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Portfolio dos alunos é criado em sala de aula

Durante a construção do conhecimento para desenvolvimento de jogos, os alunos do Curso de Jogos Digitais são engajados a produzir, desde o primeiro módulo, projetos que incorporem ao seu portfolio digital. É através do portolio que o estudante tem mais chances de conseguir um estágio ou até um trabalho temporário.

Confira alguns trabalhos produzidos por estudantes do curso de Jogos da Unicap.

Se você quer ter esse conhecimento e entrar nesta área dinâmica e promissora, veja como ingressar no curso, seja através do exame seletivo 2014 ou como portador de diploma ou transferência de curso.  Acesse: https://www1.unicap.br/vestibular

 




Vestibular 2014 para Jogos Digitais da Unicap

Faça a sua inscrição para o vestibular da Unicap para o curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais. O curso, além de preparar o aluno para o mercado, ainda o habilita para a carreira docente, possibilitando ao formando desenvolver conhecimento em especializações, mestrado ou doutorado.

Em apenas 3 anos o curso preparou alunos para serem vencedores em concurso nacionais, para o mercado de trabalho, incentivou o surgimento de uma empresa de serious games, além de 4 startups focadas em jogos para educação, entretenimento e saúde no Estado.

Assista ao vídeo produzido pelos alunos de Jornalismo da Unicap sobre nosso curso.


O valor da taxa de inscrição é de R$ 100, mas os candidatos que cursaram todo o ensino médio e o concluíram em escola pública de Pernambuco pagarão R$ 50. O pagamento da taxa desses candidatos deverá ser feita na sede da Coave ou na tesouraria da Unicap, mediante comprovação com histórico escolar ou declaração da escola onde estudou e concluiu o curso.

As provas serão realizadas no dia 14 de dezembro. Mas os candidatos que quiserem também poderão concorrer com as notas do Enem 2012 ou 2013, se elas estiverem disponíveis até o término das inscrições do processo seletivo. Para mais informações acesse: Vestibular 2014 Unicap.

 

Conheça um pouco o curso de Jogos da Unicap

O curso Tecnológico em Jogos Digitais tem consonância com as diretrizes curriculares nacionais para a organização e funcionamento dos cursos superiores de tecnologias e com os objetivos institucionais da Católica.

Geral
Fornecer uma sólida formação humanista e tecnológica aos futuros profissionais na área de desenvolvimento de game para internet e dispositivos móveis.

Específicos
a) Desenvolver no aluno o pensamento crítico relacionado com as possibilidades criativas e inovadoras imprescindíveis para o desenvolvimento de projetos de advergames;

b) Capacitar o aluno a desenvolver os mais variados tipos de games para plataforma móvel (celulares) e web;

c) Formar profissionais “INDIE” (produtores independentes) de jogos digitais e para dispositivos móveis;

d) Fomentar a compreensão do papel dos games no contexto da sociedade e as bases e fundamentos históricos, psicológicos, culturais e filosóficos presentes nesta relação;

e) Contribuir para a formação de profissionais capacitados para planejar, executar, avaliar e gerir games atualizados com as demandas e as necessidades do mercado regional, nacional e internacional;


Perfil Profissional

O aluno formado no curso Tecnológico em Jogos Digitais da Católica será capaz de elaborar diagnósticos e propostas para os desafios de sua futura ação profissional, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades criativas, inovadoras e sempre atualizado com as demandas e as necessidades do mercado de trabalho e da própria sociedade em nível regional, nacional e internacional.
Para isso deverão ser desenvolvidas as seguintes habilidades e competências:

A – Visão abrangente e crítica dos fatores determinantes e dos impactos decorrentes do processo tecnológico Jogos Digitais.

B – Capacidade de inovar na produção de conhecimento e na aplicação de tecnologias em Jogos Digitais.

C – Comportamento empreendedor na criação e administração de bens e serviços relacionados a Jogos Digitais.

D – Atitudes éticas, responsáveis e comprometidas com a qualidade de vida da sociedade, no desenvolvimento de tecnologias em Jogos Digitais.

