A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 16 de junho de 2008 Ano 7

Curso de Psicologia da Católica é pioneiro no Norte e Nordeste
Por Anna Salustiano

“Somos um curso que servimos de modelo. Somos o primeiro curso de Psicologia do Norte e Nordeste de psicologia”, contou a coordenadora da graduação da Universidade Católica, Albenise de Oliveira Lima.

O curso de Psicologia da Instituição foi criado em 1960 pelo Padre Pedro de Melo e foi reconhecido em 1968 pelo Conselho Federal de Educação. Hoje, Psicologia tem entre 400 e 600 alunos e todos os professores têm mestrado ou doutorado.

A graduação é alicerçada em três ênfases: psicologia clínica, psicologia da intervenção psicossocial e psicologia organizacional e do trabalho. “A nossa meta é preparar profissionais para trabalhar nessas três áreas. Destaco também o método que adotamos de ensino, prática e extensão”, frisou Albenise.

O objetivo principal da graduação é formar psicólogos inseridos e comprometidos com a realidade sociocultural contemporânea, éticos e conscientes de sua cidadania, investindo na promoção do desenvolvimento humano, intercedendo na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Segundo Albenise, a Universidade ajuda as escolas com orientação profissional e oferece serviço às empresas e aos hospitais cedendo estagiários. Entre os serviços oferecidos à sociedade pela Católica estão: plantão psicológico, atendimento a pais, crianças e adolescentes, atendimento psiquiátrico, além do atendimento ao próprio estudante e funcionário.

“Temos também o projeto Sofia, que atende a crianças e pais adotados e é uma parceria com o Juizado da Infância e Juventude. Além dos projetos na linha da família, interação social, psicopatologia e psicanálise”. O curso de Psicologia dura 5 anos.

Cônsul do Peru visita a Católica

O cônsul do Peru no Recife, Pedro Alberto Rodriguez Moretti, vem à Universidade Católica de Pernambuco, nesta terça-feira (17), às 15h, para dar início às conversações sobre um possível convênio de intercâmbio estudantil. O convênio compreende a concessão de bolsas de estudo nos cursos de História e Geografia para alunos do Peru virem estudar na Católica, assim como os da Católica irem estudar no Peru. As instituições peruanas são a Universidade Católica do Peru e a Universidade São Marcos.

A reunião será na Pró-reitoria Comunitária. O cônsul, que virá acompanhado de Carlos Alberto Valle, do Sincor-PE, e do presidente da Câmara de Intercâmbio Comercial Peru – Nordeste do Brasil, Jaime Lielson, será recebido pela Pró-reitora Comunitária, professora Fátima Breckenfeld, pelo Pró-reitor Acadêmico, professor Junot Matos, e pelo coordenador de Esportes, professor Fernando Lapa.

Inscrições para cursos de pós-graduação vão até o dia 20
Por Anne Mendes

Para quem busca qualificação, a Universidade Católica de Pernambuco oferece diversos cursos de pós-graduação. Arte e Educação, Ciência Política, Estudos Cinematográficos, Psicologia nas Organizações, Ensino da Matemática são apenas algumas das especializações oferecidas. Ao todo são 21 opções, que estão com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (20), na Secretaria das Especializações, no bloco J da Universidade, localizado na Rua Nunes Machado, 42. Informações pelo fone 2119.4134 ou no site www.unicap.br.

Abertas inscrições para Bacharelado em Teologia
Por Glaucio Alves

Para quem concluiu um Curso Livre de Teologia, com duração mínima de 1,6 mil horas, pode agora realizar uma reciclagem dos estudos e obter um diploma de Bacharel em Teologia pela Católica. Por meio da portaria 005/2008, a Universidade está disponibilizando 25 vagas para o curso de Bacharelado em Teologia, no turno da noite.  

As inscrições vão até o dia 20 de junho na Diretoria de Gestão Escolar (DGE), antiga DAR, localizada no térreo do bloco R, no campus da Católica, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h e das 18h30 às 20h.  A taxa de inscrição custa R$ 100 e deverá ser paga via boleto bancário. 

A admissão será feita por meio de um processo seletivo, que será realizado a partir das 15h do dia 26 de junho, na coordenação do curso de Teologia, localizado no 1º andar do bloco B. A seleção é composta por uma redação sobre tema teológico e uma entrevista avaliativa.

No ato da inscrição, os interessados devem trazer cópias autenticadas do certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, histórico escolar do curso livre de Teologia e o certificado de conclusão do mesmo.

Ainda devem portar cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento, CPF, quitação com o serviço militar, título de eleitor com comprovante do último exercício eleitoral, e uma fotografia 3x4 recente e de boa qualidade. Outras informações podem ser obtidas no curso de Teologia pelo telefone (81) 2119-4171. 

Inscrições para o Vestibular 2008.2 vão até o dia 30

As inscrições para o Vestibular 2008.2 vão até 30 de junho. Estão sendo oferecidas 360 vagas nos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Direito, Fisioterapia, História, Publicidade e Propaganda e Teologia. Metade das vagas de cada graduação será destinada aos candidatos que quiserem concorrer com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio 2007. Quem não for aprovado com a nota do Enem, poderá fazer as provas tradicionais, que acontecem no dia 12 de julho. A inscrição custa R$ 80,00 e deverá ser feita pelo www.unicap.br.

Os melhores colocados no Vestibular tradicional serão beneficiados com bolsas-prêmio. O primeiro colocado de cada curso terá direito a um desconto de 100% na matrícula, já o segundo lugar de cada graduação terá 75% de abatimento na primeira semestralidade. Para os terceiros lugares, o desconto será de 50%. No valor das demais parcelas da semestralidade, o bônus será de 25% para os três melhores colocados de cada curso.

