A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Assecom

Recife, 10 de Março de 2009 Ano 8

Começa a I Semana do Estudante de Administração
Por André Amorim

Começou nesta terça-feira (10) e segue até sexta-feira (13) o I Ciclo de Palestras do Curso de Administração da Unicap. O evento está sendo promovido pelo D.A. de Administração em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Coordenação do curso de Administração.

Ricardo Verçosa Menes, presidente do D.A. de Administração, ao abrir o evento, falou da importância de momentos como este, extra-curricular, para que os estudantes possam criar novos conceitos. O professor Luís Carvalheira, responsável pela palestra “A Vocação Empreendedora em Pernambuco”, destacou a iniciativa do D.A. como importante para a complementação da vivência.

O professor Carvalheira se dedica há mais de dez anos ao estudo da história do empreendedorismo em Pernambuco, e, sobre o assunto, já publicou diversos livros. O professor mostrou, em sua palestra, os grandes empreendedores em Pernambuco, iniciando com Duarte Coelho Pereira, primeiro donatário da capitania pernambucana, passando por nomes como o do Conde da Boa Vista e do médico Fernando Figueira, até chegar no ex-governador Cid Sampaio. O intuito foi de mostrar as contribuições que cada um trouxe, além de estimular os alunos a manter, segundo o professor, o “DNA empreendedor” que está presente em Pernambuco.

Logo em seguida, a palestra “Administração Competitiva” foi realizada na sala 703 do bloco G. o responsável pela apresentação foi Vicente Oliveira, instrutor, facilitador e consultor do Sebrae. O palestrante mostrou como as empresas podem se tornar mais competitivas, tratou das questões de gestão empresarial, planejamento e administração do capital humano.

Minicurso aborda formas de negociação
Por Jaime Mitchell

A I Semana do Estudante de Administração está oferecendo minicursos em parceria com o Sebrae. Na manhã desta terça-feira (10), os estudantes tiveram “Técnicas de Negociação” com o instrutor do Sebrae Fernando Sá Carneiro da Cunha, na sala 102 do bloco G.

O instrutor usou exemplos do dia-a-dia para explicar o conceito de negociação. “Se vocês querem sair mais cedo da aula quinze minutos para assistir a um jogo e eu libero com a condição de que no outro se compense os quinze minutos, houve uma negociação” falou Fernando Sá.

Segundo o instrutor, existem quatro resultados de negociação: o perde e ganha em que um lado sai vitorioso e o outro não, sendo o oposto desse resultado o ganha e perde; o perde e perde onde nenhum dos lados consegue o resultado que procura e quando os dois lados têm o resultado que querem acontece o ganha e ganha.

Fernando falou em seguida sobre o poder da negociação. Ele conceituou a negociação como “um processo pelo qual tentamos persuadir pessoas sobre as quais temos ‘poder limitado’ (ou nenhum) a nos conceder algo que desejamos, normalmente em troca de alguma concessão”. Ao grupo que assistia ao curso ele perguntou “como reduzir o poder de quem estou negociando?”. “Posso reduzir o poder do outro através de argumentos”, disse, dando como exemplo ainda os alunos querendo ver um jogo. Se a aula vai até as dez horas e os alunos querem sair as nove e meia, ele usa do argumento de que é norma da instituição liberar apenas às dez horas. Ele reduziu o poder dos alunos colocando-os de encontro às normas a que estão submetidos.

Explicando as características do poder, o instrutor disse que ele depende da percepção e que pode surgir do nada. “Como exemplo dois cachorros brigando. Eles se olham e brigam. Um bota o rabo entre as pernas e sai. O poder do outro surgiu do nada”, explicou Fernando. O poder é subjetivo, pois o que para uns é poder, para outros pode não ser. “Um risco é não saber o poder que o outro tem”, falou o instrutor.

Os minicursos estão sendo oferecidos de 10 a 12 de março, nos turnos da manhã (9h às 12h) e noite (19h às 22h). Eles são ministrados por instrutores do Sebrae. As inscrições são feitas na hora. Nesta quarta-feira (11), o tema será “Liderança eficaz” e na quinta “Como elaborar um plano de negócio”.

Fórum Inter-religioso da Católica inicia programação de 2009
Por Tiago Cisneiros

O Fórum Inter-religioso da Católica foi retomado nesta segunda-feira (9), das 17h às 18h30, com a exposição “Presbiterianos: um outro caminho”. O evento, organizado pelo Mestrado em Ciências da Religião e pelo curso de Teologia da Unicap, foi realizado no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH ).

Na ocasião, foi exibido um breve documentário, produzido pela Assecom, com cenas de cultos e entrevistas sobre as principais características da Igreja Presbiteriana no Brasil. Em seguida, o professor Gilbraz Aragão, coordenador do Mestrado em Ciências da Religião, deu as boas-vindas ao público e falou sobre o terceiro ano do Fórum Inter-religioso. “A ideia é silenciar nossa confissão de fé e buscar caminhos alternativos para os tempos difíceis em que vivemos”, explicou. Por fim, anunciou a presença do Reverendo Marcos André, convidado para esclarecer os princípios do presbiterianismo.

O Reverendo Marcos André tratou das particularidades do sistema presbiteriano, que se baseia na “soberania de Deus”. Desse postulado inicial, são desenvolvidas todas as crenças e preceitos da religião. Confira a seguir os quatros principais pontos consequentes da afirmação no Deus soberano:

  • Deus está no controle absoluto de tudo.
  • O controle é exercido, exclusivamente, por Deus.
  • O espírito de Deus governa todas as coisas visíveis e invisíveis.
  • Tudo acontece com um propósito definido.

Os pensamentos presbiterianos são apoiados nas Escrituras Sagradas (Bíblia). “O princípio central da soberania de Deus está na palavra de Deus”, definiu o Reverendo. A Igreja Presbiteriana defende o livre exame da Bíblia, a partir do seguinte silogismo: se Deus é o senhor da consciência e se cada homem tem que prestar contas só a Deus, logo, é cabível o direito de interpretar as Escrituras livremente.

O Reverendo Marcos explicou, também, que o sistema da Igreja possui quatro colunas: Teologia, Dever, Culto e Governo. Durante a explicação, ele detalhou as características e os significados dessas esferas.

