ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO TIK TOK

UMA ANÁLISE QUALITATIVA DAS NOVAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DIGITAIS

Autores

  • ROSELI SERRA Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE/PE) Autor
  • ROBERTA CAIADO Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor

Palavras-chave:

Aula de Língua POrtuguesa, Tik Tok, TDIC, Multimodalidade, Semiótica Social

Resumo

O TikTok é uma rede social baseada na criação e compartilhamento de microvídeos que, em poucos anos, conquistou grande adesão, sobretudo entre o público jovem. Segundo dados da plataforma Statista, o aplicativo apresentou crescimento de 180% entre usuários de 15 a 25 anos, ultrapassando a marca de um bilhão de usuários ativos por mês no mundo. No campo educacional, essa interface vem sendo explorada para a produção de nanoaulas— vídeos curtos com fins didáticos — que podem complementar o ensino presencial ou se configurar como ferramenta de aula invertida. Diante da necessidade urgente de integração das linguagens digitais ao cotidiano escolar, o presente estudo tem por objetivo investigar os recursos e estratégias adotados por uma professora de Língua Portuguesa na Rede Social Digital TikTok. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, tem como corpus uma Nanoaula de Língua Portuguesa selecionada no ecossistema TikToK. O percurso metodológico incluiu: (i) seleção do vídeo, (ii) captação de imagens (prints) e (iii) análisediscursiva do conteúdo. O embasamento teórico fundamenta-se nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), na multimodalidade e na semiótica social. Os resultados
apontam para um alto engajamento do público e para a utilização de estratégias didáticas inovadoras.

Referências

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Publicado

2025-10-02

Como Citar

SERRA, ROSELI; CAIADO, ROBERTA. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO TIK TOK: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DAS NOVAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DIGITAIS. SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 6, n. 27, p. 45–49, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3240.. Acesso em: 5 dez. 2025.