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Recife, 11 de Março de 2009 Ano 8

Semana do Estudante de Administração discute como ser um líder eficaz
Por Jaime Mitchell

“Não queira ser como os que passaram metade da vida a dizer o que vão fazer e a outra metade a explicar porque não fizeram”. Com essa frase de Benjamin Franklin, um dos líderes da Revolução Americana, a instrutora do Sebrae Lêda de Lima Soares mostrou como deve ser um líder. “Um líder tem que agir”, disse a instrutora.

Lêda Soares ministrou na manhã desta quarta-feira (11) o minicurso “Liderança Eficaz”, que faz parte dos eventos da I Semana do Estudante de Administração da Unicap. Estudantes de Administração e interessados na área puderam aprender o que é liderança empreendedora ou eficaz. “Liderança é você passar confiança”, definiu Lêda. A função do líder, segundo ela, é observar e abstrair as melhores ideias das pessoas. “O líder envolve as pessoas do grupo. Ele precisa desenvolver resiliência, que é trabalhar as suas habilidades e sua sensibilidade para os outros”, destacou a instrutora. Sobre o papel do líder, Lêda explicou que ele tem que “escutar as pessoas, pensar e executar as melhores soluções junto de seus colaboradores. Um líder sabe que tudo que tem significado é construído em conjunto”.

O líder empreendedor foi descrito pela instrutora como alguém que possa liderar mudanças, ter um estilo e estratégia de vida, atitudes de um líder, ser empreendedor (inovador) e se comportar como líder (preocupado em criar). O empreendedor foi distinguido do empresário. Comprar, vender, lucrar são as ações de um empresário. O empreendedor do nada transforma as coisas.  Após as explicações os alunos escutaram a música “Epitáfio”, interpretada pela banda Titãs, que fala de alguém arrependido de ter feito coisas demais e coisas de menos. Lêda perguntou aos alunos o que sentiram ao ouvir a letra da música. As respostas foram que tem que se fazer o que tem vontade, ser espontâneo, doar-se mais às pessoas. Todas características que devem ser encontradas em um líder empreendedor.

“O maior líder foi Jesus. Por que ele foi grande líder?” A resposta é porque ele servia, pois, segundo a instrutora, servir é o âmbito de qualquer liderança. “O grande exercício da liderança é doar-se mais as pessoas”, explicou Lêda. O agir também é outra característica de um líder. “Quantas vezes a gente pede uma coisa e faz outra? Se pedimos para as pessoas chegarem mais cedo ao trabalho e nós nos atrasamos, que credibilidade passamos?”, questionou a instrutora.

Os passos para ser um líder empreendedor são ser seu próprio líder, lidar com os riscos, ter iniciativa e ser otimista, conhecer o ramo, ser curioso, saber organizar, ser líder e ser líder empreendedor corporativo, ou seja, transformar os outros em líderes. Ela concluiu dizendo que “conhecimento é a mola mestra de qualquer negócio. Como empresário ou líder tem que conhecer o que vai fazer”.

Por fim houve uma dinâmica em grupo para perceber as qualidades do líder empreendedor nos participantes. Durante a programação da I Semana do Estudante de Administração da Unicap será oferecido ainda o minicurso “Como elaborar um plano de negócio”, nessa quinta-feira (12). Os interessados podem escolher entre o turno da manhã (9h às 12h) ou da noite (19h às 22h). A inscrições são feitas na hora e os minicursos acontecem sempre na sala 102, 1º andar do bloco G.

Palestra “Empreendedorismo e Inovação” é destaque na Semana do Estudante de Administração
Por André Amorim

Dando continuidade a I Semana do Estudante de Administração da Unicap, foi realizada, nesta quarta-feira (11), às 8h, no auditório G1, a palestra “Empreendedorismo e Inovação”.  O responsável pela palestra, o Prof Dr. Emanuel Ferreira Leite, tem, sobre o assunto, dois livros publicados. O primeiro, “O fenômeno do Empreendedorismo”, foi premiado no ano de 2001 pelo Conselho Federal de Administração como o melhor livro sobre o tema, e é resultado de seu Doutorado. “Empreendedorismo, Inovação e Incubação de Empresas”, seu segundo livro, é resultado de seu Pós-doutorado.

O professor Emanuel iniciou a palestra explicando, para os presentes, o conceito de inovação. Para isso, o professor procurou mostrar que a crise enfrentada pela General Motors, montadora de veículos norte-americana, foi gerada mais por falta de inovação tecnológica do que por falta de capital. Ele explica, ainda, que inovação não é um termo técnico, e sim um fenômeno econômico e social.

Emanuel Leite tratou, também, sobre as características que um bom empreendedor deve ter para que seja bem-sucedido. Para o professor, ter boas ideias é mais importante do que dispor de capital.

O professor finalizou contando que Pernambuco vive uma fase muito boa, principalmente em Suape. Ele disse que a grande maioria das vagas de emprego que vão ser abertas não serão ocupadas por profissionais do Estado, mas que, possivelmente, uma grande quantidade de pequenos negócios serão abertos.