“A teologia presbiteriana é fundamental, por que é a exposição do que devemos crer acerca de Deus, e calvinista. Apesar de sua origem estar na palavra de Deus, nós seguimos a interpretação de João Calvino”, declarou o Reverendo. Em seguida, ele diferenciou as três dimensões de aceitação: aquelas que são comuns a todos os cristãos, as que norteiam todos os protestantes e as que servem a todos os calvinistas. Sobre a linha do calvinismo, ele destacou os cinco pontos fundamentais, criados por seguidores de Calvino, após a sua morte: Depravação total (o homem não age contra sua natureza; depois de ter pecado, ele não deixa de pecar; não há, portanto, um livre arbítrio); Eleição incondicional (Deus escolhe, previamente, o destino de cada pessoa, para a salvação ou não); Expiação limitada (Jesus morreu, apenas, pelos que foram eleitos de Deus antes da criação do mundo); Graça irresistível (a graça – Novo Nascimento – é exclusiva e irrecusável para os eleitos de Deus); e Perseverança dos Santos (quem é do senhor será, sempre, do senhor). Dentro do campo da Teologia, foram apresentadas, ainda, as ideias com referência à salvação divina.

Sobre o Dever, o Reverendo destacou a existência de um padrão definido, cujos princípios são, claramente, exibidos nas Escrituras. Explicou que, para os presbiterianos, existe uma “livre agência” do homem, mas não um “livre arbítrio”, por sua incapacidade de agir contra a própria natureza. Em seguida, resumiu as noções da Igreja sobre a lei moral de Deus, o pecado, a fé, as regras de conduta, a ortopraxia e o chamado para as boas obras, entre outros pontos do comportamento humano. O Reverendo detalhou, também, a ideia de que a Igreja e o Estado são instituições divinas. “Os presbiterianos começaram na Escócia, onde, até hoje, existe uma relação entre essas instâncias. Acreditamos que ambas são frutos do desejo de Deus, mas defendemos que deve haver a separação dos poderes”, esclareceu. A partir desse princípio, concluiu que é necessária a obediência às autoridades civis, que seriam posições concedidas por Deus.

Quanto ao Culto, o Reverendo Marcos pontuou os pilares da Igreja Presbiteriana: o monoteísmo (só Deus deve ser adorado), a noção de Cristo como o único mediador entre Deus e os homens, e a aceitação do culto quando feito em espírito (“com todo o ser”) e em verdade (“segundo as Escrituras”). O culto presbiteriano não está submetido a um lugar fixo e deve ser regido pelos princípios que estão na Bíblia. “Segundo nossa doutrina, o que não é dito na Bíblia não se pode fazer”, observou o Reverendo. Dos sete dias da semana, um deve ser para o descanso, tido como “o dia do Senhor”. Os ministros da Igreja Presbiteriana não são considerados sacerdotes, e, sim, líderes e ministros dos cultos.

Na última parte da apresentação, o Reverendo tratou sobre o Governo. O presbiterianismo defende que Jesus é o chefe da Igreja, o sumo sacerdote, e que ele determinou a natureza governamental. Os presbiterianos acreditam que todos os membros da Igreja têm o direito de participar e os cristãos têm autonomia para exercer a livre associação. As igrejas presbiterianas são, administrativamente, independentes, embora estejam subordinadas, nos aspectos espiritual e doutrinário, às leis da religião. “Nós acreditamos que a Igreja possui o direito de disciplina”, destacou o Reverendo, sobre a noção moralizadora dos presbiterianos.

Em seguida, ele comentou a Assembleia de Westminster, realizada no século 17, na qual foram redigidos documentos para orientar o presbiterianismo. Desses escritos, destacam-se a Confissão de Fé de Westminster, o Catecismo Menor de Westminster e o Catecismo Maior de Westminster, fundamentados nas Sagradas Escrituras e tidos como os “três símbolos da fé presbiteriana”. Por fim, o Reverendo detalhou a organização administrativa dos presbiterianos brasileiros. “O Conselho da Igreja realiza, no mínimo, uma reunião a cada três meses, e exerce jurisdição sobre a igreja local. O Presbitério é a reunião de quatro igrejas. Já o Sínodo lidera três ou mais presbitérios de uma região. Por fim, há o Supremo Concílio, a unidade maior da Igreja Presbiteriana do Brasil, que se reúne a cada quatro anos, e é formado por dois ministros e dois presbíteros de cada prebistério”, explicou.

Das 18h às 18h30, foi aberto um espaço para a realização de debate e a exposição de dúvidas e opiniões do público, sobre a doutrina do presbiterianismo.

O Fórum Inter-religioso promove encontros mensais, com o objetivo de esclarecer e discutir sobre as diversas crenças e religiões existentes no Brasil e no mundo. Confira a programação das próximas sessões:

13 de abril: Jurema Sagrada (grupo que cultiva tradição indígena em torno da poção feita com jurema, planta do Sertão brasileiro).

11 de maio: Cristãos da Igreja Congregacional

8 de junho: Pajelança dos índios da tribo Xucuru, do município de Pesqueira.

As informações sobre os eventos e discussões do Mestrado em Ciências da Religião da Unicap podem ser obtidas no site http://crunicap.blogspot.com . Os detalhes sobre o Fórum Inter-religioso estão disponíveis no site da equipe realizadora do projeto, o Grupo de Estudos sobre Trandisciplinaridade e Diálogo entre Culturas e Religiões. O endereço é www.unicap.br/observatorio.

Antropóloga participa de entrevista coletiva com alunos de Jornalismo
Por Rebeca Kramer 

“Escrever, assim como viver, é difícil e perigoso”, enfatizou a antropóloga Fátima Quintas, em entrevista coletiva a alunos de duas turmas do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco. O encontro, que aconteceu nas salas 806 e 510 do bloco A, foi promovido pelo professor Vlaudimir Salvador, que ministra a disciplina de Redação Jornalística. O professor tem o hábito de trazer estudiosos para falar sobre a importância da leitura na vida do profissional, especialmente para o profissional da comunicação: “Convido o entrevistado para falar sobre o ato da leitura e ele acaba virando até mesmo personagem de sua própria fala”, afirmou Vlaudimir.

A antropóloga Fátima Quintas, nascida em 28 de fevereiro de 1944, também é professora universitária, contista e cronista. Graduou-se no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco e fez especialização em Antropologia Cultural, pelo Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa. Ocupa a cadeira 31 da Academia Pernambucana de Letras, posição conquistada em 3 de abril de 2003 e vai lançar seu trigésimo livro intitulado “Assombrações e coisas do além: Os vivos e os mortos na civilização do açúcar”, na próxima terça-feira (17).

Sofreu fortes influências de autores consagrados, inclusive, internacionalmente, como Clarice Lispector, Virgínia Woolf e Gilberto Freyre. “Eu tenho algo de intimista de Clarice e de Virgínia Woolf. Eu bebo Clarice. Ela tem tudo a ver comigo. Eu vivo completamente perdida, como ela, tentando me encontrar”, ressaltou Fátima. Sobre Gilberto Freyre, a antropóloga comentou ter conhecido, primeiramente, o homem sensual e extremamente doce que foi Gilberto e só depois conheceu sua obra igualmente fascinante: “Gilberto era amigo do meu pai, então, quando ele ia à minha casa, costumava conversar potoca com ele, e ele sempre me escutava. Costumo dizer que ele foi uma influência na escolha da minha profissão, especialmente pela sua forte marca de antropólogo e sociólogo”. E complementou: “Depois que eu cresci, fui trabalhar diretamente com ele. Inclusive, foi o próprio Freyre quem arrumou a bolsa para eu ir estudar em Portugal”.  

