em coletâneas. O lançamento será no dia 19, às 19h, no auditório do CTCH, 1º andar do bloco B, da Universidade Católica de Pernambuco. No lançamento dialogarão sobre a obra o próprio autor, a professora Sylvana Brandão, que escreveu o prefácio, e o Coordenador Geral de Pós-graduação da Católica, professor Degislando Nóbrega, que fez o comentário da obra na orelha da publicação.

O professor Newton Cabral trabalha na Católica há 22 anos. Foi professor do curso de Filosofia, chefe do departamento de História e coordenador do curso de História; essa última função foi exercida até janeiro de 2009. Atualmente ensina na Graduação em História e no Mestrado em Ciências da Religião. 

  

Carteiras de estudante podem ser feitas até dia 16 na Católica
Por Tiago Cisneiros

O guichê da União Nacional de Estudantes (UNE), montado no hall do bloco G para a confecção das carteiras de estudante 2009, segue em funcionamento até o dia 16 de março.

A carteira de estudante 2009 custa R$ 12,00. Os interessados devem preencher e entregar o formulário de dados pessoais – disponível no guichê da UNE –, apresentar o comprovante de matrícula deste ano e fornecer uma foto ¾ recente.

A carteira da UNE tem validade nacional e concede meia-entrada em cinemas, teatros, shows, museus e jogos, entre outros estabelecimentos. Mais informações podem ser obtidas no site www.une.org.br.

Católica está com inscrições abertas até 31 de março para 18 cursos de especialização

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para 18 cursos de especialização que serão oferecidos a partir de abril de 2009. Mais informações pelo fone 2119.4134 ou no site www.unicap.br. Confira abaixo a relação dos cursos:

1. Administração Esportiva

2. Catequese

3. Ciência Política: Teoria e Prática Política no Brasil

4. Coordenação pedagógica

5. Patrimônio Histórico: Preservação e Educação

6. Ciências Criminais

7.Direito Processual Civil

8. Direitos Humanos

9. Educação Especial

10. Educação Infantil

11. Ensino de Matemática

12. Gerenciamento de Projetos de Tecnologia

13. Gestão Educacional

14. História e Cultura Afro-brasileira

15. Relações Internacionais na Era da Globalização

16. Serviço Social na Área de Saúde

17. Sexualidade Humana

18. Tecnologia Assistiva

Católica promove curso de especialização em Patrimônio Histórico
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá, a partir de abril, o curso de especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. A iniciativa é do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap e pretende capacitar profissionais para o trabalho de manutenção e valorização do patrimônio histórico e cultural.

As aulas do curso serão ministradas nas sextas-feiras, das 18h às 22h, e nos sábados, das 8h às 13h. A carga horária total é de 390 horas, ou seja, 15horas/aula mensais. A especialização será dividida em três módulos: “O patrimônio construído a ser preservado”; “A preservação e a educação patrimonial”; e “Pesquisa”. Este último será realizado de forma intercalada entre as disciplinas dos demais módulos, com o objetivo de orientar a produção de monografia ou projeto na área de preservação, como trabalho conclusivo do curso.

A especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação” será ministrada por professores da Católica e especialistas convidados. Entre os nomes confirmados, estão os historiadores José Luiz Mota Menezes (na disciplina “Arquitetura. Patrimônio Edificado”, do Módulo I) e Virgínia Pernambucano de Mello (na disciplina “Elementos de Tombamento”, do módulo II), a Dra. Franciza Lima Toledo (na disciplina “Conservação de Bens Patrimoniais, do módulo II) e a preservadora histórica Dra. Amélia Maria de Oliveira Reynaldo Alves (na disciplina “Patrimônio: conceitos e perspectivas”, do módulo I).

Segundo a Profª Drª Maria de Lourdes Nóbrega, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica e da especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”, as aulas não acontecerão, apenas, no ambiente da Universidade. “Nós vamos promover visitas a sítios históricos e arqueológicos. A idéia inicial é o estudo de Olinda. Quanto à parte arqueológica, ainda estamos planejando, junto ao arqueólogo André Soares e à coordenadora de Arqueologia da Unicap, Maria do Carmo Dias”, esclarece.

