ALÉM DA INTERIORIDADE

UM DIÁLOGO ENTRE ALBERTO CAEIRO E MERLEAU-PONTY

Autores

  • ALEXSANDRA DORIA Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP) Autor

Palavras-chave:

Alberto Caeiro, Percepção , Filosofia Fenomenológica , Merleau-Ponty, Literatura

Resumo

O estudo investiga a relação entre literatura e filosofia na obra de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa, sob a perspectiva da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. O objetivo é analisar como a poesia de Caeiro reflete uma postura fenomenológica, captando a realidade em sua forma sensível e rejeitando abstrações conceituais. Fundamentado na fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty, o trabalho examina a poesia como um campo de inscrição do ser, onde a linguagem expressa a experiência direta do real. A metodologia é qualitativa, focada na análise dos versos de Caeiro e na relação com os conceitos fenomenológicos. Buscando evidenciar que a poesia de Caeiro transcende o formalismo, abrindo-se a novas formas de percepção que integram o sensível e o racional. Conclui-se que a literatura, sob essa ótica, não apenas descreve o mundo, mas permite uma vivência filosófica, aproximando-se da “não-filosofia” merleau-pontyana. A pesquisa reforça a ideia de que a obra poética pode funcionar como um meio privilegiado de acessar o real, promovendo uma experiência vivida e integrada da existência.

Referências

CANDIDO, G. B. As Experiências Poético-Filosóficas de Fernando Pessoa e a Não-Filosofia de Alberto Caeiro. PHENOMENOLOGICAL STUDIES - Revista da Abordagem Gestáltica, v. 25, n. 2, p. 196–208, 1 jan. 2019.

CAMINHA, I. O. 10 Lições Sobre Merleau-Ponty. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

CAMARGO, J. Da coisa — de se a frequentam outras coisas. Griot: Revista de Filosofia, v. 19, n. 2, p. 135–153, 13 jun. 2019.

FERREIRA, G. L. O fenômeno da criação poética. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, v. 5, n. 2, 5 abr. 2017.

MARLOS, J.; BATISTA, S. O essencial é saber ver: a atitude fenomenológica revelada na poesia de Alberto Caieiro. Revista do NUFEN/Revista do NUFEN. Série diálogos e diversidade, v. 6, n. 1, p. 15–42, 1 jan. 2014.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. 5. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018.

MERLEAU-PONTY, M. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2014.

MERLEU-PONTY, M. Signos. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda., 1991.

MERLEAU-PONTY, M. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

MERLEAU-PONTY, M. Sens et non-sens. Paris: Gallimard, 1996.

MERLEAU-PONTY, M. Conversas – 1948. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda., 2004.

PESSOA, F. O eu profundo e os outros eus. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

PESSOA, F. Escritos autobiográficos, automáticos e de reflexão pessoal. São Paulo: A Girafa, 2006.

PESSOA, F. Obra poética de Fernando Pessoa: Volume 2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

DORIA, ALEXSANDRA. ALÉM DA INTERIORIDADE: UM DIÁLOGO ENTRE ALBERTO CAEIRO E MERLEAU-PONTY. SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 6, n. 27, p. 13–16, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3254.. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

31-40 de 41

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.