Sobre seu estilo de escrita, Fátima Quintas confessou ser autobiográfica, por ter muito de seu ‘eu’ no que escreve. Quando questionada pelo professor Vlaudimir Salvador se ela não sentia medo ou receio de se expor, Fátima lembrou-se de sua mãe: “Mamãe não gostava muito quando eu me expunha em meus textos, dizia que eu era muito aberta. Assim, parei de escrever mais sobre mim e só retornei após sua morte, mas, sempre quando escrevia, lembrava-me com muita saudade das recomendações dela”. Para Fátima, o ofício de escrever é quase tão difícil quanto o ofício de viver. Afinal, a vida é quase uma luta permanente da gente contra a gente mesmo. “E o parágrafo nunca está bem dito”, enfatizou.  

Fátima, que há 21 anos escreve artigos para o Jornal do Commercio, disse que os textos mais difíceis de escrever são os jornalísticos, porque são aqueles mais sofridos, mais limitados, mais objetivos, que requerem capacidade de improviso e sapiência de conteúdos variados. Além disso, nos livros a censura é quase zero. Ao passo que os jornais lhe impõem certo limite. “Sem leitura, mesmo um texto objetivo não vai sair bom”, observou a antropóloga. Para a estudiosa, o jornalista está perdendo a essência de olhar o outro, até pela sua necessidade de objetividade. O mundo, de maneira geral, tornou-se superficial e instantâneo, o que é extremamente prejudicial para o jornalista e o escritor. Assim, o profissional da comunicação é obrigado a saber muito e tem pouco tempo para digerir um assunto. “Vivemos num mundo da celeridade, da rapidez, o que me leva a uma angústia muito grande”, disse Fátima.  

Durante a conversa, a antropóloga rememorou fatos de sua trajetória de vida para os alunos, como sua ida a Portugal. Antes de viajar, o pai de Fátima havia lhe dado dinheiro para que ela se hospedasse em um hotel. Mas, no avião, fez amizade com algumas garotas brasileiras que ficariam em uma pensão para estudantes. Quando desembarcaram, pegou o mesmo táxi que as meninas e foi perguntando ao motorista do táxi se ele sabia onde ficava cada um dos hotéis listados num papel que seu pai havia lhe dado. O taxista, incrivelmente, não sabia onde ficava nenhum. Nem mesmo um bastante conhecido citado na lista. As suas colegas, esperando que o motorista não soubesse onde ficava a simples pensão aonde elas desejavam ir, afirmou saber onde ficava e que, coincidentemente, localizava-se na mesma rua onde morava. Assim, o destino e o medo de ficar só guiaram Fátima a ficar com aquelas meninas na mesma pensão, ainda que o fizesse muito receosa por estar desobedecendo às ordens do pai, que tinha muito preconceito já naquela época de pensões estudantis. Ao chegar à pensão, Fátima confessou ter se espantado com o que tinha ouvido da boca de um dos meninos daquele lugar: “Que rapariga gira do cu grande!”. Acontece que Fátima não tinha o conhecimento de que rapariga era garota, que gira era o equivalente à bacana e que cu seria um modo bem comum de se denominar ancas. Assim, ao deixar Portugal, Fátima havia escrito em seu caderno cerca de 1.500 expressões idiomáticas portuguesas que seriam completamente incompreensíveis na linguagem brasileira.  

Fátima Quintas ainda mencionou outras circunstâncias que despertam tanto a curiosidade em quem escuta como também exprime um pouco da personalidade e do seu modo de encarar a vida: “Lembro-me, até hoje, da poltrona cor verde-musgo da minha antiga casa em Portugal onde eu costumava me sentar para pensar. Naquela época, com meus 21 anos e já casada, só tinha dinheiro para comprar livros e para comer”. E continuou Fátima: “Na minha indisciplina, eu sou completamente ritualística. Eu acendo uma vela, apago a luz, ligo o ar-condicionado e passo uns 15 minutos na minha salinha olhando a chama da vela. É uma forma de meditação. É um olhar que é vazio e pleno, mas que me sinto completamente oxigenada e preparada para uma guerra”. E concluiu ainda: “Uma das coisas que me dá mais prazer na vida é tomar banho e pôr uma roupa limpa”. A antropóloga, que é casada com um ex-jesuíta espanhol, conviveu sempre com o lema da organização e das regras. “Meu marido tinha hora pra tudo: pra comer, lanchar, dormir... Então, teve um dia que eu estava no computador preparando mais um de meus textos. Ele me chamou e eu disse que já estava terminando, quando eu escutei: “Há 30 anos você diz sempre a mesma coisa! ”.    

Para encerrar a conversa, Fátima explicou que as situações mais simples da vida humana podem ser as mais marcantes. E que viver é um ofício difícil, especialmente para quem tem sensibilidade. “Adoro as coisas simples da vida. A rotina me confere subsídios para perceber situações, porque se repetem. Assim, sinto-me mais segura. Afinal de contas, viver é uma luta permanente e diária, até consigo mesmo. O homem não é nada mais do que um drama. É o drama da finitude e da transcendência”, externou. “Quem escreve prolonga o viver e, para se escrever bem, a pessoa precisa ter uma boa base filosófica a fim de compreender como se forma a linha de pensamento humana”, concluiu.

Missa marca o encerramento da 7ª Semana da Mulher
Por Rebeca Kramer 

À mulher sofrida. À mulher maltratada. À mulher assassinada. À mulher estuprada. Àquela mulher que é mãe e esposa e que é de inadiável e extrema importância para a sociedade. A missa desta segunda-feira (9), que aconteceu às 18h na capela da Universidade Católica de Pernambuco, destinou-se, em momento de graça, à 7ª Semana da Mulher na Unicap, que teve como tema: ‘Mulher clamando Justiça em busca de paz’. Celebraram a missa o Pró-Reitor Comunitário, Padre Miguel Martins, e o coordenador da Pastoral, Padre Antonio Mota.

A 7ª Semana da Mulher foi uma iniciativa da Pró-reitoria Comunitária da Católica, com o apoio da Pastoral da Universidade. O evento buscou discutir assuntos como a justiça e a paz numa realidade social em que o respeito à vida do próximo não é tido como primordial ou de interesse primeiro. E dentro desse contexto, foi oferecido, à figura feminina, um espaço especial para se debater questões como os diversos tipos de violência e preconceito contra a mulher e a importância feminina para a sociedade, assim como suas contribuições enquanto cidadãs.  

