RELIGIÃO E CULTURA URBANA NA TEOLOGIA DA SECULARIZAÇÃO DE HARVEY COX

Conteúdo do artigo principal

José Tadeu Batista de Souza
Emerson da Silva

Resumo

O presente artigo visa a expor a relação estabelecida entre religião e cultura urbana na teologia da secularização do teólogo norte-americano Harvey Cox. A principal obra referenciada é: A cidade do homem: a secularização e a urbanização na perspectiva teológica. A análise adotada quanto ao significado dos processos de secularização e urbanização da sociedade se deterá a compreensão tida pelo autor, frente ao embate entre religião cristã e Idade Moderna. Harvey Cox desenvolve a relação entre religião e cultura urbana, em torno do entendimento da fé cristã na Tecnopólis, termo utilizado por Cox para designar a cidade secular, refletindo teologicamente sobre os seus aspectos sociais e culturais em consonância com a fé bíblica.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUZA, José Tadeu Batista de; SILVA, Emerson da. RELIGIÃO E CULTURA URBANA NA TEOLOGIA DA SECULARIZAÇÃO DE HARVEY COX. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 7, n. 2, p. 168–186, 2018. DOI: 10.25247/2237-907x.2017v7n2.p168-186. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/1060.. Acesso em: 22 jan. 2025.
Seção
ARTIGOS / ARTICLES: DOSSIÊ / DOSSIER
Biografia do Autor

José Tadeu Batista de Souza, Universidade Católica de Pernambuco

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Filosofia (UFPB) pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Católica de Pernambuco e do programa de pós-graduação-mestrado e doutorado em ciências da religião. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: Levinas, ética, alteridade, hermenêutica e subjetividade.

Emerson da Silva, Universidade Católica de Pernambuco

Mestrando em Ciências da Religião na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Graduando em Teologia pelo Instituto Aliança de Linguística, Teologia e Humanidades (IALTH). Graduado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisador na área de Teologia e Ciências da Religião. Em Teologia, atua no campo da Teologia Contemporânea, Metodologia Teológica e Teologia Filosófica em interface com as áreas: Antropologia, Existencialismo, Literatura e Teologia Pública. Em Ciências da Religião nos campos: Religião e Esfera Pública, Antropologia da Religião, Filosofia da Religião e Hermenêutica do Sagrado. Integra o projeto de pesquisa Alteridade Ética como Religião do Outro em Emmanuel Lévinas.

Como Citar

SOUZA, José Tadeu Batista de; SILVA, Emerson da. RELIGIÃO E CULTURA URBANA NA TEOLOGIA DA SECULARIZAÇÃO DE HARVEY COX. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 7, n. 2, p. 168–186, 2018. DOI: 10.25247/2237-907x.2017v7n2.p168-186. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/1060.. Acesso em: 22 jan. 2025.

Referências

A Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. 2 ed. Barueri – SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999. 896p.

BLUMENBERG, Hans. The Legitimacy of the Modern Age. Tradução de Robert M. Wallace. Cambridge: The MIT Press, 1983.

BUBER, Martin. Eu e Tu. Tradução do alemão, introdução e notas por: Newton Aquiles Von Zuben. São Paulo: Centauro, 2001.

COMBLIN, José. Teologia da Cidade. São Paulo: Paulinas, 1991.

______. Teologia da Enxada. Petrópolis: Vozes, 1977.

COSTA, José Almir da. Vida cristã na cidade: perspectivas de Comblin e Libanio. 2015. 131p. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Departamento de Teologia, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte. 2015.

COX, Harvey Gallagher. A Cidade do Homem: a secularização e a urbanização na perspectiva teológica. Tradução: Jovelino Pereira Ramos e Myra Ramos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

______. A Cidade Secular: a secularização e a urbanização na perspectiva teológica. Tradutor: Jovelino Pereira. São Paulo: Academia Cristã, 2015.

______. A Cidade Secular: a secularização e a urbanização na perspectiva teológica. São Paulo: Academia Cristã, 2015. Resenha de: COX, Harvey Gallagher. A Cidade Secular 25 Anos Depois. Revista Eletrônica Espaço Teológico, v.8, n.13, p.167-184, 2014.

DURKHEIM, Émile. As Formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

GIBELLINI, Rosino. A teologia do século XX. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

GOGARTEN, Friedrich. Verhangnis und Hoffnung der Neuzeit: Die Sakularisier unga Is theologisches Problem. Munique: Siebenstern, 1966.

GUARDINI, Romano. O fim dos tempos modernos. Tradução: M.S Lourenço. Lisboa: Livraria Morais Editora, 1964.

LIBANIO, João Batista. As Lógicas da Cidade: o impacto sobre a fé e sob o impacto da fé. São Paulo: Loyola, 2002.

LÖWITH, Karl. O Sentido da História. Tradução: Maria Georgina Segurado. Lisboa: Edições 70. 1991.

MADAN, T.N. Secularism in its place. The Journal of Asian Studies. v. 46, n.4, p. 747-759, 1987.

MALINOWSKI, Bronislaw. Magía, ciência y religión. Traducción António Perez Ramos. Barcelona: Planeta-Agostini, 1993.

RADCLIFFE-BROWN, Alfred Reginald. Estrutura e função na sociedade primitiva. Petrópolis: Vozes, 1973.

WEBER, Max. A Ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2006.