“Empreendedorismo Feminino” chama atenção das estudantes de Administração
Por André Amorim

As estudantes de Administração presentes na sala 703 do bloco G da Unicap assistiram à palestra proferida por Patrícia Miranda, colaboradora do Sebrae e presidente da Cooperativa Pernambucana de Prestação de Serviços e Assistência Técnica Agropecuária (Coperata). A palestra “Empreendedorismo Feminino” faz parte da I Semana dos Estudantes de Administração da Unicap.

A palestrante procurou mostrar para as presentes que elas “são tão capazes quanto os homens de montar, administrar e exercer funções tradicionalmente masculinas” e completou falando que “os homens, hoje, já desempenham atividades consideradas de mulheres” . Ela ressaltou que “um bom empreendedor tem que gostar do que faz”.

Patrícia falou ainda sobre as características que favorecem a mulher como empreendedora, as influências que elas sofrem enquanto desempenham suas funções e as etapas que devem ser realizadas para a abertura de um negócio.

Administração competitiva é tema de palestra na Semana do Estudante de Administração 
 Por Rebeca Kramer

O primeiro dia da I Semana do Estudante de Administração foi encerrado com a discussão de temas como Englobando temas como Desenvolvimento de equipes, Administração competitiva e Técnicas de negociação. O evento está sendo promovido pelo D.A. de Administração em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Coordenação do curso de Administração. Para Luiz Felipe, um dos organizadores da Semana, o evento tem a função de complementaridade ao que é aprendido na sala de aula. “São oportunidades em espaços diferentes, com aulas diferentes, mais pragmáticas e dinâmicas que vão adicionar informações para a vida profissional do estudante”.   

Segundo a psicóloga e pedagoga Nina Rosa Paranhos, que está ministrando o curso ‘Desenvolvimento de Equipes’, as pessoas precisam aprender a lidar umas com as outras, do contrário, não poderão trabalhar bem. Afinal, as diferenças servem de crescimento, as divergências funcionam como uma troca. “Esse tipo de curso é ideal para qualquer pessoa, não só àquelas que estudam Administração, uma vez que todos nós somos prestadores de serviços e precisamos aprender a conviver com o próximo”, afirmou Nina.  O objetivo do curso, que prossegue até o dia 13 e acontece das 18h às 21h na sala 703 do bloco G, é fazer com que seu participante aprenda a ser mais paciente com as diferenças, aprenda a desenvolver equipes, a reconhecer líderes, crescer profissionalmente, saber reconhecer qualidades no outro, identificar talentos e motivar equipes.

Na palestra ‘Administração competitiva’, que aconteceu na sala 403 do bloco G, o mestre em Economia e Administração Vicente Oliveira explicou que a competitividade é fundamental para a melhoria do processo de produção de bens e serviços sociais. Sem ela, dificilmente haveria produtos de baixo custo, produzidos em grandes proporções e com boa qualidade. Vicente confessou sentir falta das disciplinas de ética para executivos, sites para negócios, responsabilidade socioambiental e teoria comportamental nos currículos das universidades. Para ele, torna-se muito interessante quando as instituições de ensino se associam a empresas como o Sebrae para complementar o curso de graduação e, assim, melhorar no rendimento profissional do aluno. “Infelizmente, para acontecerem essas alterações nos currículos, sempre leva muito tempo, porque o MEC é muito burocrático. Assim, demora tanto para uma autorização sair que, quando acontece, a disciplina já não faz mais sentido para sua realidade atual”, contou.

O minicurso com tema: ‘Técnicas de Negociação’, ministrado pelo engenheiro pós-graduado em gestão empresarial Fernando Sá Carneiro da Cunha, também aconteceu na noite desta terça-feira (10), na sala 102 do bloco G. O objetivo foi explicar os diferentes significados da palavra ‘poder’ e como conquistar a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros e, ao mesmo tempo, saber lidar com uma possível resistência.

De acordo com os estudantes de Administração João Arlindo, 19, e Maíra Moraes, 22, é preciso saber interagir ou, até mesmo, liderar uma equipe para que o trabalho ocorra o melhor possível. “Um trabalho não rende quando as pessoas não se relacionam entre si e não sabem lidar com as diferenças. Sem cooperação e planejamento, não há progresso”, comentou João. “Quando as pessoas interagem com as outras, elas acabam se autoconhecendo”, concluiu Maíra. Na opinião também da estudante de Administração Mariana Fernanda, 18 anos, a competitividade é necessária ao mercado para que as empresas ofereçam o melhor ao consumidor. 
 

Curso de Criação e Performance Musical realiza show de encerramento nesta quinta-feira
Por Tiago Cisneiros

Os alunos do curso de Criação e Performance Musical vão se apresentar, nesta quinta-feira (12), a partir das 20h. O show acontecerá no Centro Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança (casarão azul próximo ao bloco A) e contará com a participação do grupo de dança Mandacaru.

Desde 27 de fevereiro, o curso Criação e Performance Musical foi ministrado pelos nova-iorquinos Ken Wiatrek e Brandon Davis. As aulas foram realizadas em dois turnos (das 15h às 18h30 e das 19h às 22h), no Centro Cultural Padre Francisco Tavares. Os participantes trabalharam com instrumentos musicais, com o objetivo de executar performances baseadas no “Eneagrama da Personalidade” (cada número, de 1 a 9, representa um sentimento ou estado de comportamento) e na escala “B-flat” (frequência na qual ressoa todo o universo).