Para a estudante de Direito Talita de Lima, 18 anos, a celebração de uma missa em homenagem à mulher mostra tanto o lado religioso de que Deus é a união entre os homens, como a importância da mulher para a construção da sociedade. “Ainda é muito complicada a situação feminina em todo o mundo, até mesmo porque além de elas serem excluídas em seus direitos pelos que crêem serem os donos de tudo e de todos, elas mesmas, muitas vezes, perpetuam essa ideologia. Assim, acabam aceitando uma condição inferiorizada com relação ao homem. Com isso, alguns tabus precisam ser quebrados”, comentou a estudante. Segundo a Irmã Maria do Rosário, o mais importante da vida é a fé. E a mulher precisa dessa fé para lutar contra as injustiças. “Ela deve ir em frente, confiando na força maior que habita dentro dela. 

A missa foi finalizada  às 18h40, com o abraço da  paz, momento de manifestação de carinho e respeito entre as pessoas.

Oficinas e feira de artesanato movimentaram Semana da Mulher
Por Tiago Cisneiros

Durante a 7ª Semana da Mulher, a Universidade Católica de Pernambuco promoveu oficinas de internet e fisioterapia, além de uma feira de trabalhos manuais. 

A Oficina de Internet para Iniciantes foi ministrada por Ana Beatriz Nascimento, bibliotecária da Unicap. As aulas aconteceram, de 2 a 5 de março, das 14h às 18h, na Sala de Extensão e de Multimeios da Biblioteca Central da Universidade. Com o tema “A tecnologia como veículo da paz”, a iniciativa trabalhou, principalmente, com os processos de comunicação virtual. Os participantes aprenderam a teoria e a prática de serviços como Orkut, e-mail, download, busca virtual, Skype e conversação.

Ana Beatriz aprovou a realização do curso: “É uma experiência maravilhosa. Eles ficam muito animados com o que aprendem, em relação à linguagem da informática. Não entendiam o que era um provedor, um browser, como funciona o serviço de e-mail... É, realmente, muito gratificante”. A aposentada Célia Carvalho, de 51 anos, também elogiou a oficina: “Estou aprendendo tudo o que eu queria saber. Em casa, meu filho não tem paciência para me ensinar a trabalhar no computador. Aqui, eu consegui fazer coisas das quais eu não imaginava ser capaz”.

A Oficina de Fisioterapia “Paz é cuidar do corpo” foi realizada no Salão Receptivo da Unicap, de 2 a 5 de março, das 14h às 18h. Francisca Mota, professora de Fisioterapia da Católica e integrante do grupo “Alongando e relaxando”, ministrou o curso. Alguns estudantes de Fisioterapia da Universidade, também, participaram da iniciativa. “Nossas aulas têm quatro tipos de momentos: a parte teórica, que explica os motivos para realizar os exercícios, a prática – com atividades e orientações de postura -, uma discussão de texto e, também, um horário lúdico, com meditação e apresentações de poesia e música”, explicou a professora Francisca Mota.

No hall do bloco A da Universidade, entre 2 e 9 de março, foi realizada uma feirinha de trabalhos manuais, organizada pela Coordenadoria da Mulher da Prefeitura do Recife, pelo grupo “Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária” e pelo Núcleo Unicap de Apoio aos Movimentos Populares (Nuampo). Nos diversos estandes – abertos das 8h às 18h -, podiam ser encontradas blusas, diademas, bolsas, bonecas, doces, artefatos decorativos, pulseiras, colares e objetos e adereços indígenas.

Próximo à sala da Pastoral da Católica, foi instalado um guichê do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Nacc), onde foram vendidos produtos (blusas, garrafas, toalhas...) com a marca da entidade. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para o tratamento das crianças com câncer.

Hip hop agita o bloco A da Católica
Por Tiago Cisneiros

O grupo de hip hop Impact B.Girl se apresentou, nesta segunda-feira (9), às 17h, no hall do bloco A da Católica. O show de breakdance - a dança típica do hip hop – integrou a programação cultural da 7ª Semana da Mulher.

O Impact B.Girl existe há um ano e é formado por quatro garotas, com idades entre 17 e 21 anos. O grupo faz parte do Brigada Hip Hop, movimento criado em Pernambuco há dez anos.

Católica recebe nesta quarta-feira 3o Encontro de Cordelistas e Poetas
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco sediará, nesta quarta-feira (12), o 3o Encontro de Cordelistas e Poetas, promovido pelo grupo Acorda Brasil. O evento será realizado no auditório G2, a partir das 13h30. O público-alvo do encontro são estudantes de escolas públicas municipais e estaduais. No entanto, o estudante Renato Cardoso, um dos realizadores do evento, ressalva: “Esse é o público-alvo, mas o evento está aberto a qualquer pessoa que aprecie a poesia e a cultura nordestinas”.

Na ocasião, artistas populares do Recife e do interior vão recitar poemas de sua autoria. Em frente ao auditório G2, serão comercializados livros e cordéis dos escritores participantes. Jair Inácio dos Santos, estudante do 5º período de Direito da Católica e membro do AcordaBrasil, revela a pretensão dos realizadores: “No primeiro encontro, foram cerca de 180 pessoas inscritas. No ano passado, conseguimos cerca de 300 inscritos. Este ano, a ideia é lotar o auditório G2”.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail acordabrasil@noticiadodia.com ou pelo fone (81) 8806 3341.

Inscrições para grupos artísticos vão até o dia 13
Por Lílith Perboire

Os interessados em fazer parte dos grupos artísticos da Católica já podem se inscrever na CAC, sala 002, térreo do bloco B, e aguardarem a convocação para o teste de aptidão. As inscrições começaram no dia 2 de fevereiro e irão até o dia 13 de março.

O MPB-Unicap, que foi criado em 1983, tem como grande objetivo interpretar o melhor da música popular brasileira. Nesses 26 anos de trajetória o grupo revelou inúmeros cantores, músicos e compositores no cenário da música popular pernambucana, como André Rio, Riva Lê Boss, Marcílio Bab, dentre outros. Em seus shows o MPB homenageia grandes compositores e intérpretes brasileiros.

Já o grupo de dança Flor de Mandacaru trabalha, exclusivamente, com danças populares da nossa região e pretende divulgar e contribuir para a preservação das nossas raízes culturais. Os ritmos apresentados pelo Mandacaru são pastoril, xaxado, xote, forró, coco, ciranda, caboclinhos, maracatu, bumba-meu-boi e claro, o frevo.

O grupo Wave –Unicap surgiu há sete anos para resgatar a apreciação pela música instrumental de boa qualidade. Tem o intuito de levar ao público o valor da música instrumental, seja brasileira, preferencialmente, internacional, popular e até erudita, num jeito moderno e descontraído de interpretação.

