As cartas de Santa Paula Frassinetti: origem e evolução da ordem doroteana e a criação do colégio de São José em Recife
Palavras-chave:
Educação religiosa, Congregação doroteana, Santa Paula FrassinettiResumo
O artigo analisa a relevância da correspondência de Santa Paula para a fundação e expansão da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia, surgida na Itália no século XIX. Em um contexto sem telefone ou meios rápidos de comunicação, as cartas foram o principal recurso para orientar as irmãs, transmitir valores espirituais e manter a coesão da comunidade. Segundo McLuhan (1964), “o meio é a mensagem”, e, nesse sentido, as cartas de Santa Paula não eram apenas registros administrativos, mas instrumentos de diálogo e de pedagogia, fundamentais para a consolidação da ordem. De acordo com Certeau (1994), a escrita pode ser vista como uma “tecnologia do espírito”, e, nesse caso, foi essencial para sustentar a missão educativa doroteana. Esse processo de comunicação à distância favoreceu o crescimento da obra e, além de fortalecer a unidade entre as comunidades doroteanas, as cartas tiveram papel decisivo na sua expansão para fora da Itália. Foi nesse contexto que se deu a criação do Colégio de São José, em Recife, marco pioneiro da presença doroteana no Brasil. A chegada das irmãs e a fundação da instituição revelam como a palavra escrita, impregnada de espiritualidade e visão pedagógica, ultrapassou fronteiras geográficas, inspirando práticas educativas que dialogavam com as necessidades locais. Assim, a análise evidencia que as cartas constituíram um elo vital para a construção da identidade da congregação e para a difusão de um modelo educativo que, como destacou Arendt (1972), participa da tarefa de renovar o mundo por meio da educação.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Custódio Luís Silva de. Intuição Pedagógica de Paula Frassinetti: Um olhar filosófico. Recife-PE: Congregação de Santa Dorotéia no Brasil, 2000.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972.
AZZI, Riolando. Educando pela via do coração e do amor. Rio de Janeiro, RJ: Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia no Brasil, 2002.
AZZI, Riolando. História da Igreja no Brasil: ensaio de interpretação a partir do povo. Segunda época: 1930–1964. Petrópolis: Vozes, 2001.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
FERNANDES, Fernanda. A história da educação feminina. MultiRio, mar. 2019. Disponível em: https://www.multirio.rj.gov.br/index.php/reportagens/14812-a-historia-da-educacao-feminina#:~:text=A%20primeira%20reivindica%C3%A7%C3%A3o%20 pela%20instru%C3%A7%C3%A3o,que%20estas%20eram%20consideradas%20companheiras. Acesso em: 15 ago. 2025.
FRASSINETTI, Paula. Cartas de Santa Paula Frassinetti. São Paulo: Congregação das Irmãs de Santa Doroteia, 1993.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 39. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.
PRIORE, Mary Del (org.). História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sérgio Villarin Alves da Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de nenhuma forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.