Na apresentação desta quinta-feira, serão apresentadas as diversas performances ensaiadas no curso, com a utilização de guitarras, microfones, instrumentos de percussão, bateria e equipamentos eletrônicos (samplers e teclados). O grupo Mandacaru, formado por estudantes da Unicap, vai realizar um show ‘livre’ (sem coreografia fixa), a partir das músicas executadas pelos alunos do curso de Criação e Performance Musical.

Aliança Francesa promove palestra sobre Claude Lévi-Strauss

Com informações da Assessoria de Comunicação da Aliança Francesa

O olhar sobre as relações entre a França e o Brasil é o ponto de partida do ciclo de Cafés Culturel de 2009. O primeiro encontro, que ocorrerá nesta sexta-feira (13) a partir das 19h, tratará do vínculo do antropólogo Claude Lévi-Strauss com a cultura brasileira. O evento terá como palestrantes dois professores, Antonio Motta e Renato Athias, da Universidade Federal de Pernambuco, sendo o último ex-aluno do estruturalista francês.

O Café Culturel inaugural discutirá questões ligadas ao percurso intelectual e as contribuições do antropólogo, passando desde estruturalismo à inserção do pensamento ameríndio na civilização ocidental. Lévi-Strauss, que completou 100 anos em novembro, teve uma relação estreita com o Brasil, já que na década de 30 veio ao país para participar de uma Missão Francesa que ajudou na criação da Universidade de São Paulo. É autor de livros fundamentais para as Ciências Sociais, como Antropologia Estrutural e As Estruturas Elementares do Parentesco. Sobre o Brasil, escreveu Saudades do Brasil e Tristes Trópicos.

Antonio Motta e Renato Athias integram o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE. O primeiro falará sobre as relações culturais entre França e Brasil, o caso da Missão Francesa de Lévi-Strauss e o legado do pensador para os estudos antropológicos. Já Athias, vai enfatizar as noções de reciprocidade e troca no estruturalismo buscando colocar no centro do debate a Cultura. Segundo ele, a ideia é trazer para o debate, a partir de exemplos e da narrativa de Lévi-Strauss, questões ligadas à compreensão da cultura e o seu vínculo na interpretação dos fatos sociais e na construção da abordagem estruturalista na antropologia.

Este ano, em função do Ano da França no Brasil, o Café Culturel da Aliança Francesa do Recife celebra as relações entre os dois países. A cada mês serão apresentados e debatidos temas que envolvem essas nações, promovendo a discussão em vários campos do conhecimento, como o antropológico, o filosófico, o jurídico e o artístico, por exemplo. Neste sentido, os encontros possibilitarão lançar um olhar contemporâneo e singular sobre a cultura e a ciência franco-brasileira, promovendo assim uma atualização no debate das ideias.

Ao final do ciclo, que se encerrará em novembro, será publicado um livro que reunirá os textos do ciclo. O diretor da Aliança Francesa do Recife, Jean-Victor Martin, e a Assessora de Comunicação da AF, Raquel do Monte, são responsáveis pela curadoria do projeto.

Serviço:

Café Culturel sobre Claude Lévi-Strauss

Sexta-feira, dia 13 de março, às 19h.

Auditório da Aliança Francesa do Recife (Rua Amaro Bezerra, 466, Derby)

Evento gratuito, aberto ao público e em português

Informações: 3222.0918

Católica vai sediar I Encontro de Estudantes do Prouni
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco vai receber, em 14 e 15 de março, o 1o Encontro de Estudantes do Prouni – Programa Universidade para Todos. A iniciativa é do Diretório Central dos Estudantes da Unicap, do Diretório Central dos Estudantes da Faculdade Vale do Ipojuca e do Conselho Estadual de Entidades Gerais da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP).

A abertura do evento acontecerá no auditório G1 da Católica, às 10h do dia 14, com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad e representantes da União Nacional dos Estudantes, da União Estadual dos Estudantes e da Reitoria da Unicap. Todos os momentos serão realizados no auditório G1 da Universidade. Confira a programação do 1o Encontro dos Estudantes do Prouni:

Dia 14/03

  • 10h: Abertura
  • 12h: Almoço
  • 14h: Grupos de Trabalho sobre Educação
  • 19h: Atividade cultural com o Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE.

Dia 15/03

  • 10h: Debate “Conjuntura Educacional em Pernambuco”

Com a presença de representantes da UNE, UEP, Universidade de Pernambuco, Assembleia Legislativa de Pernambuco e da Secretaria de Ciências e Tecnologia do Estado.

  • 12h: Plenária Final

Inscrições para grupos artísticos vão até sexta-feira
Por Lílith Perboire

ATUALIZADO 11/03/09

Os interessados em fazer parte dos grupos artísticos da Católica já podem se inscrever na CAC, sala 002, térreo do bloco B, e aguardarem a convocação para o teste de aptidão. As inscrições começaram no dia 2 de fevereiro e irão até sexta-feira (13).

O MPB-Unicap, que foi criado em 1983, tem como grande objetivo interpretar o melhor da música popular brasileira. Nesses 26 anos de trajetória o grupo revelou inúmeros cantores, músicos e compositores no cenário da música popular pernambucana, como André Rio, Riva Lê Boss, Marcílio Bab, dentre outros. Em seus shows o MPB homenageia grandes compositores e intérpretes brasileiros.

