HISTÓRIAS INDÍGENAS E DO INDIGENISMO

(RE)LEITURAS DE EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS NA AMÉRICA LATINA II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2024.v11n22.p1-6

Palavras-chave:

América Latina, História Indígena, Indigenismo

Resumo

O texto “Apresentação – Histórias Indígenas e do Indigenismo: (Re)leituras de Experiências Históricas na América Latina II”, de Ayalla Oliveira Silva e Karina Moreira Ribeiro da Silva e Melo, introduz o segundo volume do dossiê temático publicado pela Revista História Unicap. A edição dá continuidade ao debate historiográfico sobre os povos indígenas e o indigenismo na América Latina, enfatizando perspectivas decoloniais, interdisciplinares e comprometidas com a justiça epistêmica. O conjunto de artigos abrange do período colonial à contemporaneidade, explorando temáticas como territorialidade, formação superior indígena, biografias, políticas pombalinas, agência e resistência indígena, e imaginário nacional sobre o “índio”. A apresentação destaca a diversidade metodológica e o diálogo entre autores indígenas e não indígenas, evidenciando o fortalecimento das pesquisas sobre protagonismo e reexistência dos povos originários. Entre os estudos abordados, ressaltam-se análises sobre o Diretório Pombalino e a Lei de Terras de 1850, o papel do SPILTN, a formação de professores Fulni-ô, as mobilizações políticas no Nordeste e as representações biográficas de mulheres indígenas. O dossiê também incorpora reflexões sobre o pensamento contemporâneo de Ailton Krenak e sobre o imaginário colonial nas práticas educativas brasileiras, além de um artigo livre sobre o Centro de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE) e sua relevância na história do ensino científico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karina Moreira Ribeiro da Silva e Melo, Universidade de Pernambuco

    Doutora em História Social - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestra, licenciada e bacharela em História - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta do Curso de História (campus Garanhuns) e Professora Permanente do Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas (PROCADI), do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental (PPGSDS) e do Mestrado Profissional em História (PROFHistória), todos da Universidade de Pernambuco (UPE). Vice-coordenadora do curso de História do Multicampi/Garanhuns no biênio 2023-2025. Coordenadora do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em História - LEPEHIS/UPE. Presidente da ANPUH-PE no biênio 2022-2024. Membro do GT Povos Indígenas na História, vinculado à ANPUH Brasil, sendo responsável pelo site e pelo canal do GT.

Referências

SILVA, Ayalla O; MELO, Karina M R S. HISTÓRIAS INDÍGENAS E DO INDIGENISMO: (RE)LEITURAS DE EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS NA AMÉRICA LATINA II. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 22, p. 1–6, [s.d.]. DOI: 10.25247/hu.2024.v11n22.p1-6. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/3437.

Downloads

Publicado

2024-12-29

Como Citar

OLIVEIRA SILVA, Ayalla; MOREIRA RIBEIRO DA SILVA E MELO, Karina. HISTÓRIAS INDÍGENAS E DO INDIGENISMO: (RE)LEITURAS DE EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS NA AMÉRICA LATINA II. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 22, p. 1–6, 2024. DOI: 10.25247/hu.2024.v11n22.p1-6. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/3437.. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

11-20 de 300

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.