Espiritualidade do Bem Viver: fundamentos para uma teologia da esperança na Amazônia
Palavras-chave:
Espiritualidade, Povos originários, Esperança, EcologiaResumo
O artigo reflete sobre a espiritualidade do Bem Viver dos povos originários amazônicos como fonte de diálogo com a teologia da esperança. Partindo da antropologia teológica de Leonardo Boff, da reflexão pastoral de Francisco de Aquino Júnior e da contribuição de Jürgen Moltmann — para quem a esperança não é mera expectativa passiva, mas traço essencial de Deus que se revela em suas promessas e se manifesta no tempo — identifica-se a espiritualidade como força ética e encarnada na vida. O método é teológico-pastoral, em perspectiva amazônica. Conclui-se que o Bem Viver inspira uma esperança cristã comprometida com justiça, ecologia e comunhão.
Downloads
Referências
ACOSTA, Alberto. O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária, 2016.
AQUINO JÚNIOR, Francisco de. Viver segundo o Espírito de Jesus Cristo. Espiritualidade como seguimento. São Paulo: Paulinas, 2017.
BOFF, Leonardo. A casa comum, a espiritualidade, o amor. São Paulo: Paulinas, 2017.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB). Documento de Santarém 2022. Santarém: CNBB, 2022.
FRANCISCO. Querida Amazônia: exortação apostólica pós-sinodal ao povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade. 2. ed. Brasília: Edições CNBB, 2020.
MOLTMANN, Jürgen. Teologia da Esperança. São Paulo: Loyola, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cristiane Rodrigues de Melo (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de nenhuma forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.