Já o grupo de dança Flor de Mandacaru trabalha, exclusivamente, com danças populares da nossa região e pretende divulgar e contribuir para a preservação das nossas raízes culturais. Os ritmos apresentados pelo Mandacaru são pastoril, xaxado, xote, forró, coco, ciranda, caboclinhos, maracatu, bumba-meu-boi e claro, o frevo.

O grupo Wave –Unicap surgiu há sete anos para resgatar a apreciação pela música instrumental de boa qualidade. Tem o intuito de levar ao público o valor da música instrumental, seja brasileira, preferencialmente, internacional, popular e até erudita, num jeito moderno e descontraído de interpretação.

Tem, ainda, o grupo de Capoeira criado há 26 anos. Mesclando arte, filosofia, luta e dança, o Grupo de Capoeira da Unicap é hoje o mais antigo em funcionamento no estado de Pernambuco.

Em 2003, o grupo passou a ministrar aulas aos portadores de deficiência mental e síndrome de down, que integram o Departamento de Educação da Unicap.

Serviço: A ficha de inscrição estará disponível na sala 002, térreo do bloco B (CAC) de segunda a sexta das 8h às 21h30.

Programa oferece bolsas-auxílio para pesquisadoras
Por Tiago Cisneiros

O Programa de Bolsa-auxílio grant, oferecido pela Unesco, pela L’Oreal Brasil e pela ABC (Academia Brasileira de Ciências), está com inscrições abertas até o dia 8 de maio. O projeto pretende apoiar projetos científicos de alto mérito, a serem desenvolvidos por pesquisadoras brasileiras, em instituições nacionais, durante doze meses.

O programa vai selecionar até sete pesquisadoras. Cada uma receberá o equivale a US$ 20.000,00 (vinte mil dólares), convertidos em reais, para a aplicação em doze meses. As bolsas são destinadas a pesquisas nas áreas de Ciências Físicas (uma bolsa), Ciências Biomédicas (uma bolsa), Ciências Matemáticas (uma bolsa), Ciências Químicas (uma bolsa) e Ciências Biológicas e da Saúde (quatro bolsas).

As bolsas-auxílio destinam-se, apenas, a pesquisadoras que tenham concluído o doutorado a partir de 1o de janeiro de 2005. As candidatas devem possuir o currículo na Plataforma Lattes, disponível no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (www.cnpq.br). As interessadas podem se candidatar através do site www.abc.org/loreal . Confira as exigências para a candidatura:

  • Formulário de inscrição eletrônico preenchido.
  • Importância prática e/ou teórica do Projeto de Pesquisa (preenchido no Formulário de Inscrição)
  • Declaração de concordância da(s) instituição(ões) nacional(is) onde a pesquisa será desenvolvida (documentos digitalizados e anexados eletronicamente, em um único arquivo no formato PDF, através do formulário de inscrição).
  • Projeto de Pesquisa incluindo referências bibliográficas (máximo de seis páginas em formato A4, espaço duplo, fonte Times New Roman, corpo 12), anexado eletronicamente em um único arquivo no formato PDF, através do formulário de inscrição.
  • Uma via do formulário de inscrição preenchido, sem anexos, deverá ser impressa, assinada pela candidata e entregue ou enviada, por correio, para a Academia Brasileira de Ciências. O endereço é: Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3o. andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ – CEP 20030-060 -, aos cuidados da Sra. Hermínia Ferreira. A data-limite para este documento se aplica à data de entrega ou de postagem.

O resultado da seleção será divulgado até o dia 8 de agosto de 2009. A concessão das bolsas acontecerá em setembro de 2009, em local e data a serem definidos.

Outras informações sobre o Programa de Bolsas-auxílio grant podem ser encontradas no site www.abc.org.br/loreal.

Livro de professor da Católica conta parte da história recente da Igreja no Nordeste
Por Jaime Mitchell

“Rilke (um dos mais importantes poetas de língua alemã do século XX) nos ensinou que a obra de arte é fruto de uma necessidade, de um desejo profundo, sem a qual a nossa vida não teria sentido. Eis aqui, leitor, uma obra necessária”. Este é o fim do prefácio do livro “Onde está o povo, aí está a Igreja?”, do professor Newton Darwin de Andrade Cabral. Escrito pela professora Sylvana Brandão (UFPE), o prefácio aborda a função do historiador e o sentido da História, e a partir deles, compartilhando suas respostas, discorre sobre preocupações que ela percebe presentes no professor Newton que, em sua obra, pesquisa e relata uma parte da história da Igreja Católica no Nordeste.

“Onde está o povo, aí está a Igreja?” tem como subtítulo “História e memórias do Seminário Regional do Nordeste II, do Instituto de Teologia do Recife e do Departamento de Pesquisa e Assessoria” e analisa o contexto civil e eclesial a partir dos quais essas instituições foram criadas, como funcionavam e o fim de cada uma delas. Após o Concílio Vaticano II, realizado pela Igreja Católica entre 1962 e 1965, um novo modelo de igreja foi desenvolvido a partir de sua definição como Povo de Deus.