Estão abertas 35 vagas para a especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março de 2009, na Secretaria dos Cursos de Especialização da Católica, localizada na sala 19 do bloco J (Rua Nunes Machado, 42), entre 14h e 21h. O valor do curso é de 16 parcelas de R$ 280,00 (280 reais) cada.

Os documentos exigidos são:

  • Original e cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso com histórico escolar.
  • Originais e cópias do documento de identidade e CPF.
  • Curriculum Vitae (segundo modelo do CNPq, disposto no site www.cnpq.br)
  • Uma foto ¾ recente

O processo de seleção consiste na análise da documentação apresentada e, se necessário, uma entrevista individual com o candidato. 

Serviço

Mais Informações: (81) 2119 4134 ou no site www.unicap.br

Secretaria dos Cursos de Especialização: Rua Nunes Machado, 42, Boa Vista - Sala 19 do bloco J.

Horário da Secretaria dos Cursos de Especialização: das 14h às 21h.

Católica lança primeiro curso de pós-graduação em Administração Esportiva do Norte e Nordeste

A Universidade Católica de Pernambuco lança o primeiro curso de pós-graduação em Administração Esportiva do Norte e Nordeste, respaldado por estudos e pesquisas específicas desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) locais.

No Brasil, há oferta apenas no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As perspectivas de médio e longo prazos da Indústria do Esporte no Nordeste já justificam cursos formadores de gestores especializados.

O mercado esportivo pertence à industria do entretenimento, setor responsável pela maior movimentação de dinheiro e pelo maior número de empregos no mundo. O futebol mundial movimenta mais de 250 bilhões de dólares. No Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela FGV (Maio 2002), o número estimado da indústria de esporte está por volta de 25 bilhões de dólares e o crescimento anual deste setor ultrapassa os 10%.

O objetivo do curso é capacitar graduados para a utilização dos conceitos, métodos e técnicas da administração na gestão esportiva – Clubes de Futebol, Associações Esportivas, Universidade e Faculdades, Instituições Públicas e Academias. O curso busca ainda, formar especialistas em Administração Esportiva visando atender a um mercado em crescente desenvolvimento. A Indústria do Entretenimento, em particular a dos Esportes, vista como um negócio rentável irá requerer, cada vez mais, gestores profissionais capazes de obter resultados econômico-financeiros em associações esportivas, de acordo com seus objetivos estatutários.

O Corpo Docente será constituído por professores e pesquisadores (doutores, mestres e especialistas) vinculados à Universidade Católica de Pernambuco e a outras IES locais, os quais, além da formação acadêmica, possuem experiência profissional relativa às suas correspondentes áreas de concentração.

O curso será realizado no bloco J, em salas climatizadas, com data-show, TV e som. As aulas serão aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O investimento é de 18 mensalidades de R$ 290,00.

O certificado de pós-graduação em Nível de Especialização "Lato Sensu" de Administração Esportiva será fornecido pela Universidade Católica de Pernambuco aos alunos que atenderem aos critérios de aprovação estabelecida no regulamento do curso.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no www.unicap.br. Mais informações sobre o curso de pós-graduação em Administração Esportiva pelos telefones (81) 2119.4134 e 2119.4244 e pelo e-mail: salesvidal@unicap.br.

Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais com inscrições abertas

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais. O candidato deve preencher o formulário via Internet no www.unicap.br, entre 16 e 20 de março, onde também está disponível o edital, assim como a relação da documentação necessária que deve ser entregue na Secretaria da Pró-reitoria Acadêmica, localizada na Rua Almeida Cunha, nº 245, bairro da Boa Vista,  sala 003 do térreo do Bloco G4. O horário de atendimento vai das 8h30 às 10h30 e das 14h30min às 16h30min. Estão sendo oferecidas doze vagas. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4369.   

Inscrições para MBA em Planejamento e Gestão de Eventos vão até 3 de abril
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco realizará, a partir do dia 27 de abril, o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. A pós-graduação tem sido bastante procurada por profissionais de turismo, relações públicas e administração.

Os interessados no curso podem se inscrever até o dia 3 de abril. O formulário de inscrição está disponível no site www.unicap.br, e deve ser entregue no Espaço Executivo da Unicap, junto aos seguintes documentos:

  • Original e cópia do diploma
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Originais e cópias do documento de identidade e do CPF
  • Curriculum vitae
  • Uma fotografia ¾ recente

Estão sendo oferecidas 40 vagas para o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. O processo de seleção levará em conta o diploma e o histórico escolar. Se necessária, será realizada uma entrevista individual com o candidato. O resultado será divulgado até o dia 8 de abril.