Tem, ainda, o grupo de Capoeira criado há 26 anos. Mesclando arte, filosofia, luta e dança, o Grupo de Capoeira da Unicap é hoje o mais antigo em funcionamento no estado de Pernambuco.

Em 2003, o grupo passou a ministrar aulas aos portadores de deficiência mental e síndrome de down, que integram o Departamento de Educação da Unicap.

Serviço: A ficha de inscrição estará disponível na sala 002, térreo do bloco B (CAC) de segunda a sexta das 8h às 21h30.

Católica vai sediar I Encontro de Estudantes do Prouni
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco vai receber, em 14 e 15 de março, o 1o Encontro de Estudantes do Prouni – Programa Universidade para Todos. A iniciativa é do Diretório Central dos Estudantes da Unicap, do Diretório Central dos Estudantes da Faculdade Vale do Ipojuca e do Conselho Estadual de Entidades Gerais da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP).

A abertura do evento acontecerá no auditório G1 da Católica, às 10h do dia 14, com a presença de representantes da União Nacional dos Estudantes, da União Estadual dos Estudantes, do Ministério da Educação e da Reitoria da Unicap. Todos os momentos serão realizados no auditório G1 da Universidade. Confira a programação do 1o Encontro dos Estudantes do Prouni:

Dia 14/03

  • 10h: Abertura
  • 12h: Almoço
  • 14h: Grupos de Trabalho sobre Educação
  • 19h: Atividade cultural com o Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE.

Dia 15/03

  • 10h: Debate “Conjuntura Educacional em Pernambuco”

Com a presença de representantes da UNE, UEP, Universidade de Pernambuco, Assembleia Legislativa de Pernambuco e da Secretaria de Ciências e Tecnologia do Estado.

  • 12h: Plenária Final

Programa oferece bolsas-auxílio para pesquisadoras
Por Tiago Cisneiros

O Programa de Bolsa-auxílio grant, oferecido pela Unesco, pela L’Oreal Brasil e pela ABC (Academia Brasileira de Ciências), está com inscrições abertas até o dia 8 de maio. O projeto pretende apoiar projetos científicos de alto mérito, a serem desenvolvidos por pesquisadoras brasileiras, em instituições nacionais, durante doze meses.

O programa vai selecionar até sete pesquisadoras. Cada uma receberá o equivale a US$ 20.000,00 (vinte mil dólares), convertidos em reais, para a aplicação em doze meses. As bolsas são destinadas a pesquisas nas áreas de Ciências Físicas (uma bolsa), Ciências Biomédicas (uma bolsa), Ciências Matemáticas (uma bolsa), Ciências Químicas (uma bolsa) e Ciências Biológicas e da Saúde (quatro bolsas).

As bolsas-auxílio destinam-se, apenas, a pesquisadoras que tenham concluído o doutorado a partir de 1o de janeiro de 2005. As candidatas devem possuir o currículo na Plataforma Lattes, disponível no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (www.cnpq.br). As interessadas podem se candidatar através do site www.abc.org/loreal . Confira as exigências para a candidatura:

  • Formulário de inscrição eletrônico preenchido.
  • Importância prática e/ou teórica do Projeto de Pesquisa (preenchido no Formulário de Inscrição)
  • Declaração de concordância da(s) instituição(ões) nacional(is) onde a pesquisa será desenvolvida (documentos digitalizados e anexados eletronicamente, em um único arquivo no formato PDF, através do formulário de inscrição).
  • Projeto de Pesquisa incluindo referências bibliográficas (máximo de seis páginas em formato A4, espaço duplo, fonte Times New Roman, corpo 12), anexado eletronicamente em um único arquivo no formato PDF, através do formulário de inscrição.
  • Uma via do formulário de inscrição preenchido, sem anexos, deverá ser impressa, assinada pela candidata e entregue ou enviada, por correio, para a Academia Brasileira de Ciências. O endereço é: Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3o. andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ – CEP 20030-060 -, aos cuidados da Sra. Hermínia Ferreira. A data-limite para este documento se aplica à data de entrega ou de postagem.

O resultado da seleção será divulgado até o dia 8 de agosto de 2009. A concessão das bolsas acontecerá em setembro de 2009, em local e data a serem definidos.

Outras informações sobre o Programa de Bolsas-auxílio grant podem ser encontradas no site www.abc.org.br/loreal.

Cineclube Revezes exibe musical com Johnny Depp e Iggy  Pop
Por Tiago Cisneiros

O Cineclube Revezes vai exibir, na próxima quarta-feira (18), o musical “Cry-Baby”, dirigido por John Waters. No elenco do filme, estão o ator Johnny Depp e o cantor Iggy Pop. A sessão acontece às 19h, na sala 510 do bloco A da Universidade.

O editor e produtor do " Programa de Cinema" (TV Universitária), Bernardo Queiroz, vai debater sobre o filme após a exibição.

Mais informações podem ser obtidas no site www.cinerevezes.blogspot.com ou pelo e-mail cinerevezes@hotmail.com.

Livro de professor da Católica conta parte da história recente da Igreja no Nordeste
Por Jaime Mitchell

“Rilke (um dos mais importantes poetas de língua alemã do século XX) nos ensinou que a obra de arte é fruto de uma necessidade, de um desejo profundo, sem a qual a nossa vida não teria sentido. Eis aqui, leitor, uma obra necessária”. Este é o fim do prefácio do livro “Onde está o povo, aí está a Igreja?”, do professor Newton Darwin de Andrade Cabral. Escrito pela professora Sylvana Brandão (UFPE), o prefácio aborda a função do historiador e o sentido da História, e a partir deles, compartilhando suas respostas, discorre sobre preocupações que ela percebe presentes no professor Newton que, em sua obra, pesquisa e relata uma parte da história da Igreja Católica no Nordeste.

“Onde está o povo, aí está a Igreja?” tem como subtítulo “História e memórias do Seminário Regional do Nordeste II, do Instituto de Teologia do Recife e do Departamento de Pesquisa e Assessoria” e analisa o contexto civil e eclesial a partir dos quais essas instituições foram criadas, como funcionavam e o fim de cada uma delas. Após o Concílio Vaticano II, realizado pela Igreja Católica entre 1962 e 1965, um novo modelo de igreja foi desenvolvido a partir de sua definição como Povo de Deus.

Com o ideal de formar o povo de Deus foram fundadas, em Pernambuco, as três instituições, embora a primeira delas tivesse abrangência mais ampla, uma vez que se destinava às dioceses existentes no Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco e em Alagoas – o Regional Nordeste II, da CNBB. “O Seminário Regional do Nordeste II (SERENE II), o Instituto de Teologia do Recife (ITER) e o Departamento de Pesquisa e Assessoria (DEPA) formavam agentes que atuariam nos movimentos e pastorais da Igreja Católica, com uma atuação que incidia, também, na sociedade civil”, explica o professor Newton.