Com o ideal de formar o povo de Deus foram fundadas, em Pernambuco, as três instituições, embora a primeira delas tivesse abrangência mais ampla, uma vez que se destinava às dioceses existentes no Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco e em Alagoas – o Regional Nordeste II, da CNBB. “O Seminário Regional do Nordeste II (SERENE II), o Instituto de Teologia do Recife (ITER) e o Departamento de Pesquisa e Assessoria (DEPA) formavam agentes que atuariam nos movimentos e pastorais da Igreja Católica, com uma atuação que incidia, também, na sociedade civil”, explica o professor Newton.

Dessas instituições participaram diversos segmentos, pois elas formavam conjuntamente pessoas para os ministérios eclesiais, inclusive para os não-ordenados, assim, não atingia apenas seminaristas. As três existiram paralelamente, tendo sido o SERENE II o primeiro a iniciar suas atividades, em 1965, funcionando em Camaragibe, no prédio que hoje abriga a Faculdade de Odontologia, da UPE.

Em sintonia com os novos tempos e após numerosas discussões e troca de correspondência com Roma (que enviou um representante seu para discutir a questão com os bispos interessados), os seminaristas deixaram o prédio construído para abrigar 450 estudantes, e foram morar, em pequenos grupos, em casas de bairros populares, o que ensejou a existência de um centro de estudos, necessidade que conduziu à criação do ITER, em 1968. Para atender pedidos de candidatos ao sacerdócio que desejavam estudar Teologia sem abandonar seus ambientes de atuação, foi criado o DEPA, que funcionou de 1977 a 1990 e atingiu outros grupos, notadamente o das religiosas.

Na marcha da história, a Igreja foi retomando alguns aspectos do modelo anterior ao do Concílio Vaticano II – o de Trento – o que conduziu à inviabilidade daquelas instituições que acabaram sendo fechadas a partir de decreto do Vaticano, em 1989. Por estarem próximas ao povo, a ordem de fechamento repercutiu e provocou manifestações, tais como vigílias e passeatas. A imprensa brasileira noticiou o fato. Após o fechamento do SERENE II e do ITER, o DEPA, que já dava sinais de exaustão, funcionou por apenas mais um ano.

O professor Newton Cabral realizou suas pesquisas em documentos dos arquivos das instituições, sobretudo nos do ITER e do SERENE II, que foram transferidos para João Pessoa, quando lá foi reaberto um seminário destinado a absorver parte dos seminaristas que nele continuariam seus estudos. Além disso, entrevistou 41 pessoas envolvidas com as instituições, tendo, para tanto, realizado viagens pelo interior de Pernambuco, para o Estado da Paraíba e para as cidades de Natal, Belo Horizonte e Brasília. O livro é fruto da sua Tese de Doutorado em História, pela Universidade Federal de Pernambuco. Para ele, transformar a tese em livro ajuda a “dar conhecimento ao grande público sobre o assunto”. A obra conta com um índice onomástico no qual são encontrados os nomes das pessoas citadas e as páginas nas quais elas aparecem.  

Esse é o primeiro livro do professor Newton Cabral que tem artigos em revistas, participou da organização de livros e publicou capítulos em coletâneas. O lançamento será no dia 19, às 19h, no auditório do CTCH, 1º andar do bloco B, da Universidade Católica de Pernambuco. No lançamento dialogarão sobre a obra o próprio autor, a professora Sylvana Brandão, que escreveu o prefácio, e o Coordenador Geral de Pós-graduação da Católica, professor Degislando Nóbrega, que fez o comentário da obra na orelha da publicação.

O professor Newton Cabral trabalha na Católica há 22 anos. Foi professor do curso de Filosofia, chefe do departamento de História e coordenador do curso de História; essa última função foi exercida até janeiro de 2009. Atualmente ensina na Graduação em História e no Mestrado em Ciências da Religião.  

  

Carteiras de estudante podem ser feitas até dia 16 na Católica
Por Tiago Cisneiros

O guichê da União Nacional de Estudantes (UNE), montado no hall do bloco G para a confecção das carteiras de estudante 2009, segue em funcionamento até o dia 16 de março.

A carteira de estudante 2009 custa R$ 12,00. Os interessados devem preencher e entregar o formulário de dados pessoais – disponível no guichê da UNE –, apresentar o comprovante de matrícula deste ano e fornecer uma foto ¾ recente.

A carteira da UNE tem validade nacional e concede meia-entrada em cinemas, teatros, shows, museus e jogos, entre outros estabelecimentos. Mais informações podem ser obtidas no site www.une.org.br.

Católica está com inscrições abertas até 31 de março para 18 cursos de especialização

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para 18 cursos de especialização que serão oferecidos a partir de abril de 2009. Mais informações pelo fone 2119.4134 ou no site www.unicap.br. Confira abaixo a relação dos cursos:

1. Administração Esportiva

2. Catequese

3. Ciência Política: Teoria e Prática Política no Brasil

4. Coordenação pedagógica

5. Patrimônio Histórico: Preservação e Educação

6. Ciências Criminais

7.Direito Processual Civil

8. Direitos Humanos

9. Educação Especial

10. Educação Infantil

11. Ensino de Matemática

12. Gerenciamento de Projetos de Tecnologia

13. Gestão Educacional

14. História e Cultura Afro-brasileira

15. Relações Internacionais na Era da Globalização

16. Serviço Social na Área de Saúde

17. Sexualidade Humana

18. Tecnologia Assistiva

Católica promove curso de especialização em Patrimônio Histórico
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá, a partir de abril, o curso de especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. A iniciativa é do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap e pretende capacitar profissionais para o trabalho de manutenção e valorização do patrimônio histórico e cultural.