A matrícula para os candidatos aprovados acontecerá entre os dias 13 a 17 de abril, no Espaço Executivo da Unicap, onde o curso será oferecido. As aulas serão ministradas de segunda-feira à quinta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. A carga horária total é de 360 horas/aula, distribuídas em 17 disciplinas. Ao término do MBA, os alunos deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O investimento é de 18 parcelas de R$ 420,00.

O MBA em Planejamento e Gestão de Eventos é coordenado pela professora Verônica Brayner, docente dos cursos de Comunicação Social e das pós-graduações em Jornalismo Cultural e Estudos Cinematográficos, além de coordenadora do curso de Relações Públicas. “Esse curso se diferencia da especialização, porque se dirige a pessoas que estão no mercado e voltam à universidade, a fim de aprimorar as suas habilidades profissionais. O MBA pretende aprimorar as técnicas de planejamento e administração de eventos, nos mais diversos segmentos”, esclarece.

Sobre o mercado de trabalho, Verônica é otimista: “Este segmento de mercado está, absolutamente, aquecido. O Recife, por exemplo, tem uma tradição muito grande de eventos culturais, religiosos e científicos”. E justifica: “Nós, da academia, sentimos a necessidade de um aprimoramento desses profissionais, quanto ao planejamento e à administração de eventos, à criação de mercados e oportunidades de empreendedorismo e à observância de tendências. Esse é o propósito do curso”.

Serviço

Espaço Executivo da Unicap – Rua Almeida Cunha, 245 – 3o. Andar – Sala 303 – Boa Vista – Recife/PE

Horário de atendimento: das 9 às 13h e das 14h às 17h.

Mais informações:

Telefones: (81) 2119 4344 e (81) 2119 4243.

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Site: www.unicap.br

Programa Universidade não tem idade está com inscrições abertas
Por Lílith Perboire

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o programa Universidade não tem idade. Serão oferecidos 28 cursos para aquelas pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar novos conhecimentos e/ou obter capacitação em áreas específicas. As aulas serão ministradas entre abril e junho. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br ou na Pró-Reitoria Comunitária, localizada na sala 003 no térreo do bloco B. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.O valor dos cursos varia de R$ 50 a R$ 175. Mais informações pelo fone 2119.4146. Confira abaixo a relação dos cursos:

Direitos Humanos: um panorama internacional
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: Jayme Benvenuto Lima Júnior
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Do gênero violência à violência de gênero: um estudo sobre a violência contra a mulher
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Vanessa Pedroso e Marília Montenegro Pessoa de Melo
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Da curiosidade à pesquisa: dicas metodológicas
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professora: Karina Nogueira Vasconcelos
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

“Honra teu pai e tua mãe”: Direitos Fundamentais do Idoso
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Direito a alimentos: Garantias Constitucionais
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 18/05/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Sexualidade no amadureSer
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 50,00
Professora: Maria do Amparo Rocha Caridade
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 824 - bloco B   

Espiritualidade e saúde: a contribuição da fé para o bem-estar físico e psíquico
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 70,00
Professor: Moab Duarte Acioli
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 17h às 20h
Sala: 824 - bloco B

Ativando a memória: você se lembra?
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Mauricéa Tabosa e Márcia Crócia
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h30 às 12h
Sala: 710 - bloco B

Drogas: quando o beco encontra uma saída
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 130,00
Professora: Irinéa Nunes Almeida Gonçalves Catarino
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 09h às 12h
Sala: 824 - bloco B

Quem não se comunica se complica
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 85,00
Professora: Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 17h às 18h30
Sala: 711 - bloco B

No stress: técnicas de massagens terapêuticas
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 105,00
Professor: Francisca Maria Alves Mota
Início do curso: 18/04/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: 501 - bloco G4

Xadrez para iniciantes
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 95,00
Professor: Vicente Francisco de Sousa Neto
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 003 - bloco D

Introdução à Microinformática
Vagas*: 20
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 125,00
Professora: Gilka Barbosa
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 103 - bloco G

