FORMAÇÃO DA CRITICIDADE PELA ESCRITA

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS FINAIS

Autores

  • JÚLIA XAVIER Universidade Católica de Pernambuco(UNICAP) Autor
  • FLÁVIA TAVARES COSTA RAMOS Universidade Católica de Pernambuco(UNICAP) Autor

Palavras-chave:

produção textual, Ensino de Português, Estratégias Argumentativas

Resumo

O presente trabalho relata uma experiência de estágio docente realizada em turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada em Olinda – PE, com foco no ensino da língua portuguesa e na prática de produção textual. A proposta pedagógica seguiu as orientações da BNCC, priorizando o desenvolvimento da criticidade por meio da escrita argumentativa. A partir de uma metodologia que combinou revisão bibliográfica e análise prática, fundamentada em Bakhtin (1997), Koch (2007) e Marcuschi (2008), observou-se que, apesar do domínio estrutural dos gêneros, os alunos demonstram dificuldades na construção de argumentos consistentes e na leitura crítica de múltiplas vozes sociais. Assim, o objetivo foi refletir sobre a eficácia das estratégias aplicadas, e reforçar a necessidade de práticas mais dialógicas e socialmente significativas. Conclui-se, portanto, que o ensino da escrita deve ultrapassar a normatização linguística e valorizar a produção discursiva como ferramenta de formação cidadã.

 

Referências

KOCH, V.I.; TRAVAGLIA, L.C. A coerência textual. 17. ed. – 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 118 p., 2007

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 296p., 2008

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

XAVIER, JÚLIA; RAMOS, FLÁVIA. FORMAÇÃO DA CRITICIDADE PELA ESCRITA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS FINAIS. SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 6, n. 27, p. 107–112, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3257.. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

41-50 de 54

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.