A METÁFORA NO CINEMA DE ANIMAÇÃO

DISCUSSÕES E NOVAS POSSIBILIDADES NA AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM

Autores

Palavras-chave:

Metáfora, Cinema de animação, Aquisição de linguagem

Resumo

O cinema enquanto arte ou entretenimento suscita a impressão de diferentes planos - imagens, movimento, ângulo da câmera, enquadramento e frases culturais durante a narrativa fílmica. Essas unidades completam as informações ou falam por si mesmas. E se a metáfora é descrever uma coisa, em termos de outra, com intuito de facilitar a explicação e compreensão de algo que está sendo proposto, o cinema também utiliza este artifício a fim de oferecer à obra coerência e unidade. Nesse sentido, pode-se dizer que o cinema é semelhante à literatura possibilitando também o uso de metáforas para conduzir a narrativa. Diante dessa concepção, o presente trabalho propõe analisar as metáforas no cinema de animação na aquisição de linguagem. A metodologia usada para o desenvolvimento da pesquisa é de caráter qualitativa e descritiva - as cenas das animações “O Rei Leão” e “Procurando Nemo” foram utilizadas na discussão. Nesta discussão, constatou-se que os planos verbal e não verbal do cinema de animação produzem um “sentido que ‘ultrapassa’ o sentido literal” e que podem se apresentar como uma possibilidade de compreensão para crianças em aquisição de linguagem.



Biografia do Autor

  • KÉSIA VANESSA, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco e Mestra pela mesma instituição (2021), com enfoque na linha de pesquisa: Aquisição, desenvolvimento e distúrbios da Linguagem em suas diversas manifestações. Possui graduação em Letras (2018) com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela UNICAP. Já atuou no programa PIBIC, tem experiência e já desenvolveu pesquisas nas áreas de Aquisição de Linguagem e Multimodalidade. Se interessa, estuda e atua também nos seguintes temas: língua portuguesa, semântica, linguística textual e sociolinguística.

  • RENATA FONSECA LIMA DA FONTE, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Pós-Doutora e Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco, possui formação pedagógica em Letras pela UNINTER, título de especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e especialização em saúde Pública pela Universidade de Pernambuco. Credenciada como Membro do GT Estudos em Aquisição da Linguagem da ANPOLL. Membro do Comitê Comitê Científico de Pesquisa (CCP-UNICAP). Coordena o Grupo de Estudos e Acolhimento ao Autismo (GEAUT - UNICAP). Atualmente, coordena a Comissão de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL-UNICAP). Integra o projeto em Rede Internacional "Em Português: falar, Viver e Pensar no século XXI" e o Projeto Universal -CNPq "Ritmo prosódico-gestual na compreensão da dislexia em crianças nordestinas". Docente Adjunto I da Universidade Católica de Pernambuco, vinculada à Graduação em Letras, atuando como professora no curso presencial e EAD. Tem experiência em elaboração de material didático para curso de Letras em EaD. É professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, atuando nos seguintes temas: multimodalidade, aquisição e transtornos de linguagem, interação, cegueira. autismo e tecnologia digital.

Referências

JULLIER, Laurent e MARIE, Michel. Lendo as Imagens do Cinema. São Paulo: Editora Senac, 2009.

LAKOFF, George e JOHNSON, Mark. Metáforas da Vida Cotidiana. Trad. Maria Sophia Zanotto e Vera Maluf. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

MARTIN, Marcel. A Linguagem Cinematográfica. Lisboa: Dinalivro, 2005.

MORENO, José. M. A., El Cine y la Metáfora. España: Editorial Renascimiento

Iluminaciones, 2007.

PROCURANDO NEMO. Direção de Andrew Stanton. Estados Unidos, 2003. 100 minutos. Título Original: Finding Nemo.

RODRIGUES, Chris. O Cinema e a Produção. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

VELARDE, Robert. A Fábrica de Sonhos da Pixar: Os ensinamentos dos desenhos que encantam adultos e crianças. São Paulo: Universo dos Livros, 2011.

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

VANESSA, KÉSIA; FONTE, RENATA FONSECA LIMA DA. A METÁFORA NO CINEMA DE ANIMAÇÃO: DISCUSSÕES E NOVAS POSSIBILIDADES NA AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM. SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 6, n. 27, p. 7–12, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3276.. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

11-20 de 49

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.