“Mar de Lama”: O Anticomunismo como oposição ao Trabalhismo nas eleições de 1958 no Rio Grande do Sul

Autores/as

  • Carla Renata Antunes de Souza Gomes Centro Universitário La Salle (Unilasalle).
  • Samuel da Silva Alves Centro Universitário La Salle (Unilasalle).
  • Tiago de Moraes Kieffer Centro Universitário La Salle (Unilasalle).

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2016.v3n6.p492-506

Palabras clave:

Anticomunismo. Trabalhismo. Brizola.

Resumen

Este artigo propõe uma análise acerca das estratégias anticomunistas utilizadas pela Frente Democrática, apoiadora do candidato Walter Peracchi Barcelos, contra o trabalhismo de Leonel de Moura Brizola nas eleições ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul no ano de 1958. Nosso ponto de partida é um poema, intitulado O Mar de Lama, que contém informações relativas ao início do trabalhismo na Europa, acusações contra o PTB e suas alianças políticas, ao passado do fundador e maior nome do partido – Getúlio Vargas – como ditador do Estado Novo, além de insinuações quanto ao parentesco de Leonel Brizola com o então Vice Presidente João Goulart, de ligações do candidato petebista ao Partido Comunista e panfletos de apoio, por parte de órgãos públicos, como a Brigada Militar, representada por seus oficiais, ao candidato Walter Peracchi Barcelos. Seguiremos no campo da Nova História Política, baseados nos conceitos de Cultura Política e Imaginário Anticomunista, para assim identificar a ideologia dos atores envolvidos na eleição e as estratégias utilizadas para o combate do outro, o qual, na maioria das vezes, era identificado ou associado a grupos comunistas. A partir desta análise, entendemos o anticomunismo não como convicção ideológica neste momento, mas como discurso de mobilização das massas, utilizado pela Frente Democrática com o intuito de denegrir a campanha trabalhista frente ao eleitorado rio-grandense e a instituições como a Igreja Católica, além de colocar o candidato da Frente Democrática em um patamar de combatente ao perigo que o Comunismo representava à sociedade do Rio Grande do Sul.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Carla Renata Antunes de Souza Gomes, Centro Universitário La Salle (Unilasalle).
    Licenciada em História pela Universidade de Caxias do Sul (2002) e bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Mestrado (2006) e doutorado (2012) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora de ensino superior no curso de Conservação e Restauro do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). Desenvolve pesquisas na área de História Cultural, com ênfase em Identidade e Memória, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Brasileira séc. XIX, História Regional SC e RS e História do Brasil e na área de Teoria e Historiografia sobre a escrita da História, práticas letradas, circulação e configuração de redes editoriais em periódicos brasileiros do séc. XIX. Na área de Museologia, desenvolve pesquisas com ênfase em Gestão, Memória, Patrimônio e Cidadania, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Cultural, Gestão Integrada, Documentação e Conservação de Acervos.
  • Samuel da Silva Alves, Centro Universitário La Salle (Unilasalle).
    Acadêmico do curso de História no Centro Universitário La Salle (Unilasalle). Atua como estagiário no Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS) e como bolsista de iniciação científica (FAPERGS) no projeto "Canoas - Para lembrar quem somos" da linha de pesquisa Memória, cultura e identidade do Unilasalle. Trabalha também com pesquisa na área de História Política com ênfase em eleições e campanhas eleitorais, partidos políticos e trabalhismo.
  • Tiago de Moraes Kieffer, Centro Universitário La Salle (Unilasalle).

    Graduando em História - Licenciatura pelo Centro Universitário La Salle. Bolsista voluntário de Iniciação Cientifica no projeto coordenado pela Profa. Dra. Nádia Maria Weber Santos, intitulado "Memória da Fundação Piratini: o acervo audiovisual da TVE", financiado pelo PQG FAPERGS e vinculado ao Programa de Pós Graduação e, Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário La Salle. Estagiou de 2014 à 2016 no Memorial do Rio Grande do Sul, trabalhando em pesquisa no Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul.

     

Publicado

2016-12-31

Cómo citar

GOMES, Carla Renata Antunes de Souza; ALVES, Samuel da Silva; KIEFFER, Tiago de Moraes. “Mar de Lama”: O Anticomunismo como oposição ao Trabalhismo nas eleições de 1958 no Rio Grande do Sul. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 6, p. 492–506, 2016. DOI: 10.25247/hu.2016.v3n6.p492-506. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/903.. Acesso em: 22 nov. 2024.