GÊNERO ACADÊMICO

Autores

  • ALESSANDRA BEATRIZ Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP) Autor
  • Yasmim Vitoria Neves Oliveira Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP) Autor
  • Rayssa Alves do Nascimento Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP) Autor
  • Cecília Albuquerque Rodrigues do Nascimento Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP) Autor
  • Dandara Araújo Soares Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP) Autor

Palavras-chave:

Palavras-chave: estratégias de aprendizagem; gênero; desempenho acadêmico; metacognição; autorregulação.

Resumo

Este estudo revisa pesquisas sobre estratégias de aprendizagem, gênero e desempenho acadêmico, destacando a relação entre métodos de estudo, autoconhecimento e resultados escolares. Os trabalhos analisados demonstram que alunos com alto rendimento utilizam estratégias metacognitivas e emocionais com maior eficácia, enquanto diferenças de gênero revelam maior domínio dessas estratégias entre as mulheres. Metodologicamente, os estudos empregaram questionários como ACRA e CHAEA, com análises estatísticas (ANOVA, teste U de Mann-Whitney). Os resultados indicam que promover estratégias de aprendizagem conscientes e adaptadas pode reduzir desigualdades e melhorar o desempenho acadêmico. Conclui-se que intervenções pedagógicas focadas em planejamento, autorregulação e motivação são essenciais para o sucesso educacional.

Referências

LOZANO GONZÁLEZ, L.; GONZÁLEZ-PIENDA, J. A.; NÚÑEZ, J. C. Estrategias de aprendizaje, género y rendimiento académico. 2001. Disponível em: https://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/6894. Acesso em: 15 maio 2025.

PIERART, C. G. A.; PAVÉS, F. R. Estilos de aprendizaje, género y rendimiento académico. Revista de Estilos de Aprendizaje, 2011. Disponível em: https://revista.ieee.es/index.php/estilosdeaprendizaje/article/view/937. Acesso em: 15 maio 2025.

CAPDEVILA SEDER, A.; BELLMUNT VILLALONGA, H. Importancia de los hábitos de estudio en el rendimiento académico del adolescente: diferencias por género. Educatio Siglo XXI, v. 34, n. 1, p. 157–172, 2016. Disponível em: https://revistas.um.es/educatio/article/download/253261/191671. Acesso em: 15 maio 2025.

VIVAS, A.; BASTIDAS, C.; FARIAS, A. Desempeño académico de una perspectiva geográfica y de género en programas de distancia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 24, n. 3, p. 1200–1215, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14357/0. Acesso em: 15 maio 2025.

PINEL-MARTÍNEZ, C.; PÉREZ-FUENTES, M. C.; CARRIÓN-MARTÍNEZ, J. J. Relación entre género, resiliencia y autoconcepto académico y social en la adolescencia. Revista de Psicología y Educación, v. 14, n. 2, p. 112–123, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Cristina-Pinel-Martinez/publication/331291912_Relacion_entre_genero_resiliencia_y_autoconcepto_academico_y_social_en_la_adolescencia/links/5ed4ca97299bf1c67d322597/Relacion-entre-genero-resiliencia-y-autoconcepto-academico-y-social-en-la-adolescencia.pdf. Acesso em: 15 maio 2025.

SÁNCHEZ VELASCO, A.; GALICIA MOYEDA, I. X.; ROBLES OJEDA, F. J. Conductas antisociales-delictivas en adolescentes: relación con el género, la estructura familiar y el rendimiento académico. Alternativas en Psicología, n. 38, p. 80–88, jan. 2017 – jan. 2018. Disponível em: https://alternativas.me/attachments/article/158/6%20-%20Conductas%20antisociales-delictivas%20en%20adolescentes.pdf. Acesso em: 15 maio 2025.

REQUENA SANTOS, F. Género, redes de amistad y rendimiento académico. Papers: Revista de Sociologia, n. 56, p. 233–242, 1998. Disponível em: https://papers.uab.cat/article/download/v56-requena/pdf-es. Acesso em: 15 maio 2025.

FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, 2011. Disponível em: https://revista.abralin.orng/index.php/abralin/article/download/1116/1039. Acesso em: 15 maio 2025.

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

BEATRIZ, ALESSANDRA; OLIVEIRA, YASMIN; NASCIMENTO, RAYSSA; NASCIMENTO, CECÍLIA; SOARES, DANDARA. GÊNERO ACADÊMICO. SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 6, n. 27, p. 113–115, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3258.. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

41-50 de 51

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.