RELIGIÃO E CULTURA URBANA NA TEOLOGIA DA SECULARIZAÇÃO DE HARVEY COX

Autores

  • José Tadeu Batista de Souza Universidade Católica de Pernambuco
  • Emerson da Silva Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.25247/2237-907x.2017v7n2.p168-186

Palavras-chave:

Secularização. Urbanização. Teologia. Tecnopólis.

Resumo

O presente artigo visa a expor a relação estabelecida entre religião e cultura urbana na teologia da secularização do teólogo norte-americano Harvey Cox. A principal obra referenciada é: A cidade do homem: a secularização e a urbanização na perspectiva teológica. A análise adotada quanto ao significado dos processos de secularização e urbanização da sociedade se deterá a compreensão tida pelo autor, frente ao embate entre religião cristã e Idade Moderna. Harvey Cox desenvolve a relação entre religião e cultura urbana, em torno do entendimento da fé cristã na Tecnopólis, termo utilizado por Cox para designar a cidade secular, refletindo teologicamente sobre os seus aspectos sociais e culturais em consonância com a fé bíblica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Tadeu Batista de Souza, Universidade Católica de Pernambuco
    Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Filosofia (UFPB) pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Católica de Pernambuco e do programa de pós-graduação-mestrado e doutorado em ciências da religião. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: Levinas, ética, alteridade, hermenêutica e subjetividade.
  • Emerson da Silva, Universidade Católica de Pernambuco
    Mestrando em Ciências da Religião na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Graduando em Teologia pelo Instituto Aliança de Linguística, Teologia e Humanidades (IALTH). Graduado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisador na área de Teologia e Ciências da Religião. Em Teologia, atua no campo da Teologia Contemporânea, Metodologia Teológica e Teologia Filosófica em interface com as áreas: Antropologia, Existencialismo, Literatura e Teologia Pública. Em Ciências da Religião nos campos: Religião e Esfera Pública, Antropologia da Religião, Filosofia da Religião e Hermenêutica do Sagrado. Integra o projeto de pesquisa Alteridade Ética como Religião do Outro em Emmanuel Lévinas.

Referências

A Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. 2 ed. Barueri – SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999. 896p.

BLUMENBERG, Hans. The Legitimacy of the Modern Age. Tradução de Robert M. Wallace. Cambridge: The MIT Press, 1983.

BUBER, Martin. Eu e Tu. Tradução do alemão, introdução e notas por: Newton Aquiles Von Zuben. São Paulo: Centauro, 2001.

COMBLIN, José. Teologia da Cidade. São Paulo: Paulinas, 1991.

______. Teologia da Enxada. Petrópolis: Vozes, 1977.

COSTA, José Almir da. Vida cristã na cidade: perspectivas de Comblin e Libanio. 2015. 131p. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Departamento de Teologia, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte. 2015.

COX, Harvey Gallagher. A Cidade do Homem: a secularização e a urbanização na perspectiva teológica. Tradução: Jovelino Pereira Ramos e Myra Ramos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

______. A Cidade Secular: a secularização e a urbanização na perspectiva teológica. Tradutor: Jovelino Pereira. São Paulo: Academia Cristã, 2015.

______. A Cidade Secular: a secularização e a urbanização na perspectiva teológica. São Paulo: Academia Cristã, 2015. Resenha de: COX, Harvey Gallagher. A Cidade Secular 25 Anos Depois. Revista Eletrônica Espaço Teológico, v.8, n.13, p.167-184, 2014.

DURKHEIM, Émile. As Formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

GIBELLINI, Rosino. A teologia do século XX. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

GOGARTEN, Friedrich. Verhangnis und Hoffnung der Neuzeit: Die Sakularisier unga Is theologisches Problem. Munique: Siebenstern, 1966.

GUARDINI, Romano. O fim dos tempos modernos. Tradução: M.S Lourenço. Lisboa: Livraria Morais Editora, 1964.

LIBANIO, João Batista. As Lógicas da Cidade: o impacto sobre a fé e sob o impacto da fé. São Paulo: Loyola, 2002.

LÖWITH, Karl. O Sentido da História. Tradução: Maria Georgina Segurado. Lisboa: Edições 70. 1991.

MADAN, T.N. Secularism in its place. The Journal of Asian Studies. v. 46, n.4, p. 747-759, 1987.

MALINOWSKI, Bronislaw. Magía, ciência y religión. Traducción António Perez Ramos. Barcelona: Planeta-Agostini, 1993.

RADCLIFFE-BROWN, Alfred Reginald. Estrutura e função na sociedade primitiva. Petrópolis: Vozes, 1973.

WEBER, Max. A Ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2006.

Downloads

Publicado

21-02-2018

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES: DOSSIÊ / DOSSIER

Como Citar

SOUZA, José Tadeu Batista de; SILVA, Emerson da. RELIGIÃO E CULTURA URBANA NA TEOLOGIA DA SECULARIZAÇÃO DE HARVEY COX. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 7, n. 2, p. 168–186, 2018. DOI: 10.25247/2237-907x.2017v7n2.p168-186. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/1060.. Acesso em: 5 dez. 2025.