ENSINO CONFESSIONAL: UM MODELO NO CENÁRIO BRASILEIRO

Conteúdo do artigo principal

Sergio Rogério Azevedo Junqueira
Claudia Regina Kluck

Resumo

Este artigo é o resultado da pesquisa do Programa Concepções e Recursos do Ensino Religioso no projeto Concepções e produção científica do Ensino Religioso do Grupo de Pesquisa Educação e Religião e tem o objetivo de analisar o contínuo processo de construção da identidade do Ensino Religioso, como componente curricular no cenário da educação brasileira. Esta é uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental a partir de legislações e documentos da História da Educação, buscou-se reorganizar o percurso estabelecido para identificar o primeiro modelo de Ensino Religioso utilizado no Estado Brasileiro no período de 1827 a 2010. A partir desse percurso histórico, é possível estabelecer o conceito e estrutura do modelo que é identificado como aquela parte de uma mesma confissão religiosa, e que transmite o que é próprio desta tradição religiosa (visão de mundo, formulações de fé, ética, costumes, práticas rituais, etc.).

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Detalhes do artigo

Como Citar
JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo; KLUCK, Claudia Regina. ENSINO CONFESSIONAL: UM MODELO NO CENÁRIO BRASILEIRO. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 7, n. 2, p. 251–269, 2018. DOI: 10.25247/2237-907x.2017v7n2.p251-269. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/1018.. Acesso em: 5 maio. 2024.
Seção
ARTIGOS / ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE / FREE SUBJECT
Biografia do Autor

Sergio Rogério Azevedo Junqueira, Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião

Livre Docente e Pòs-Doutor de Ciência da Religião, Doutor e Mestre em Ciência da Educação. Especialista Metodologia do Ensino Superior e Metodologia do Ensino Religioso. Licenciado em Pedagogia.

Claudia Regina Kluck, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre em Teologia, Licenciada em Pedagogia e História

Como Citar

JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo; KLUCK, Claudia Regina. ENSINO CONFESSIONAL: UM MODELO NO CENÁRIO BRASILEIRO. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 7, n. 2, p. 251–269, 2018. DOI: 10.25247/2237-907x.2017v7n2.p251-269. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/1018.. Acesso em: 5 maio. 2024.

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