Construindo um banco de dados pessoal com ACCESS
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 165,00
Professor: Eduardo Carneiro Campelo Júnior
Início do curso: 01/04/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: Laboratório 03 do CTI

Produza o seu próprio combustível: o Biodiesel a partir do óleo de fritura
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 90,00
Professores: Valdemir Alexandre e Maria Helena P. Gazineu
Início do curso: 25/05/2009
Horário: 14h50 às 18h20
Sala: 702 - bloco D

Cinema e espiritualidade: a imagem nossa de cada dia
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 130,00
Professor: Padre Hugo Ara
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 15h às 18h
Sala: 510 - bloco A

(Re)visitando o centro: veja o Recife com outros olhos
Vagas*: 40
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 100,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 14h às 18h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Viajando na melhor idade
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 60,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Relações Humanas: a alma do negócio
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 100,00
Professora: Marinalva da Silva
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Como aplicar bem seu dinheiro
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 75,00
Professor: Egenilton Rodolfo de Farias
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 13h às 17h
Sala: Laboratório 03 do CTI

Do Jesus de Nazaré ao Cristo da Fé
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: João Luiz Correia Júnior
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 18h30 às 20h10
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

Sacramentos: sinais de vida e de esperança
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: Luiz Alencar Libório
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 16h às 17h40
Sala: Espaço Loyola – térreo do Bloco B

Igreja: da construção de pedra à comunidade viva
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: José Artur Tavares de Brito
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 14h às 15h40
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

Nascimento do Cristianismo: Introdução ao Novo Testamento
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: Cláudio Vianney Malzoni
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 20h20 às 22h
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

No princípio era o mito: a dimensão simbólica da vida
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 80,00
Professora: Martha Solange Perrusi
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B

Ética e Bioética: desafios atuais
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 80,00
Professores: Karl Heinz Efken e Ermano Rodrigues do Nascimento
Início do curso: 01/04/2009
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B

Católica promove minicurso de canto litúrgico
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Apostolado Litúrgico, promoverá minicurso de “Cantos do Hinário Litúrgico da CNBB para o Tríduo Pascal”. A iniciativa pretende capacitar e aprimorar os agentes pastorais que trabalham com música nas cerimônias religiosas.

O minicurso será ministrado por uma equipe mista de agentes pastoralistas da Pastoral da Universidade Católica e do Apostolado Litúrgico (padres, religiosos e leigos). As aulas acontecerão de 16 a 19 de março, das 19h às 21h30, no auditório G1 (primeiro andar do bloco G da Unicap). O investimento total é de R$ 15,00.

As inscrições para o minicurso já estão abertas e prosseguem até a semana anterior ao início das aulas. Os interessados devem comparecer à Loja do Apostolado Litúrgico, à Pastoral da Unicap ou à Pró-reitoria Comunitária da Universidade.

Serviço
Locais de inscrição e informações:

Loja do Apostolado Litúrgico
Endereço: Avenida Dantas Barreto, n. 1000
Fone: (81) 3224 4259

Pastoral da Unicap
Localização: térreo do bloco A da Católica, sala 014
Fone: (81) 2119 4238

Pró-reitoria Comunitária da Unicap
Localização: térreo do bloco B da Católica, sala 003
Fone: (81) 2119 4146

Católica vai sediar 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito
Por André Amorim

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a Universidade Católica irá sediar o 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito (ERED). O evento, articulado pelo D.A., com o tema “A luta pela efetivação dos direitos humanos no Nordeste”, faz parte do calendário oficial de comemoração dos 50 anos do curso de Direito da Unicap.

Além de facilitar a integração entre os futuros bacharéis, outro intuito do encontro, que deve contar com, segundo estimativa da organização, 500 estudantes dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, é a troca de conhecimento sobre a realidade jurídica de cada estado. Para Carla Varea Guareschi, presidente do D.A. de Direito, a realização desse encontro na Universidade é motivo de comemoração. “Esse é um encontro construído pelos estudantes e para os estudantes”, ela enfatiza.

Outras informações no site do D.A. de Direito: www.dafesc-unicap.com


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Jaime Mitchell, Manuela Ramos, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Maria Eduarda de Albuquerque, José Vianney Alencastro (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
MARÇO




ABRIL









MAIO



 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000