ALÉM DA INTERIORIDADE
UM DIÁLOGO ENTRE ALBERTO CAEIRO E MERLEAU-PONTY
Palavras-chave:
Alberto Caeiro, Percepção , Filosofia Fenomenológica , Merleau-Ponty, LiteraturaResumo
O estudo investiga a relação entre literatura e filosofia na obra de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa, sob a perspectiva da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. O objetivo é analisar como a poesia de Caeiro reflete uma postura fenomenológica, captando a realidade em sua forma sensível e rejeitando abstrações conceituais. Fundamentado na fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty, o trabalho examina a poesia como um campo de inscrição do ser, onde a linguagem expressa a experiência direta do real. A metodologia é qualitativa, focada na análise dos versos de Caeiro e na relação com os conceitos fenomenológicos. Buscando evidenciar que a poesia de Caeiro transcende o formalismo, abrindo-se a novas formas de percepção que integram o sensível e o racional. Conclui-se que a literatura, sob essa ótica, não apenas descreve o mundo, mas permite uma vivência filosófica, aproximando-se da “não-filosofia” merleau-pontyana. A pesquisa reforça a ideia de que a obra poética pode funcionar como um meio privilegiado de acessar o real, promovendo uma experiência vivida e integrada da existência.
Referências
CANDIDO, G. B. As Experiências Poético-Filosóficas de Fernando Pessoa e a Não-Filosofia de Alberto Caeiro. PHENOMENOLOGICAL STUDIES - Revista da Abordagem Gestáltica, v. 25, n. 2, p. 196–208, 1 jan. 2019.
CAMINHA, I. O. 10 Lições Sobre Merleau-Ponty. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
CAMARGO, J. Da coisa — de se a frequentam outras coisas. Griot: Revista de Filosofia, v. 19, n. 2, p. 135–153, 13 jun. 2019.
FERREIRA, G. L. O fenômeno da criação poética. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, v. 5, n. 2, 5 abr. 2017.
MARLOS, J.; BATISTA, S. O essencial é saber ver: a atitude fenomenológica revelada na poesia de Alberto Caieiro. Revista do NUFEN/Revista do NUFEN. Série diálogos e diversidade, v. 6, n. 1, p. 15–42, 1 jan. 2014.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. 5. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018.
MERLEAU-PONTY, M. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2014.
MERLEU-PONTY, M. Signos. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda., 1991.
MERLEAU-PONTY, M. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
MERLEAU-PONTY, M. Sens et non-sens. Paris: Gallimard, 1996.
MERLEAU-PONTY, M. Conversas – 1948. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda., 2004.
PESSOA, F. O eu profundo e os outros eus. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
PESSOA, F. Escritos autobiográficos, automáticos e de reflexão pessoal. São Paulo: A Girafa, 2006.
PESSOA, F. Obra poética de Fernando Pessoa: Volume 2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ALEXSANDRA DORIA (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.