As aulas do curso serão ministradas nas sextas-feiras, das 18h às 22h, e nos sábados, das 8h às 13h. A carga horária total é de 390 horas, ou seja, 15horas/aula mensais. A especialização será dividida em três módulos: “O patrimônio construído a ser preservado”; “A preservação e a educação patrimonial”; e “Pesquisa”. Este último será realizado de forma intercalada entre as disciplinas dos demais módulos, com o objetivo de orientar a produção de monografia ou projeto na área de preservação, como trabalho conclusivo do curso.

A especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação” será ministrada por professores da Católica e especialistas convidados. Entre os nomes confirmados, estão os historiadores José Luiz Mota Menezes (na disciplina “Arquitetura. Patrimônio Edificado”, do Módulo I) e Virgínia Pernambucano de Mello (na disciplina “Elementos de Tombamento”, do módulo II), a Dra. Franciza Lima Toledo (na disciplina “Conservação de Bens Patrimoniais, do módulo II) e a preservadora histórica Dra. Amélia Maria de Oliveira Reynaldo Alves (na disciplina “Patrimônio: conceitos e perspectivas”, do módulo I).

Segundo a Profª Drª Maria de Lourdes Nóbrega, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica e da especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”, as aulas não acontecerão, apenas, no ambiente da Universidade. “Nós vamos promover visitas a sítios históricos e arqueológicos. A idéia inicial é o estudo de Olinda. Quanto à parte arqueológica, ainda estamos planejando, junto ao arqueólogo André Soares e à coordenadora de Arqueologia da Unicap, Maria do Carmo Dias”, esclarece.

Estão abertas 35 vagas para a especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março de 2009, na Secretaria dos Cursos de Especialização da Católica, localizada na sala 19 do bloco J (Rua Nunes Machado, 42), entre 14h e 21h. O valor do curso é de 16 parcelas de R$ 280,00 (280 reais) cada.

Os documentos exigidos são:

  • Original e cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso com histórico escolar.
  • Originais e cópias do documento de identidade e CPF.
  • Curriculum Vitae (segundo modelo do CNPq, disposto no site www.cnpq.br)
  • Uma foto ¾ recente

O processo de seleção consiste na análise da documentação apresentada e, se necessário, uma entrevista individual com o candidato. 

Serviço

Mais Informações: (81) 2119 4134 ou no site www.unicap.br

Secretaria dos Cursos de Especialização: Rua Nunes Machado, 42, Boa Vista - Sala 19 do bloco J.

Horário da Secretaria dos Cursos de Especialização: das 14h às 21h.

Católica lança primeiro curso de pós-graduação em Administração Esportiva do Norte e Nordeste

A Universidade Católica de Pernambuco lança o primeiro curso de pós-graduação em Administração Esportiva do Norte e Nordeste, respaldado por estudos e pesquisas específicas desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) locais.

No Brasil, há oferta apenas no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As perspectivas de médio e longo prazos da Indústria do Esporte no Nordeste já justificam cursos formadores de gestores especializados.

O mercado esportivo pertence à industria do entretenimento, setor responsável pela maior movimentação de dinheiro e pelo maior número de empregos no mundo. O futebol mundial movimenta mais de 250 bilhões de dólares. No Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela FGV (Maio 2002), o número estimado da indústria de esporte está por volta de 25 bilhões de dólares e o crescimento anual deste setor ultrapassa os 10%.

O objetivo do curso é capacitar graduados para a utilização dos conceitos, métodos e técnicas da administração na gestão esportiva – Clubes de Futebol, Associações Esportivas, Universidade e Faculdades, Instituições Públicas e Academias. O curso busca ainda, formar especialistas em Administração Esportiva visando atender a um mercado em crescente desenvolvimento. A Indústria do Entretenimento, em particular a dos Esportes, vista como um negócio rentável irá requerer, cada vez mais, gestores profissionais capazes de obter resultados econômico-financeiros em associações esportivas, de acordo com seus objetivos estatutários.

O Corpo Docente será constituído por professores e pesquisadores (doutores, mestres e especialistas) vinculados à Universidade Católica de Pernambuco e a outras IES locais, os quais, além da formação acadêmica, possuem experiência profissional relativa às suas correspondentes áreas de concentração.

O curso será realizado no bloco J, em salas climatizadas, com data-show, TV e som. As aulas serão aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O investimento é de 18 mensalidades de R$ 290,00.

O certificado de pós-graduação em Nível de Especialização "Lato Sensu" de Administração Esportiva será fornecido pela Universidade Católica de Pernambuco aos alunos que atenderem aos critérios de aprovação estabelecida no regulamento do curso.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no www.unicap.br. Mais informações sobre o curso de pós-graduação em Administração Esportiva pelos telefones (81) 2119.4134 e 2119.4244 e pelo e-mail: salesvidal@unicap.br.

Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais com inscrições abertas

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais. O candidato deve preencher o formulário via Internet no www.unicap.br, entre 16 e 20 de março, onde também está disponível o edital, assim como a relação da documentação necessária que deve ser entregue na Secretaria da Pró-reitoria Acadêmica, localizada na Rua Almeida Cunha, nº 245, bairro da Boa Vista,  sala 003 do térreo do Bloco G4. O horário de atendimento vai das 8h30 às 10h30 e das 14h30min às 16h30min. Estão sendo oferecidas doze vagas. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4369.   

Inscrições para MBA em Planejamento e Gestão de Eventos vão até 3 de abril
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco realizará, a partir do dia 27 de abril, o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. A pós-graduação tem sido bastante procurada por profissionais de turismo, relações públicas e administração.

Os interessados no curso podem se inscrever até o dia 3 de abril. O formulário de inscrição está disponível no site www.unicap.br, e deve ser entregue no Espaço Executivo da Unicap, junto aos seguintes documentos:

  • Original e cópia do diploma
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Originais e cópias do documento de identidade e do CPF
  • Curriculum vitae
  • Uma fotografia ¾ recente

Estão sendo oferecidas 40 vagas para o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. O processo de seleção levará em conta o diploma e o histórico escolar. Se necessária, será realizada uma entrevista individual com o candidato. O resultado será divulgado até o dia 8 de abril.

A matrícula para os candidatos aprovados acontecerá entre os dias 13 a 17 de abril, no Espaço Executivo da Unicap, onde o curso será oferecido. As aulas serão ministradas de segunda-feira à quinta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. A carga horária total é de 360 horas/aula, distribuídas em 17 disciplinas. Ao término do MBA, os alunos deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O investimento é de 18 parcelas de R$ 420,00.

O MBA em Planejamento e Gestão de Eventos é coordenado pela professora Verônica Brayner, docente dos cursos de Comunicação Social e das pós-graduações em Jornalismo Cultural e Estudos Cinematográficos, além de coordenadora do curso de Relações Públicas. “Esse curso se diferencia da especialização, porque se dirige a pessoas que estão no mercado e voltam à universidade, a fim de aprimorar as suas habilidades profissionais. O MBA pretende aprimorar as técnicas de planejamento e administração de eventos, nos mais diversos segmentos”, esclarece.

Sobre o mercado de trabalho, Verônica é otimista: “Este segmento de mercado está, absolutamente, aquecido. O Recife, por exemplo, tem uma tradição muito grande de eventos culturais, religiosos e científicos”. E justifica: “Nós, da academia, sentimos a necessidade de um aprimoramento desses profissionais, quanto ao planejamento e à administração de eventos, à criação de mercados e oportunidades de empreendedorismo e à observância de tendências. Esse é o propósito do curso”.

Serviço

Espaço Executivo da Unicap – Rua Almeida Cunha, 245 – 3o. Andar – Sala 303 – Boa Vista – Recife/PE

Horário de atendimento: das 9 às 13h e das 14h às 17h.

Mais informações:

Telefones: (81) 2119 4344 e (81) 2119 4243.

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Site: www.unicap.br

Pastoral abre inscrições para o sacramento do crisma
Por André Amorim

A Pastoral da Universidade Católica de Pernambuco está realizando, no térreo do bloco A, sala 014, as inscrições, gratuitas, para o sacramento do crisma. Com início previsto para a segunda quinzena do mês de março, as reuniões serão realizadas uma vez por semana e têm duração prevista de um ano.

Entre os objetivos dos encontros estão: formar pessoas sempre mais preparadas para o enfrentamento da vivência de uma fé comprometida com os outros, o amadurecimento de um modelo de igreja comprometido com o mundo, a história e a sociedade, além de refletir sobre a vocação cristã nos seus mais diversos modelos.

A pastoral oferece para os interessados os seguintes horários: segundas-feiras das 19h às 20h; terças-feiras das 17h às 18h; quartas-feiras das 9h30 às 10h30 ou das 19h às 20h e quintas-feiras das 11h às 12h.

Outras informações pelos telefones: 2119-4238 ou 2119-4394.

Programa Universidade não tem idade está com inscrições abertas
Por Lílith Perboire

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o programa Universidade não tem idade. Serão oferecidos 28 cursos para aquelas pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar novos conhecimentos e/ou obter capacitação em áreas específicas. As aulas serão ministradas entre abril e junho. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br ou na Pró-Reitoria Comunitária, localizada na sala 003 no térreo do bloco B. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.O valor dos cursos varia de R$ 50 a R$ 175. Mais informações pelo fone 2119.4146. Confira abaixo a relação dos cursos:

Direitos Humanos: um panorama internacional
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: Jayme Benvenuto Lima Júnior
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Do gênero violência à violência de gênero: um estudo sobre a violência contra a mulher
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Vanessa Pedroso e Marília Montenegro Pessoa de Melo
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Da curiosidade à pesquisa: dicas metodológicas
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professora: Karina Nogueira Vasconcelos
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

“Honra teu pai e tua mãe”: Direitos Fundamentais do Idoso
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Direito a alimentos: Garantias Constitucionais
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 18/05/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Sexualidade no amadureSer
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 50,00
Professora: Maria do Amparo Rocha Caridade
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 824 - bloco B   