A partir das competências e habilidades desenvolvidas, o tecnólogo em Jogos Digitais, formado pela Católica, poderá atuar em agencias de comunicação, empresas de tecnologias, organizações empresarias e não-governamentais, instituições de ensino, produtoras de multimídias. Destaca-se a possibilidade de prestar consultorias e empreender como gestor de sua própria empresa.

 




Profissionais da internet se reúnem no Recife neste sábado

O engenheiro do Yahoo! Caridy Patiño fará uma palestra no evento - Foto: Divulgação
O engenheiro do Yahoo! Caridy Patiño fará uma palestra no evento – Foto: Divulgação

No próximo sábado (23), o Recife será palco da segunda edição da convenção de profissionais de internet Feec Brazil. O evento acontecerá no Golden Tulip Hotel, no bairro de Boa Viagem, das 8h às 18h. O encontro tem como objetivo promover o desenvolvimento da comunidade de tecnologia do país com o encontro de profissionais da área. Estão convidados front-ends, back-ends, designers, analista de redes sociais e gerentes de projeto de todo o estado.

O evento terá 22 palestras. Entre os destaques, a presença do engenheiro do Yahoo! (EUA) Caridy Patiño.  Ele é criador de diversas ferramentas utilizadas pela empresa e ativista do software aberto. Outro destaque é a presença ainda destaca as participações do performance engineer na Salesforce, Diego Ferreiro.  A programação inclui palestras que abordam temas como “Buscando a melhor performace em aplicativos móveis em HTML5” e “Startup e Empreendedorismo: O que você precisa saber para começar”.

As inscrições são gratuitas e estão abertas no site: http://www.feecbr.com.br/pt/




Empresa leva o sertão para o PC

Quem nunca ouviu histórias de cangaceiros fugindo da policia no sertão nordestino? Esta época poderá ser revivida com Cangaço RPG, game de estrategia desenvolvido pela  Sertão Games.  A empresa piauiense tem no currículo o  jogo para Facebook Cangaço Wargame. Apesar de ter o mesmo nome, o novo jogo tem várias diferenças em relação ao antecessor.  Desta vez, o game terá um modo single player onde as escolhas feitas pelo jogador decidirão o destino do bando e até o final da trama.  Entre os personagens jogáveis estarão um cangaceiro, uma cangaceira e um volante (policia responsável pela caça dos cangaceiros no sertão).  Os players mais competitivos poderão realizar partidas online contra amigos, seja pelas rede sociais ou pela internet.

cangaço 2 cangaço

Neste novo projeto o objetivo é ir mais além e fazer uma ambientação mais fiel e realista dos tempos do Cangaço. Para isso, a desenvolvedora contratou um historiador para ajudar na  criação do game. Portanto podem esperar para ver roupas, itens e acessórios fiéis aquela época.

A  trilha sonora também promete impressionar. Foram criadas 25 músicas exclusivamente para o game. Entre as cut-scenes antes das batalhas serão recitados cordéis, narrados por artistas oriundos da caatinga, tudo feito para dar mais veracidade a obra.  Outro ponto de destaque são os gráficos, pois foi empregado um processo inédito chamado de “arte analógica”. As texturas e elementos GUI são feitos à mão e depois digitalizados, para então serem aplicados nos modelos 3D.

Confira na integra a entrevista concedida por Eric Passos ao Site de Jogos Digitais da Católica. Ele é um dos dos criadores do game.

SJC: Qual a diferença entre o Cangaço RPG e o Cangaço Games lançando anteriormente?

ERIC: O Cangaço RPG é um jogo completamente novo, não guardando semelhanças estéticas nem de jogabilidade com o anterior. Apenas a temática (Cangaço) foi mantida.

SJC: O Cangaço Wargame foi lançado apenas para Facebook. Desta vez vocês pretendem explorar outras plataformas?

