HISTÓRIAS INDÍGENAS E DO INDIGENISMO
(RE)LEITURAS DE EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS NA AMÉRICA LATINA II
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2024.v11n22.p1-6Palavras-chave:
América Latina, História Indígena, IndigenismoResumo
O texto “Apresentação – Histórias Indígenas e do Indigenismo: (Re)leituras de Experiências Históricas na América Latina II”, de Ayalla Oliveira Silva e Karina Moreira Ribeiro da Silva e Melo, introduz o segundo volume do dossiê temático publicado pela Revista História Unicap. A edição dá continuidade ao debate historiográfico sobre os povos indígenas e o indigenismo na América Latina, enfatizando perspectivas decoloniais, interdisciplinares e comprometidas com a justiça epistêmica. O conjunto de artigos abrange do período colonial à contemporaneidade, explorando temáticas como territorialidade, formação superior indígena, biografias, políticas pombalinas, agência e resistência indígena, e imaginário nacional sobre o “índio”. A apresentação destaca a diversidade metodológica e o diálogo entre autores indígenas e não indígenas, evidenciando o fortalecimento das pesquisas sobre protagonismo e reexistência dos povos originários. Entre os estudos abordados, ressaltam-se análises sobre o Diretório Pombalino e a Lei de Terras de 1850, o papel do SPILTN, a formação de professores Fulni-ô, as mobilizações políticas no Nordeste e as representações biográficas de mulheres indígenas. O dossiê também incorpora reflexões sobre o pensamento contemporâneo de Ailton Krenak e sobre o imaginário colonial nas práticas educativas brasileiras, além de um artigo livre sobre o Centro de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE) e sua relevância na história do ensino científico.
Downloads
Referências
SILVA, Ayalla O; MELO, Karina M R S. HISTÓRIAS INDÍGENAS E DO INDIGENISMO: (RE)LEITURAS DE EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS NA AMÉRICA LATINA II. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 22, p. 1–6, [s.d.]. DOI: 10.25247/hu.2024.v11n22.p1-6. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/3437.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 HISTÓRIA UNICAP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.














A História Unicap está licenciada com uma licença