Dessas instituições participaram diversos segmentos, pois elas formavam conjuntamente pessoas para os ministérios eclesiais, inclusive para os não-ordenados, assim, não atingia apenas seminaristas. As três existiram paralelamente, tendo sido o SERENE II o primeiro a iniciar suas atividades, em 1965, funcionando em Camaragibe, no prédio que hoje abriga a Faculdade de Odontologia, da UPE.

Em sintonia com os novos tempos e após numerosas discussões e troca de correspondência com Roma (que enviou um representante seu para discutir a questão com os bispos interessados), os seminaristas deixaram o prédio construído para abrigar 450 estudantes, e foram morar, em pequenos grupos, em casas de bairros populares, o que ensejou a existência de um centro de estudos, necessidade que conduziu à criação do ITER, em 1968. Para atender pedidos de candidatos ao sacerdócio que desejavam estudar Teologia sem abandonar seus ambientes de atuação, foi criado o DEPA, que funcionou de 1977 a 1990 e atingiu outros grupos, notadamente o das religiosas.

Na marcha da história, a Igreja foi retomando alguns aspectos do modelo anterior ao do Concílio Vaticano II – o de Trento – o que conduziu à inviabilidade daquelas instituições que acabaram sendo fechadas a partir de decreto do Vaticano, em 1989. Por estarem próximas ao povo, a ordem de fechamento repercutiu e provocou manifestações, tais como vigílias e passeatas. A imprensa brasileira noticiou o fato. Após o fechamento do SERENE II e do ITER, o DEPA, que já dava sinais de exaustão, funcionou por apenas mais um ano.

O professor Newton Cabral realizou suas pesquisas em documentos dos arquivos das instituições, sobretudo nos do ITER e do SERENE II, que foram transferidos para João Pessoa, quando lá foi reaberto um seminário destinado a absorver parte dos seminaristas que nele continuariam seus estudos. Além disso, entrevistou 41 pessoas envolvidas com as instituições, tendo, para tanto, realizado viagens pelo interior de Pernambuco, para o Estado da Paraíba e para as cidades de Natal, Belo Horizonte e Brasília. O livro é fruto da sua Tese de Doutorado em História, pela Universidade Federal de Pernambuco. Para ele, transformar a tese em livro ajuda a “dar conhecimento ao grande público sobre o assunto”. A obra conta com um índice onomástico no qual são encontrados os nomes das pessoas citadas e as páginas nas quais elas aparecem.  

Esse é o primeiro livro do professor Newton Cabral que tem artigos em revistas, participou da organização de livros e publicou capítulos em coletâneas. O lançamento será no dia 19, às 19h, no auditório do CTCH, 1º andar do bloco B, da Universidade Católica de Pernambuco. No lançamento dialogarão sobre a obra o próprio autor, a professora Sylvana Brandão, que escreveu o prefácio, e o Coordenador Geral de Pós-graduação da Católica, professor Degislando Nóbrega, que fez o comentário da obra na orelha da publicação.

O professor Newton Cabral trabalha na Católica há 22 anos. Foi professor do curso de Filosofia, chefe do departamento de História e coordenador do curso de História; essa última função foi exercida até janeiro de 2009. Atualmente ensina na Graduação em História e no Mestrado em Ciências da Religião.    

Carteiras de estudante podem ser feitas até dia 16 na Católica
Por Tiago Cisneiros

O guichê da União Nacional de Estudantes (UNE), montado no hall do bloco G para a confecção das carteiras de estudante 2009, segue em funcionamento até o dia 16 de março.

A carteira de estudante 2009 custa R$ 12,00. Os interessados devem preencher e entregar o formulário de dados pessoais – disponível no guichê da UNE –, apresentar o comprovante de matrícula deste ano e fornecer uma foto ¾ recente.

A carteira da UNE tem validade nacional e concede meia-entrada em cinemas, teatros, shows, museus e jogos, entre outros estabelecimentos. Mais informações podem ser obtidas no site www.une.org.br.

Católica está com inscrições abertas até 31 de março para 18 cursos de especialização

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para 18 cursos de especialização que serão oferecidos a partir de abril de 2009. Mais informações pelo fone 2119.4134 ou no site www.unicap.br. Confira abaixo a relação dos cursos:

1. Administração Esportiva

2. Catequese

3. Ciência Política: Teoria e Prática Política no Brasil

4. Coordenação pedagógica

5. Patrimônio Histórico: Preservação e Educação

6. Ciências Criminais

7.Direito Processual Civil

8. Direitos Humanos

9. Educação Especial

10. Educação Infantil

11. Ensino de Matemática

12. Gerenciamento de Projetos de Tecnologia

13. Gestão Educacional

14. História e Cultura Afro-brasileira

15. Relações Internacionais na Era da Globalização

16. Serviço Social na Área de Saúde

17. Sexualidade Humana

18. Tecnologia Assistiva

Católica promove curso de especialização em Patrimônio Histórico
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá, a partir de abril, o curso de especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. A iniciativa é do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap e pretende capacitar profissionais para o trabalho de manutenção e valorização do patrimônio histórico e cultural.

As aulas do curso serão ministradas nas sextas-feiras, das 18h às 22h, e nos sábados, das 8h às 13h. A carga horária total é de 390 horas, ou seja, 15horas/aula mensais. A especialização será dividida em três módulos: “O patrimônio construído a ser preservado”; “A preservação e a educação patrimonial”; e “Pesquisa”. Este último será realizado de forma intercalada entre as disciplinas dos demais módulos, com o objetivo de orientar a produção de monografia ou projeto na área de preservação, como trabalho conclusivo do curso.

A especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação” será ministrada por professores da Católica e especialistas convidados. Entre os nomes confirmados, estão os historiadores José Luiz Mota Menezes (na disciplina “Arquitetura. Patrimônio Edificado”, do Módulo I) e Virgínia Pernambucano de Mello (na disciplina “Elementos de Tombamento”, do módulo II), a Dra. Franciza Lima Toledo (na disciplina “Conservação de Bens Patrimoniais, do módulo II) e a preservadora histórica Dra. Amélia Maria de Oliveira Reynaldo Alves (na disciplina “Patrimônio: conceitos e perspectivas”, do módulo I).

Segundo a Profª Drª Maria de Lourdes Nóbrega, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica e da especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”, as aulas não acontecerão, apenas, no ambiente da Universidade. “Nós vamos promover visitas a sítios históricos e arqueológicos. A idéia inicial é o estudo de Olinda. Quanto à parte arqueológica, ainda estamos planejando, junto ao arqueólogo André Soares e à coordenadora de Arqueologia da Unicap, Maria do Carmo Dias”, esclarece.

Estão abertas 35 vagas para a especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março de 2009, na Secretaria dos Cursos de Especialização da Católica, localizada na sala 19 do bloco J (Rua Nunes Machado, 42), entre 14h e 21h. O valor do curso é de 16 parcelas de R$ 280,00 (280 reais) cada.