ERIC: O Cangaço RPG é um jogo para PC, Mac e Linux, não estando ligado a facebook ou outras redes sociais. O jogo possui uma extensa campanha single player (onde o jogador pode evoluir 3 heróis: um cangaceiro, uma cangaceira, e um volante); um modo multiplayer online, para desafiar amigos (em tempo real, o novo jogo não é em turnos como o anterior); e a possibilidade de se criar campanhas, mapas, unidades, itens e armas customizadas para compartilhar na comunidade online.
SJC: Me fale sobre a criação do game, diferenças entre esse novo e o game anterior, novidades e cotidiano de vocês durante o trabalho.
ERIC: Esse novo jogo tem muito mais desafios por conta de ser algo inédito e ambicioso. Alguns exemplos:
– Uso de texturas analógicas (as texturas para os modelos 3D são pintadas à mão com lapis de cor, e então aplicadas no jogo);
– Trilha sonora original com 25 músicas (será lançada para download junto com o jogo, estou mandando um link para uma das músicas);
– Xingamentos e rezas são parte integrante das mecânicas de RPG (habilidades dos herois);
– Narração completa em português com voice actors nordestinos nativos (nada de nordestês de novela..:)
SJC: Caso utilizem outras plataformas, vocês pretendem lançar o game fora do país?
ERIC: Sim, o jogo é feito em português, mas está internacionalizado para Inglês, e será traduzido também para o espanhol em breve.
SJC: Têm data prevista para lançamento do jogo?
ERIC: O jogo tem previsão de lançamento para meados de fevereiro de 2014, com possível beta aberto/demo no final de dezembro de 2013.


Confira agora o gameplay do jogo


Link da música “São José do troca tiro”
https://soundcloud.com/sertao-3d/ost-canga-o-rpg-06-sa-o-jose

 

 

 




Casa da Cultura recebe Semana Global do Empreendedorismo

De hoje até a próxima sexta-feira (22), a  Casa da Cultura abrigará o Pólo Semana Global do Empreendedorismo. As atividades serão promovidas pela Endeavor  e por parceiros do comitê da Semana Global de Empreendedorismo em Pernambuco. Vários educadores foram convidados para apresentar suas ações na área de Educação Empreendedora, logo depois, será iniciado um debate sobre o tema. As inscrições podem ser feitas no site da Endeavor.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A Casa da Cultura fica na Rua Floriano Peixoto, Centro do Recife.

Confira a programação completa do evento:

Hoje

 Espaço Empreendedor Arretado

Abertura oficial do pólo da Semana Global do Empreendedorismo

Apresentação da Semana e mesa sobre desafios do empreendedorismo em Pernambuco; Ana Dias, Secretária de Empreendedorismo de PE; Isabel Noblat, gerente de educação empreendedora do SEBRAE PE; Wellington Batista, secretario executivo de articulação social da Prefeitura de Recife; Luciano Gonçalo, Fundação de Cultura de PE e Juliana Queiroga, coordenadora da Endeavor NE.