Espiritualidade e saúde: a contribuição da fé para o bem-estar físico e psíquico
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 70,00
Professor: Moab Duarte Acioli
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 17h às 20h
Sala: 824 - bloco B

Ativando a memória: você se lembra?
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Mauricéa Tabosa e Márcia Crócia
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h30 às 12h
Sala: 710 - bloco B

Drogas: quando o beco encontra uma saída
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 130,00
Professora: Irinéa Nunes Almeida Gonçalves Catarino
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 09h às 12h
Sala: 824 - bloco B

Quem não se comunica se complica
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 85,00
Professora: Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 17h às 18h30
Sala: 711 - bloco B

No stress: técnicas de massagens terapêuticas
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 105,00
Professor: Francisca Maria Alves Mota
Início do curso: 18/04/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: 501 - bloco G4

Xadrez para iniciantes
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 95,00
Professor: Vicente Francisco de Sousa Neto
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 003 - bloco D

Introdução à Microinformática
Vagas*: 20
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 125,00
Professora: Gilka Barbosa
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 103 - bloco G

Construindo um banco de dados pessoal com ACCESS
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 165,00
Professor: Eduardo Carneiro Campelo Júnior
Início do curso: 01/04/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: Laboratório 03 do CTI

Produza o seu próprio combustível: o Biodiesel a partir do óleo de fritura
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 90,00
Professores: Valdemir Alexandre e Maria Helena P. Gazineu
Início do curso: 25/05/2009
Horário: 14h50 às 18h20
Sala: 702 - bloco D

Cinema e espiritualidade: a imagem nossa de cada dia
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 130,00
Professor: Padre Hugo Ara
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 15h às 18h
Sala: 510 - bloco A

(Re)visitando o centro: veja o Recife com outros olhos
Vagas*: 40
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 100,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 14h às 18h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Viajando na melhor idade
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 60,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Relações Humanas: a alma do negócio
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 100,00
Professora: Marinalva da Silva
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Como aplicar bem seu dinheiro
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 75,00
Professor: Egenilton Rodolfo de Farias
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 13h às 17h
Sala: Laboratório 03 do CTI

Do Jesus de Nazaré ao Cristo da Fé
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: João Luiz Correia Júnior
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 18h30 às 20h10
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

Sacramentos: sinais de vida e de esperança
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: Luiz Alencar Libório
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 16h às 17h40
Sala: Espaço Loyola – térreo do Bloco B

Igreja: da construção de pedra à comunidade viva
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: José Artur Tavares de Brito
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 14h às 15h40
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

Nascimento do Cristianismo: Introdução ao Novo Testamento
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: Cláudio Vianney Malzoni
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 20h20 às 22h
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

No princípio era o mito: a dimensão simbólica da vida
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 80,00
Professora: Martha Solange Perrusi
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B

Ética e Bioética: desafios atuais
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 80,00
Professores: Karl Heinz Efken e Ermano Rodrigues do Nascimento
Início do curso: 01/04/2009
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B

Católica promove minicurso de canto litúrgico
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Apostolado Litúrgico, promoverá minicurso de “Cantos do Hinário Litúrgico da CNBB para o Tríduo Pascal”. A iniciativa pretende capacitar e aprimorar os agentes pastorais que trabalham com música nas cerimônias religiosas.

O minicurso será ministrado por uma equipe mista de agentes pastoralistas da Pastoral da Universidade Católica e do Apostolado Litúrgico (padres, religiosos e leigos). As aulas acontecerão de 16 a 19 de março, das 19h às 21h30, no auditório G1 (primeiro andar do bloco G da Unicap). O investimento total é de R$ 15,00.

As inscrições para o minicurso já estão abertas e prosseguem até a semana anterior ao início das aulas. Os interessados devem comparecer à Loja do Apostolado Litúrgico, à Pastoral da Unicap ou à Pró-reitoria Comunitária da Universidade.

Serviço
Locais de inscrição e informações:

Loja do Apostolado Litúrgico
Endereço: Avenida Dantas Barreto, n. 1000
Fone: (81) 3224 4259

Pastoral da Unicap
Localização: térreo do bloco A da Católica, sala 014
Fone: (81) 2119 4238

Pró-reitoria Comunitária da Unicap
Localização: térreo do bloco B da Católica, sala 003
Fone: (81) 2119 4146

Católica vai sediar 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito
Por André Amorim

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a Universidade Católica irá sediar o 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito (ERED). O evento, articulado pelo D.A., com o tema “A luta pela efetivação dos direitos humanos no Nordeste”, faz parte do calendário oficial de comemoração dos 50 anos do curso de Direito da Unicap.

Além de facilitar a integração entre os futuros bacharéis, outro intuito do encontro, que deve contar com, segundo estimativa da organização, 500 estudantes dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, é a troca de conhecimento sobre a realidade jurídica de cada estado. Para Carla Varea Guareschi, presidente do D.A. de Direito, a realização desse encontro na Universidade é motivo de comemoração. “Esse é um encontro construído pelos estudantes e para os estudantes”, ela enfatiza.

Outras informações no site do D.A. de Direito: www.dafesc-unicap.com


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Jaime Mitchell, Manuela Ramos, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Maria Eduarda de Albuquerque, José Vianney Alencastro (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

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