Os documentos exigidos são:

  • Original e cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso com histórico escolar.
  • Originais e cópias do documento de identidade e CPF.
  • Curriculum Vitae (segundo modelo do CNPq, disposto no site www.cnpq.br)
  • Uma foto ¾ recente

O processo de seleção consiste na análise da documentação apresentada e, se necessário, uma entrevista individual com o candidato. 

Serviço

Mais Informações: (81) 2119 4134 ou no site www.unicap.br

Secretaria dos Cursos de Especialização: Rua Nunes Machado, 42, Boa Vista - Sala 19 do bloco J.

Horário da Secretaria dos Cursos de Especialização: das 14h às 21h.

Católica lança primeiro curso de pós-graduação em Administração Esportiva do Norte e Nordeste

A Universidade Católica de Pernambuco lança o primeiro curso de pós-graduação em Administração Esportiva do Norte e Nordeste, respaldado por estudos e pesquisas específicas desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) locais.

No Brasil, há oferta apenas no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As perspectivas de médio e longo prazos da Indústria do Esporte no Nordeste já justificam cursos formadores de gestores especializados.

O mercado esportivo pertence à industria do entretenimento, setor responsável pela maior movimentação de dinheiro e pelo maior número de empregos no mundo. O futebol mundial movimenta mais de 250 bilhões de dólares. No Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela FGV (Maio 2002), o número estimado da indústria de esporte está por volta de 25 bilhões de dólares e o crescimento anual deste setor ultrapassa os 10%.

O objetivo do curso é capacitar graduados para a utilização dos conceitos, métodos e técnicas da administração na gestão esportiva – Clubes de Futebol, Associações Esportivas, Universidade e Faculdades, Instituições Públicas e Academias. O curso busca ainda, formar especialistas em Administração Esportiva visando atender a um mercado em crescente desenvolvimento. A Indústria do Entretenimento, em particular a dos Esportes, vista como um negócio rentável irá requerer, cada vez mais, gestores profissionais capazes de obter resultados econômico-financeiros em associações esportivas, de acordo com seus objetivos estatutários.

O Corpo Docente será constituído por professores e pesquisadores (doutores, mestres e especialistas) vinculados à Universidade Católica de Pernambuco e a outras IES locais, os quais, além da formação acadêmica, possuem experiência profissional relativa às suas correspondentes áreas de concentração.

O curso será realizado no bloco J, em salas climatizadas, com data-show, TV e som. As aulas serão aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O investimento é de 18 mensalidades de R$ 290,00.

O certificado de pós-graduação em Nível de Especialização "Lato Sensu" de Administração Esportiva será fornecido pela Universidade Católica de Pernambuco aos alunos que atenderem aos critérios de aprovação estabelecida no regulamento do curso.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no www.unicap.br. Mais informações sobre o curso de pós-graduação em Administração Esportiva pelos telefones (81) 2119.4134 e 2119.4244 e pelo e-mail: salesvidal@unicap.br.

Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais com inscrições abertas

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais. O candidato deve preencher o formulário via Internet no www.unicap.br, entre 16 e 20 de março, onde também está disponível o edital, assim como a relação da documentação necessária que deve ser entregue na Secretaria da Pró-reitoria Acadêmica, localizada na Rua Almeida Cunha, nº 245, bairro da Boa Vista,  sala 003 do térreo do Bloco G4. O horário de atendimento vai das 8h30 às 10h30 e das 14h30min às 16h30min. Estão sendo oferecidas doze vagas. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4369.   

Inscrições para MBA em Planejamento e Gestão de Eventos vão até 3 de abril
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco realizará, a partir do dia 27 de abril, o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. A pós-graduação tem sido bastante procurada por profissionais de turismo, relações públicas e administração.

Os interessados no curso podem se inscrever até o dia 3 de abril. O formulário de inscrição está disponível no site www.unicap.br, e deve ser entregue no Espaço Executivo da Unicap, junto aos seguintes documentos:

  • Original e cópia do diploma
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Originais e cópias do documento de identidade e do CPF
  • Curriculum vitae
  • Uma fotografia ¾ recente

Estão sendo oferecidas 40 vagas para o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. O processo de seleção levará em conta o diploma e o histórico escolar. Se necessária, será realizada uma entrevista individual com o candidato. O resultado será divulgado até o dia 8 de abril.

A matrícula para os candidatos aprovados acontecerá entre os dias 13 a 17 de abril, no Espaço Executivo da Unicap, onde o curso será oferecido. As aulas serão ministradas de segunda-feira à quinta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. A carga horária total é de 360 horas/aula, distribuídas em 17 disciplinas. Ao término do MBA, os alunos deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O investimento é de 18 parcelas de R$ 420,00.

O MBA em Planejamento e Gestão de Eventos é coordenado pela professora Verônica Brayner, docente dos cursos de Comunicação Social e das pós-graduações em Jornalismo Cultural e Estudos Cinematográficos, além de coordenadora do curso de Relações Públicas. “Esse curso se diferencia da especialização, porque se dirige a pessoas que estão no mercado e voltam à universidade, a fim de aprimorar as suas habilidades profissionais. O MBA pretende aprimorar as técnicas de planejamento e administração de eventos, nos mais diversos segmentos”, esclarece.

Sobre o mercado de trabalho, Verônica é otimista: “Este segmento de mercado está, absolutamente, aquecido. O Recife, por exemplo, tem uma tradição muito grande de eventos culturais, religiosos e científicos”. E justifica: “Nós, da academia, sentimos a necessidade de um aprimoramento desses profissionais, quanto ao planejamento e à administração de eventos, à criação de mercados e oportunidades de empreendedorismo e à observância de tendências. Esse é o propósito do curso”.

Serviço

Espaço Executivo da Unicap – Rua Almeida Cunha, 245 – 3o. Andar – Sala 303 – Boa Vista – Recife/PE

Horário de atendimento: das 9 às 13h e das 14h às 17h.

Mais informações:

Telefones: (81) 2119 4344 e (81) 2119 4243.

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Site: www.unicap.br

Pastoral abre inscrições para o sacramento do crisma
Por André Amorim

A Pastoral da Universidade Católica de Pernambuco está realizando, no térreo do bloco A, sala 014, as inscrições, gratuitas, para o sacramento do crisma. Com início previsto para a segunda quinzena do mês de março, as reuniões serão realizadas uma vez por semana e têm duração prevista de um ano.

Entre os objetivos dos encontros estão: formar pessoas sempre mais preparadas para o enfrentamento da vivência de uma fé comprometida com os outros, o amadurecimento de um modelo de igreja comprometido com o mundo, a história e a sociedade, além de refletir sobre a vocação cristã nos seus mais diversos modelos.

