O diálogo interreligioso como proposta prática

Autores

  • Josias Vieira do Nascimento Junior Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor

Palavras-chave:

Ecoteologia, Decolonialidade, Espiritualidade, Criação, Coexistência

Resumo

O diálogo inter-religioso é prática na Ecoteologia Cristã Decolonial. Assim, este artigo o estuda o caso das irmãs da Fraternidade de Charles de Foulcaud, entre os Apyãwa-Tapirapé, por exemplo, ilustra como o diálogo supera a linguagem verbal, sem homilia, homilética ou proselitismo. Objetiva-se iluminar a dívida da igreja cristã frente à sabedoria ancestral e apontar a reparação. Assim, a metodologia é qualitativa, baseada na decolonialidade, lastreando-se na sabedoria ancestral indígena e africana. Conclui-se que a harmonia na Criação resulta do entendimento de que sua práxis está em encontrar o que é comum entre os diferentes e promover a harmonia na Criação, partindo dos "de baixo".

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Josias Vieira do Nascimento Junior, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Graduado em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana – FTSA, Especialista em Educação Ambiental e Cultural pelo IFPE, Mestre em Teologia pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP e Doutorando pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES). Pastor do Movimento Nós na Criação e na Igreja Batista em Coqueiral, integra o Bambu, um Coletivo de formadoras e formadores em ecoteologia em Abya Yala, América Latina e Caribe e o Grupo de Pesquisa Religião, Identidades e Diálogos da UNICAP.

Referências

BARROS, Marcelo. Os segredos do nosso encanto: o que a fé cristã pode aprender com as espiritualidades indígenas e negras. São Paulo: Recriar, 2023.

BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo, Brasil: Paulus, 2003.

MISELIS, Jocabed Reina Solano. La Memoria de la Madre Tierra: Relato de Nana Ologwadule y de Génesis 1-2:15. 2021. Dissertação (Maestría en Estudios Teológicos Interdisciplinarios para la Misión Integral). 2021. Disponível em: https://memoriaindigena.org/wp-content/uploads/2021/07/Ologwadule-y-Genesis_Tesis_Jocabed-R-Solano-1.pdf . Acesso em: 10 ago. 2025.

PONTES, Katiúscia Ribeiro et al. Rekhet: Um exercício que transcende o ato de filosofar. Ítaca – Revista dos discentes da Pós-graduação em Filosofia, n. 36, p. 43-78, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/Itaca/article/view/31985. Acesso em: 13 nov. 2025.

PONTES, Katiúscia Ribeiro. Kemet, Escolas e Arcádeas: A importância da filosofia africana no combate ao racismo epistêmico e a Lei 10.639/03. Rio de Janeiro: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), jan. 2017. Disponível em: https://dippg.cefet-rj.br/ppfen/attachments/article/81/07_KatiusciaRibeiroPontes.pdf. Acesso em: 13. nov. 2025

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.

VALENÇA, Marcos Morais. MST e universidade: espaço de tradução, ecologia de saberes e justiça cognitiva. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

Downloads

Publicado

2025-11-27

Como Citar

O diálogo interreligioso como proposta prática. (2025). Semana Teológica Da Unicap, 29, 311-320. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/semanateologica/article/view/3404