O impacto das práticas espirituais e lições de Sri Sri Ravi Shankar no Nordeste do Brasil

Autores

  • João Luis Carvalho Paes Unicap Autor

Palavras-chave:

Espiritualidade contemporânea, Modernidade líquida, Numinoso, Diálogo intrarreligioso

Resumo

Este trabalho analisa o impacto das práticas espiritualistas e das lições de Sri Sri Ravi Shankar no Nordeste do Brasil, considerando a Art of Living como a organização utilizada para difundir seus cursos e técnicas. O estudo articula três eixos teóricos: a modernidade líquida de Bauman (2001), a experiência do numinoso em Otto (2007) e a proposta da visão cosmoteândrica em Panikkar (1999). Adota-se abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise documental de discursos públicos de praticantes. Os resultados indicam que a atratividade dos ensinamentos de Sri Sri Ravi Shankar no Nordeste reside na oferta de uma espiritualidade prática e adaptável, que promove alívio do estresse, paz interior e sentido de pertencimento, dialogando com a religiosidade popular e plural da região.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

OTTO, Rudolf. O sagrado: os elementos irracionais na noção do divino e sua relação com o racional. Petrópolis: Vozes; São Leopoldo: Sinodal, 2007.

PANIKKAR, Raimon. The intrareligious dialogue. New York: Paulist Press, 1999.

RAVI SHANKAR, Sri Sri. Notes for the journey within. Bengaluru: Sri Sri Publications, 2019.

Downloads

Publicado

2025-11-27

Como Citar

O impacto das práticas espirituais e lições de Sri Sri Ravi Shankar no Nordeste do Brasil. (2025). Semana Teológica Da Unicap, 29, 321-327. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/semanateologica/article/view/3347

Artigos Semelhantes

11-16 de 16

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.