Da pedagogia do medo à inquisição esclarecida: o Direito Inquisitorial nos Regimentos de 1640 e de 1774
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Resumo
Na análise dos Regimentos da Inquisição de Portugal de 1640 e 1774, observaram-se as formas da ação intolerante, sob a ótica da teoria do imaginário e da narrativa histórica. Os Regimentos representam perfis pedagógicos específicos (medo e desprezo) e refletem as motivações históricas que marcaram as nuances das legislações inquisitoriais ao longo dos séculos XVII e XVIII.
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Como Citar
CAVALCANTI, Carlos André; JÁCOME, Afrânio Carneiro. Da pedagogia do medo à inquisição esclarecida: o Direito Inquisitorial nos Regimentos de 1640 e de 1774. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 2, n. 1, p. 105–122, 2012. DOI: 10.25247/2237-907x.2012v2n1.p105-122. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/173.. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos
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Como Citar
CAVALCANTI, Carlos André; JÁCOME, Afrânio Carneiro. Da pedagogia do medo à inquisição esclarecida: o Direito Inquisitorial nos Regimentos de 1640 e de 1774. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 2, n. 1, p. 105–122, 2012. DOI: 10.25247/2237-907x.2012v2n1.p105-122. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/173.. Acesso em: 24 nov. 2024.