A Católica é uma das maiores instituições de ensino superior do Nordeste e está vinculada a uma rede internacional de mais de 200 Universidades Católicas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.  A Unicap dispõe de uma estrutura formada por 115 laboratórios, salas de aula, auditórios e quatro clínicas-escola, equipados com o que há de mais moderno. A Católica também investe em pesquisa e seus alunos contam com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que estimula a formação de jovens cientistas.

O aprendizado é reforçado por uma das melhores e maiores bibliotecas da região. Totalmente informatizada e climatizada, a Biblioteca Central oferece um acervo com mais de 141 mil títulos e quase 429 mil exemplares. Os alunos da Católica podem fazer parte também de grupos culturais e equipes esportivas, além de desenvolver atividades sociais. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4143.

Católica abre vagas para admissão extravestibular

A Católica está abrindo vagas para portadores de diplomas e para alunos interessados em se transferir de outra Instituição de Ensino Superior para a Universidade no semestre 2008.2. As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 30 de junho. Confira na tabela abaixo a relação de cursos disponíveis para admissão extravestibular. A portaria com a quantidade de vagas e os turnos disponibilizados está no site da Católica. Outras informações no setor de Admissão pelo telefone (81) 2119-4132. 

Administração
Arquitetura e Urbanismo
Ciências Biológicas *
Ciência da Computação
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Direito
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia Química
Filosofia*
Física *
Fisioterapia
História *
Letras (Português, Português-Inglês, Português-Espanhol)*
Matemática *
Pedagogia *
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Química *
Serviço Social
Teologia – Bacharelado

*Licenciatura Plena

Universia divulga oportunidade de bolsas oferecidas pelo British Council
Por Assessoria de Imprensa do Portal Universia

São Paulo, 16 de junho de 2008 — Jovens pesquisadores brasileiros têm até 2 de julho para se inscrever no Researcher Exchange Programme, do British Council. O programa é destinado a profissionais em início de carreira na pesquisa, que desejem estabelecer contatos internacionais em sua área de trabalho. Em conteúdo divulgado pelo Universia, durante o período do intercâmbio, os pesquisadores ainda terão chance de trabalhar com tecnologias de ponta e de participar de equipes multi-culturais de pesquisa.

A matéria do Portal informa que, para participar, o candidato deve ter completado o doutorado, ou estar a até 12 meses de fazê-lo. Não serão aceitos participantes com mais do que cinco anos de vínculo em tempo integral numa universidade ou instituto de pesquisa e mais de 10 anos de experiência ativa em pesquisa.

Mais informações sobre as bolsas oferecidas pelo British Council podem ser conferidas no endereço www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=16082. Outros programas de bolsas de estudo e financiamentos estudantis estão no Canal Mobilidade, em www.universia.com.br/mobilidade.

Sobre o Universia

O Universia é uma rede de cooperação universitária que reúne 1.069 instituições de ensino superior na América Latina e Península Ibérica, e tem como parceiro financeiro-estratégico o Grupo Santander. A Rede Universia atua em quatro eixos estratégicos: fomento à empregabilidade, incentivo à formação, desenvolvimento dos meios científico e acadêmico, e apoio às comunidades e eventos para o relacionamento universitário.

O objetivo da Rede Universia é contribuir com serviços de valor agregado às universidades, apoiando o desenvolvimento de projetos comuns e a geração de novas oportunidades para a comunidade universitária, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável dos países onde a Universia está presente.

O principal elemento integrador desta rede é o portal Universia, que desenvolve conteúdo e serviços gratuitos para o meio acadêmico, em línguas portuguesa e espanhola. O Portal está presente em 11 países: Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Portugal, Venezuela e Uruguai, congregando aproximadamente 78% do público universitário.

ançado no Brasil em março de 2002, o portal Universia (www.universia.com.br) conquistou em cerca de seis anos, a parceria com mais de 250 universidades, alcançou a marca de 2 milhões de usuários cadastrados e uma média mensal de 950 mil navegadores únicos (Fonte: Nielsen//NetRatings).

 

.: Outras Notícias :.

     
12/06/2008   Curso de Filosofia forma professores para ensinos Fundamental e Médio
12/06/2008   Curso de Fisioterapia realiza oficina de massoterapia
12/06/2008   Recife vai sediar XX Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte

12/06/2008

  Inscrições para 21 cursos de pós-graduação da Católica vão até sexta-feira
     
     
     
     
     
     
     


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Débora Ramalho, Glaucio Alves, Joanna Mendonça e Lucélia Brito (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE e FOTOGRAFIA: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

JULHO

Inscrições abertas - Univerão oferece 21 cursos durante as férias

1 - O destino do jornal é tema de debate no ciclo de palestras Vivendo o Jornalismo

1 e 2 - Fiocruz irá promover seminário sobre uso de tecnologia

até 4 - Jornalismo e Moda é tema de oficina

até 6 - Inscrições para o Vestibular 2008.2

7 até 11 - História do Cinema Brasileiro é tema de oficina

9 até 11 - Hábitos alimentares da pré-história serão tema de curso na Católica

14 até 18 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

17 e 18 - Mestrados da Católica abrirão inscrição para alunos especiais

21 até 25 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

28 até 30 - Plantas Medicinais serão tema de minicurso

AGOSTO

19 até 21 - Católica sediará 1º Seminário Internacional de Ciências da Religião

25 até 29 - 6ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000