ENSINO CONFESSIONAL: UM MODELO NO CENÁRIO BRASILEIRO

Conteúdo do artigo principal

Sergio Rogério Azevedo Junqueira
Claudia Regina Kluck

Resumo

Este artigo é o resultado da pesquisa do Programa Concepções e Recursos do Ensino Religioso no projeto Concepções e produção científica do Ensino Religioso do Grupo de Pesquisa Educação e Religião e tem o objetivo de analisar o contínuo processo de construção da identidade do Ensino Religioso, como componente curricular no cenário da educação brasileira. Esta é uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental a partir de legislações e documentos da História da Educação, buscou-se reorganizar o percurso estabelecido para identificar o primeiro modelo de Ensino Religioso utilizado no Estado Brasileiro no período de 1827 a 2010. A partir desse percurso histórico, é possível estabelecer o conceito e estrutura do modelo que é identificado como aquela parte de uma mesma confissão religiosa, e que transmite o que é próprio desta tradição religiosa (visão de mundo, formulações de fé, ética, costumes, práticas rituais, etc.).

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalhes do artigo

Como Citar
JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo; KLUCK, Claudia Regina. ENSINO CONFESSIONAL: UM MODELO NO CENÁRIO BRASILEIRO. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 7, n. 2, p. 251–269, 2018. DOI: 10.25247/2237-907x.2017v7n2.p251-269. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/1018.. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
ARTIGOS / ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE / FREE SUBJECT
Biografia do Autor

Sergio Rogério Azevedo Junqueira, Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião

Livre Docente e Pòs-Doutor de Ciência da Religião, Doutor e Mestre em Ciência da Educação. Especialista Metodologia do Ensino Superior e Metodologia do Ensino Religioso. Licenciado em Pedagogia.

Claudia Regina Kluck, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre em Teologia, Licenciada em Pedagogia e História

Como Citar

JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo; KLUCK, Claudia Regina. ENSINO CONFESSIONAL: UM MODELO NO CENÁRIO BRASILEIRO. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 7, n. 2, p. 251–269, 2018. DOI: 10.25247/2237-907x.2017v7n2.p251-269. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/1018.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6023. Informação e Documentação: referencias: elaboração. Rio de Janeiro, 2002

ALVES, L; JUNQUEIRA, S. Educação Religiosa: construção da identidade do Ensino Religioso e da Pastoral Escolar. Curitiba: Champagnat, 2002.

APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2009.

BUENO, E. Brasil: uma história. A incrível saga de um país. São Paulo: Ática, 2003.

CECCHETTI, E. A laicização do ensino no Brasil (1889-1934). 2016. 322 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, p.177-229, 1990.

CONCEIÇÃO, F. A religião e a formação do cidadão: um estudo sobre a obra Ensino Religioso e Ensino Leigo de Leonel Franca. 2012. 198 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ciências de Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

FIGUEIREDO, A. O Ensino Religioso no Brasil: tendências, conquistas e perspectivas. Petrópolis: Vozes, 1995.

FRANCA, L. Ensino Religioso e Ensino Leigo: aspectos pedagógicos, sociais e jurídicos. Rio de Janeiro: Schimidt, 1931.

GIL, C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JUNQUEIRA, S. Ensino Religioso: espaço dos catecismos. Horizonte, Belo Horizonte, v. 12, n. 36, 1283-1314, 2014.

JUNQUEIRA, S; WAGNER, R. (org). O Ensino Religioso no Brasil. 2. ed. Curitiba: Champagnat. 2011.

MARINS, J. Escola em missão. São Paulo: Melhoramentos, 1962.

MOTTA, E. Direito Educacional e educação no século XXI. Brasília: UNESCO, 1997.

OLIVEIRA, L.; JUNQUEIRA, S.; ALVES, L.; KEIM, E. Ensino Religioso no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2007.

SÁ-SILVA, J; ALMEIDA, C.; GUINDANI, J. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009.

WERNER. Os problemas nacionais e o Ensino Religioso. Porto Alegre: Globo, 1933.