Horário: 10h às 11h

Sala A da FECOMERCIO

Curso de Técnica de Vendas – Horário: 8h às 12h

Sala B da FECOMERCIO

Curso de Controles Financeiros – Horário: 13h às 17h

Curso de Qualidade no Atendimento – Horário: 13h às 17h

Espaço Empreendedor Arretado

Forum Youth to Business – Aiesec – Horário: das 12h às 17h

12:00 – 12:40 Credenciamento

12:40 – 12:50 Abertura

12:50 – 13:00 Apresentação da Aiesec

13:00 – 14:00 Eduardo Gusmão – Imagina na Copa

14:00 – 14:45 Bate papo com Jamerson – Coquetel Molotov

14:45 – 15:15 Mesa Redonda

16:00 – 16:30/45 Palestra do Google Brasil

16:30/45 – Encerramento

Auditório Empreendedor Antenado

Workshop Hold UP

Eduardo Gusmão, Grupo Make Sense

14h – 17h

Dia 21

Sala A da FECOMERCIO

Curso de Técnica de Vendas – Horário: 8h às 12h

Ideia na cabeça e CNPJ na mão – Horário: 14h às 17h

Sala B da FECOMERCIO

Como aplicar o Canvas na criação de negócios – Horário: 9h às 12h

Curso de Controles Financeiros – Horário: 13h às 17h

Curso de Qualidade no Atendimento – Horário: 13h às 17h

Espaço Empreendedor Arretado

Caso de sucesso da minha empresa Jr – Horário: das 14h às 15:30h

Bate Papo com os empreendedores Endeavor – TecSaúde – Horário: das 16h às 17h

Auditório Empreendedor Antenado

Sessão de cinema Empreendedor – Exisbição dos episódios do Vai que Dá – Horário: das 13h às 14h

Oficina Imagina na Copa – Horário: 14:30 às 17h

Dia 22

Sala A da FECOMERCIO

Curso de Técnica de Vendas – Horário: 8h às 12h

Curso de Controles Financeiros – Horário: 13h às 17h

Sala B da FECOMERCIO

Bate Papo com os Alunos do Mini Empresa Junior Achievement – Horário:9h às 12h

Curso de Qualidade no Atendimento – Horário: 13h às 17h

Auditório Empreendedor Antenado

Choice game – Criando ideias para transformar a educação – Artemisia – Horário: 10h às 12h

 Oficina de contação de história– Marco Polo Marinho – Horário: 14h às 16h

Espaço Empreendedor Arretado

Resgate da cultura Pernambucana através da Capacitação Empreendedora.

Bate papo com as participantes do Projeto Sabores de Pernambuco,Economia Solidária e União Brasileira de Mulheres com as artesãs do Projeto Reciclando a Madeira e Tapioqueiras de Pernambuco – Horário: 9h às 10h

Fórum Educação Empreendedora – Horário: 14h às 16h




Exposição no Museu de Pernambuco mostra futuro da arte

A partir desta quarta-feira (20), o Museu do Estado de Pernambuco irá receber a exposição Arte Cibernética – Coleção Itaú Cultural. O objetivo é mostrar ao público pernambucano o conceito de arte cibernética no mundo. A exposição seguirá até o dia 19 de janeiro de 2014.

OP_ERA: Sonic Dimension é uma das obras interativas que fazem parte da mostra - Foto: Divulgação
OP_ERA: Sonic Dimension é uma das obras interativas que fazem parte da mostra – Foto: Divulgação

A mostra faz parte de uma coleção iniciada pelo Itaú em 1997 de forma itinerante. Dentre os destaques estão as cordas que vibram com frequências de luz e som dependendo da posição do observador. Também é possível datilografar e ver as letras se transformarem em várias formas que flutuam em uma tela.  Essas obras são o resumo da produção de arte cibernética nos dias atuais.

Durante o primeiro dia de exposição, haverá também um debate sobre inovação, atuação institucional, cena artística e produção de arte tecnológica.  Participam do debate Marcos Cuzziol, gerente do núcleo de Inovação do Itaú Cultural, a artista Rejane Cantoni que tem uma obra em exposição, e o designer e pesquisador pernambucano H.D Mabuse. A conversa será aberta ao público e começa as 19h no auditório do museu.

 

 

 

 




Coordenador de Jogos Digitais irá coordenar GT de pesquisa no Interaction South America 2013

O coordenador do Curso de Jogos Digitais da Unicap, professor Breno Carvalho, foi convidado para coordenar o GT de artigos acadêmicos do Interaction South America 2013, que será realizado entre os dias 13 e 16 de novembro, no Recife Antigo e Centro de Convenções de Pernambuco. Os GTs serão realizados no CESAR.Edu localizado no Recife Antigo.

O convite foi realizado, durante o evento do Unigames2013, pelo ex-professor da Unicap, Rodrigo Medeiros, um dos organizadores do evento que acontece pela primeira vez no estado. Nos três dias, nomes de referência do mercado nacional e internacional irão apresentar e discutir sobre tecnologia, economia criativa, design de experiências e inovação, além de workshops, artigos acadêmicos, entre outras atividades.

Para mais informações sobre o evento acesse: Interaction South America 2013