Efetivação das políticas curriculares desenvolvidas pelo grupo escolar Lauro Sodré e seus desdobramentos sobre os processos formativos (1968 a 2008)
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2017.v4n7.p130-148Palavras-chave:
Educação, Grupo Escolar, Trabalho docente.Resumo
A presente investigação teve como objetivo analisar as repercussões das reformas educaci-onais no trabalho docente e no processo ensino-aprendizagem desenvolvido no espaço do Grupo Escolar Lauro Sodré, refletindo sobre sua organização curricular em face da políti-ca governamental de expansão do sistema de ensino no estado do Pará. Foi desenvolvida a partir da problemática: quais eram as prescrições para o exercício do trabalho docente e como se efetivaram as práticas curriculares desses sujeitos nessa instituição? O período histórico da investigação foram os anos de 1968 a 2008, a fonte de investigação foram as narrativas de ex-gestores e ex-professores da instituição, que nos levou a concluir que o Grupo Escolar esteve alinhado às políticas curriculares de formação para a cidadania, en-tretanto se mostrou como espaço de relações, tensões e conflitos, sobretudo para que os princípios democráticos e participativos fossem considerados no processo educacional da instituição.
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