A RELEVÂNCIA DOS GÊNEROS ACADÊMICOS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: ANÁLISE DAS INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE LITERATURA BASEADA NO MODELO CARS

Autores

  • KASSIA VASCONCELOS SANTANA Universidade Católica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Gêneros, Literatura, Artigos, Análise

Resumo

 A expansão de pesquisas científicas nas mais diversas áreas implica numa maior produção de trabalhos científicos sejam eles, artigos, teses ou dissertações de mestrado. O fato é que a produção de um artigo científico requer uma estrutura retórica específica, com elementos que possam ser avaliados e aprovados por revisores durante o processo de submissão. Diante disso, podemos afirmar que todo trabalho científico possui em seu corpo inicial uma pequena amostra do que será desenvolvido ao longo do trabalho, o que em regra, é feito através das cessões introdutórias. Nesse sentido, é comum que todo trabalho científico contenha, em seu início, uma introdução que oferece uma visão preliminar do que será abordado ao longo do trabalho. Sendo assim, no presente trabalho, será feita uma abordagem de estudos teóricos com o objetivo de apresentar a relevância dos gêneros acadêmicos no contexto universitário baseado na aplicação dos movimentos retóricos proposto pelo modelo CARS de (JOHN SWALES, 2004). Para esta pesquisa exploratória, foi selecionado um corpus com 10 introduções de artigos científicos classificados como qualis A1 na área de literatura. Os resultados indicam que, embora haja um consenso tácito sobre a estrutura das introduções de artigos científicos, os movimentos retóricos propostos por John Swales não são uniformemente aplicados nas seções introdutórias dos artigos científicos analisados neste estudo.

Biografia do Autor

  • KASSIA VASCONCELOS SANTANA, Universidade Católica de Pernambuco

    Graduanda em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco.

Referências

BEZERRA, B. G. O gênero como ele é (e como não é). São Paulo: Parábola, 2022.

GIBBON, Adriana. O modelo de Swales e o metadiscurso: um estudo sobre as introduções. Letrônica, v. 5, n. 2, p. 219-237, jul. 2012.

AGÊNCIA BRASIL. Impacto acadêmico da ciência brasileira tem aumento de 21% de 1996 a 2022. Agência Brasil, 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-11/impacto-academico-da-ciencia-brasileira-aumento-21-de-1996-2022. Acesso em: 10 maio 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

SANTANA, KASSIA VASCONCELOS. A RELEVÂNCIA DOS GÊNEROS ACADÊMICOS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: ANÁLISE DAS INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE LITERATURA BASEADA NO MODELO CARS. SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 5, n. 26, p. 58–62, 2024. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3061.. Acesso em: 5 dez. 2025.