O diálogo interreligioso como proposta prática
Palavras-chave:
Ecoteologia, Decolonialidade, Espiritualidade, Criação, CoexistênciaResumo
O diálogo inter-religioso é prática na Ecoteologia Cristã Decolonial. Assim, este artigo o estuda o caso das irmãs da Fraternidade de Charles de Foulcaud, entre os Apyãwa-Tapirapé, por exemplo, ilustra como o diálogo supera a linguagem verbal, sem homilia, homilética ou proselitismo. Objetiva-se iluminar a dívida da igreja cristã frente à sabedoria ancestral e apontar a reparação. Assim, a metodologia é qualitativa, baseada na decolonialidade, lastreando-se na sabedoria ancestral indígena e africana. Conclui-se que a harmonia na Criação resulta do entendimento de que sua práxis está em encontrar o que é comum entre os diferentes e promover a harmonia na Criação, partindo dos "de baixo".
Downloads
Referências
BARROS, Marcelo. Os segredos do nosso encanto: o que a fé cristã pode aprender com as espiritualidades indígenas e negras. São Paulo: Recriar, 2023.
BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo, Brasil: Paulus, 2003.
MISELIS, Jocabed Reina Solano. La Memoria de la Madre Tierra: Relato de Nana Ologwadule y de Génesis 1-2:15. 2021. Dissertação (Maestría en Estudios Teológicos Interdisciplinarios para la Misión Integral). 2021. Disponível em: https://memoriaindigena.org/wp-content/uploads/2021/07/Ologwadule-y-Genesis_Tesis_Jocabed-R-Solano-1.pdf . Acesso em: 10 ago. 2025.
PONTES, Katiúscia Ribeiro et al. Rekhet: Um exercício que transcende o ato de filosofar. Ítaca – Revista dos discentes da Pós-graduação em Filosofia, n. 36, p. 43-78, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/Itaca/article/view/31985. Acesso em: 13 nov. 2025.
PONTES, Katiúscia Ribeiro. Kemet, Escolas e Arcádeas: A importância da filosofia africana no combate ao racismo epistêmico e a Lei 10.639/03. Rio de Janeiro: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), jan. 2017. Disponível em: https://dippg.cefet-rj.br/ppfen/attachments/article/81/07_KatiusciaRibeiroPontes.pdf. Acesso em: 13. nov. 2025
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.
VALENÇA, Marcos Morais. MST e universidade: espaço de tradução, ecologia de saberes e justiça cognitiva. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Josias Vieira do Nascimento Junior (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de nenhuma forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.