A pastoral oferece para os interessados os seguintes horários: segundas-feiras das 19h às 20h; terças-feiras das 17h às 18h; quartas-feiras das 9h30 às 10h30 ou das 19h às 20h e quintas-feiras das 11h às 12h.

Outras informações pelos telefones: 2119-4238 ou 2119-4394.

Programa Universidade não tem idade está com inscrições abertas
Por Lílith Perboire

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o programa Universidade não tem idade. Serão oferecidos 28 cursos para aquelas pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar novos conhecimentos e/ou obter capacitação em áreas específicas. As aulas serão ministradas entre abril e junho. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br ou na Pró-Reitoria Comunitária, localizada na sala 003 no térreo do bloco B. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.O valor dos cursos varia de R$ 50 a R$ 175. Mais informações pelo fone 2119.4146. Confira abaixo a relação dos cursos:

Direitos Humanos: um panorama internacional
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: Jayme Benvenuto Lima Júnior
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Do gênero violência à violência de gênero: um estudo sobre a violência contra a mulher
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Vanessa Pedroso e Marília Montenegro Pessoa de Melo
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Da curiosidade à pesquisa: dicas metodológicas
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professora: Karina Nogueira Vasconcelos
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

“Honra teu pai e tua mãe”: Direitos Fundamentais do Idoso
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Direito a alimentos: Garantias Constitucionais
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 18/05/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Sexualidade no amadureSer
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 50,00
Professora: Maria do Amparo Rocha Caridade
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 824 - bloco B   

Espiritualidade e saúde: a contribuição da fé para o bem-estar físico e psíquico
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 70,00
Professor: Moab Duarte Acioli
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 17h às 20h
Sala: 824 - bloco B

Ativando a memória: você se lembra?
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Mauricéa Tabosa e Márcia Crócia
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h30 às 12h
Sala: 710 - bloco B

Drogas: quando o beco encontra uma saída
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 130,00
Professora: Irinéa Nunes Almeida Gonçalves Catarino
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 09h às 12h
Sala: 824 - bloco B

Quem não se comunica se complica
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 85,00
Professora: Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 17h às 18h30
Sala: 711 - bloco B

No stress: técnicas de massagens terapêuticas
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 105,00
Professor: Francisca Maria Alves Mota
Início do curso: 18/04/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: 501 - bloco G4

Xadrez para iniciantes
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 95,00
Professor: Vicente Francisco de Sousa Neto
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 003 - bloco D

Introdução à Microinformática
Vagas*: 20
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 125,00
Professora: Gilka Barbosa
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 103 - bloco G

Construindo um banco de dados pessoal com ACCESS
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 165,00
Professor: Eduardo Carneiro Campelo Júnior
Início do curso: 01/04/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: Laboratório 03 do CTI

Produza o seu próprio combustível: o Biodiesel a partir do óleo de fritura
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 90,00
Professores: Valdemir Alexandre e Maria Helena P. Gazineu
Início do curso: 25/05/2009
Horário: 14h50 às 18h20
Sala: 702 - bloco D

Cinema e espiritualidade: a imagem nossa de cada dia
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 130,00
Professor: Padre Hugo Ara
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 15h às 18h
Sala: 510 - bloco A

(Re)visitando o centro: veja o Recife com outros olhos
Vagas*: 40
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 100,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 14h às 18h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Viajando na melhor idade
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 60,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Relações Humanas: a alma do negócio
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 100,00
Professora: Marinalva da Silva
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Como aplicar bem seu dinheiro
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 75,00
Professor: Egenilton Rodolfo de Farias
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 13h às 17h
Sala: Laboratório 03 do CTI

Do Jesus de Nazaré ao Cristo da Fé
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: João Luiz Correia Júnior
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 18h30 às 20h10
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

Sacramentos: sinais de vida e de esperança
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: Luiz Alencar Libório
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 16h às 17h40
Sala: Espaço Loyola – térreo do Bloco B

Igreja: da construção de pedra à comunidade viva
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: José Artur Tavares de Brito
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 14h às 15h40
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

Nascimento do Cristianismo: Introdução ao Novo Testamento
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: Cláudio Vianney Malzoni
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 20h20 às 22h
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

No princípio era o mito: a dimensão simbólica da vida
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 80,00
Professora: Martha Solange Perrusi
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B

Ética e Bioética: desafios atuais
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 80,00
Professores: Karl Heinz Efken e Ermano Rodrigues do Nascimento
Início do curso: 01/04/2009
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B

Católica promove minicurso de canto litúrgico
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Apostolado Litúrgico, promoverá minicurso de “Cantos do Hinário Litúrgico da CNBB para o Tríduo Pascal”. A iniciativa pretende capacitar e aprimorar os agentes pastorais que trabalham com música nas cerimônias religiosas.

O minicurso será ministrado por uma equipe mista de agentes pastoralistas da Pastoral da Universidade Católica e do Apostolado Litúrgico (padres, religiosos e leigos). As aulas acontecerão de 16 a 19 de março, das 19h às 21h30, no auditório G1 (primeiro andar do bloco G da Unicap). O investimento total é de R$ 15,00.

As inscrições para o minicurso já estão abertas e prosseguem até a semana anterior ao início das aulas. Os interessados devem comparecer à Loja do Apostolado Litúrgico, à Pastoral da Unicap ou à Pró-reitoria Comunitária da Universidade.

Serviço
Locais de inscrição e informações:

Loja do Apostolado Litúrgico
Endereço: Avenida Dantas Barreto, n. 1000
Fone: (81) 3224 4259

Pastoral da Unicap
Localização: térreo do bloco A da Católica, sala 014
Fone: (81) 2119 4238

Pró-reitoria Comunitária da Unicap
Localização: térreo do bloco B da Católica, sala 003
Fone: (81) 2119 4146

Católica vai sediar 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito
Por André Amorim

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a Universidade Católica irá sediar o 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito (ERED). O evento, articulado pelo D.A., com o tema “A luta pela efetivação dos direitos humanos no Nordeste”, faz parte do calendário oficial de comemoração dos 50 anos do curso de Direito da Unicap.

Além de facilitar a integração entre os futuros bacharéis, outro intuito do encontro, que deve contar com, segundo estimativa da organização, 500 estudantes dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, é a troca de conhecimento sobre a realidade jurídica de cada estado. Para Carla Varea Guareschi, presidente do D.A. de Direito, a realização desse encontro na Universidade é motivo de comemoração. “Esse é um encontro construído pelos estudantes e para os estudantes”, ela enfatiza.

Outras informações no site do D.A. de Direito: www.dafesc-unicap.com


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Jaime Mitchell, Manuela Ramos, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Maria Eduarda de Albuquerque, José Vianney Alencastro (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
MARÇO




ABRIL









MAIO



 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000